TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Alérgicas: Produtos capilares

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Sumário

Introdução.........................................................................04

Desenvolvimento..............................................................05

Conclusão..........................................................................07

Referências........................................................................08

Anexo.................................................................................09

INTRODUÇÃO

Neste semestre por meio da produção textual associaremos as informações adquiridas durante o desenvolvimento das disciplinas pertencentes à Estética e Saúde Capilar.

 Elaboramos um questionário que foi aplicado a 05 clientes que apresentaram reações adversas após o uso de produtos capilares (shampoo, condicionador, tinturas, etc.), num centro de beleza.

Esse questionário apresenta questões que permitam o levantamento das reações adversas, as manifestações clínicas e as orientações transmitidas ao cliente pelo profissional da área de estética.

Apresentaremos, portanto, um relatório contendo os produtos, manifestações clínicas e cuidados e direções recebidas no centro de beleza.

O relatório deverá conter no máximo de 2 a 3 páginas. Anexar ao relatório o questionário utilizado nas pesquisas com os clientes.

Como fundamentação teórica, lemos o artigo acadêmico: reações adversas a cosméticos e o profissional da estética, além do material de apoio presente no portal do aluno em forma de web aulas. Fizemos uma sucinta análise do material levantado.

DESENVOLVIMENTO

Na atualidade os tratamentos capilares vêm recebendo evidência na indústria da cosmetologia, as opções de produtos são tão grandes, que há no mercado um para cada tipo de cabelo. Raras as mulheres que não cuidam dos cabelos, o mercado capilar é um dos que mais desenvolve mundialmente.

A estética capilar é um ramo voltado aos profissionais da beleza que se capacitaram no estudo dos fios. De fato, entretanto, nem sempre é assim, permitimos muitas vezes, profissionais que não tem competência, cuidar de nossos cabelos, onde acabam agravando a condição ao invés de reparar.

Com base nos dados obtidos em alguns centros de estética, relataram-se algumas reações adversas de clientes que não ficaram contentes com o resultado alcançado. O profissional deve realizar uma anamnese minuciosa da estrutura capilar que ele vai trabalhar antes de aplicar qualquer produto químico nos cabelos.

Na coloração dos cabelos as principais reações são: vermelhidão, sensação de ardor e desconforto. Se a cliente apresentar esses sintomas não deve mais usar o produto e a retirada deve ser imediata.

Nos alisantes de cabelo à base de formol as reações mais comuns são: irritação, coceira, inchaço, descamação e quebra de cabelo. Antes de utilizar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e fazer o teste alérgico.

A escova progressiva a base de formol apresenta as seguintes reações: descamação da pele e alergia, edema de glote e erupções na pele. A principal orientação à cliente é que deve recorrer a um dermatologista, vai instruí-la no tratamento correto.

Já as reações dos descolorantes são: coceira e quebra de cabelo, descamação e ressecamento dos cabelos.  

De acordo com a pesquisa realizada percebeu-se que das cinco clientes entrevistadas, todas já apresentaram algum tipo de reação adversa a produtos capilares. A primeira cliente usou uma coloração para cabelo que ocasionou vermelhidão, sensação de ardor e desconforto, desenvolvendo assim uma reação alérgica. A recomendação do profissional foi que a própria não mais usasse o produto, sendo retirado imediatamente.

A segunda entrevistada tinha utilizado um produto para alisar os cabelos a base de formol, o que causou irritação e coceira, posteriormente inchaço, descamação e quebra de cabelo. A profissional recomendou que a mesma devesse ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com