TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos capilares e reações

Por:   •  11/5/2015  •  Seminário  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

ANEXOS 9

ANEXO A – Questionário 10

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo abordar os produtos capilares, as reações adversas que podem ocorrer após seu uso dentro do salão de beleza e os procedimentos e orientações que o profissional de estética realizou para o caso cada cliente acometido pela alergia.

Cosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência. Com o aumento da busca pela beleza, a quantidade de produtos aumenta, aumentando também o "contato" com diferentes substâncias nas formulações.

2 DESENVOLVIMENTO

Os cosméticos, de acordo com os artigos 3º e 26º da Lei 6.360/76 1 e 3º, 49º e 50º do Decreto 79.094/77, podem ser enquadrados em quatro categorias: produtos de higiene, cosmético, perfume e produto de uso infantil. Pelo grau de risco que oferecem são classificados em grau 1 (produtos com risco mínimo) e grau 2 (aqueles com risco potencial), visando a finalidade do uso do produto, áreas do corpo abrangidas, modo de usar e cuidados a serem observados quando de sua utilização.

A médica Fátima Rodrigues Fernandes, presidente da ASBAI-SP (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia da regional São Paulo), explica que alergia é uma condição hereditária genética. E, a rigor,qualquer substância pode desencadear essa ação, mesmo após muitos anos de uso.

Viglioglia & Rubin dividem as reações adversas a cosméticos em: reações irritativas: imediatas (ex: hidróxido de sódio) ou acumulativa (ex: tensoativos); reações alérgicas ou sensibilizantes: dermatite de contato (ex: por princípios ativos, veículos, conservantes) ou granuloma alérgico (ex: zircônio); dermatites por fotossensibilização: fototoxia ou fotoalergia; reações sistêmicas: por inalação (ex: fragrâncias) ou por absorção percutânea (ex: persulfato de amônio); reações físicas e outras: por oclusão (ex: foliculite por óleos); ação carcinogênica.

Apliquei um questionário com duas clientes e uma profissional cabeleira, para saber se já acontecera algum caso de reações a produtos químicos com elas em algum momento.

Perguntei às clientes se já haviam tido alergia ou alguma reação a algum tipo de cosmético capilar. A cliente “A” me respondeu que nunca teve problemas graves com alergia e que uma vez só ocorreu ardência quando estava descolorindo a raiz. A cliente “B” já me respondeu diferente, afirmando que cada vez que pinta o cabelo com tintura permanente o couro cabeludo coça e descama.

Perguntei à profissional quais são os graus de alergia que uma química pode causar aos clientes, ela me respondeu que são três graus: leve, grave e muito grave. No grau leve, a alergia aparece em forma de coceira e sensação de formigamento, pode haver ressecamento edescamação do couro cabeludo, causando a caspa, e de áreas próximas que entraram em contato com a tintura. Na alergia grave, ocorrem inflamações que podem se espalhar por outras partes do corpo. Além da vermelhidão, pode causar o inchaço da pele que entrou em contato com a química; se acontecer dos olhos também incharem há risco de prejudicar a córnea, causando cegueira temporária ou até mesmo permanente. A alergia muito grave pode ir desde uma dificuldade séria de respirar até um choque anafilático.

Perguntei às clientes se a alergia ocorria todas as vezes que elas faziam químicas no cabelo. A cliente ‘A’ respondeu que só aconteceu uma vez com ela, quando descoloria a raiz do cabelo, o couro cabeludo começou a arder muito e apareceram algumas bolhas d’água na nuca; e que imediatamente a profissional lavou bem toda a química do cabelo dela e aplicou um creme calmante onde haviam saído bolhas d’água. A cliente ‘B’ disse que essa reação alérgica acontece toda vez que ela pinta os cabelos, mas que na última vez foi mais forte, por ter talvez comprado uma tinta de marca inferior; na hora da aplicação da tintura sentiu somente ardência no couro cabeludo, mas no outro dia amanheceu com os olhos muito inchados, tendo que tomar um antialérgico para acabar com o inchaço.

Sparacio cita que, mediante o contingente de formulações cosméticas, estas precisam apresentar alguns diferenciais para ganhar a aceitação do consumidor, como, porexemplo, segurança, biocompatibilidade e funcionalidade. Assim, é primordial o desenvolvimento de testes que comprovem um alto nível de segurança do produto, o qual poderá ser utilizado por consumidores de vários tipos e condições de pele.

Perguntei à profissional se os casos de reações químicas a produtos capilares ocorrem com freqüência em seu salão de beleza. Ela me respondeu que os eventos adversos sérios não são freqüentes e que as reações mais leves, como coceira, ardor ou ressecamento, podem ocorrer em mais de 10% da população adulta. Mesmo depois de muito tempo de uso de determinado produto sem nenhum problema, é possível que ocorra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com