TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Adversar Causadas por Produtos Capilares

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................9



INTRODUÇÃO

Na produção textual individual proposta anterior a esta, foram elaborados e aplicados pelos alunos do curso superior de tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, individualmente, questionários com até cinco perguntas e estes foram respondidos por clientes. Estes questionários tinham como alvo levantar e analisar casos de reações adversas causadas pelo uso de produtos capilares em centros de estética e como os profissionais de estética agiram quando se depararam com tais circunstâncias.

Nesta produção textual em grupo vamos analisar os dados obtidos através dos questionários aplicados por cada componente do mesmo e relacionar as orientações que os profissionais da área de estética adotaram para orientar seus clientes quando eles apresentaram algum tipo de reação adversa causada pelo uso de produtos capilares em seus centros de estética.

Nossa análise será organizada por meio de um breve relatório que agrupa os casos que se repetiram, descrevendo sintomas em comum, possíveis causas e as orientações recebidas pelas clientes.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia, é possível encontrarmos uma enorme variedade de produtos cosméticos capilares, para limpeza, tratamento, alisamento, coloração, descoloração, recuperação etc. Esses produtos, tendo em sua composição elementos naturais e sintéticos, em contato com a pele, podem alterar sua fisiologia e bioquímica. A interação entre os produtos cosméticos capilares e a pele pode ser benéfica, mas também pode vir a ser nociva dependendo do tempo de utilização. As pessoas são estimuladas a experimentar novos produtos e/ou procedimentos sem, muitas vezes, levar em consideração quais são os componentes presentes em sua formulação, se há ou não incompatibilidade entre os produtos utilizados num mesmo período etc.

Sabe-se que os cosméticos podem ser os principais agentes causadores de reações adversas. As alterações mais frequentes no organismo são as reações imunológicas de sensibilização pelo contato com uma determinada substância, ou seja, as alergias. Contudo, as dermatites podem ter sua causa em reações alérgicas ou por irritação, por contato com produtos.

As dermatites de contato são:

  1. Dermatite por irritação subjetiva ou pele sensível – Devido ao poder irritante de algumas substâncias químicas presentes na composição;
  2. Dermatite por irritação aguda e crônica – todas as reações se restringem a área de contato com o produto;
  3. Dermatite alérgica – possui efeito imunológico;
  4. Dermatite fototóxica ou fotoalérgica – fator irritante, a luz;
  5. Dermatite atópica – herança genética.

        Nos produtos cosméticos capilares os principais causadores de reações alérgicas são os conservantes, tais como: parabenos, ácido benzoico e seus derivados, formaldeído, clorexedina, dentre outros. Além dos conservantes as fragrâncias (aldeído sinâmico, álcool alfa-amil-sinâmico etc) também são agentes causadoras de irritações, bem como os tensoativos.

        Por estarmos expostos a riscos de reações adversas causadas por produtos cosméticos capilares em nossa rotina de trabalho em centros de beleza e estética, nós, profissionais da área devemos nos munir de conhecimento e informação sobre o tema, conhecer a fundo os produtos e a procedência dos produtos por nós selecionados para desempenharmos nosso trabalho de prestação de serviços de beleza, para sabermos com o agir em uma situação em nosso estabelecimento de trabalho e também saber como orientar nossos clientes da forma correta numa situação como esta.

        Na pesquisa de campo realizada por nós, estudantes do curso de Estética e Imagem Pessoal, foram feitas perguntas sobre as reações adversas sofridas pelas nossas entrevistadas e como as mesmas foram orientadas pelo profissional que as atendeu.

        Dentre as entrevistadas 8 apresentaram reações adversas à progressivas e/ou selagem térmica, 1 à guanidina, 6 tiveram alergia à colorações permanentes, 1 à cera depilatória, 1 com shampoo, 1 com tratamento anti caspa.

        Das entrevistadas que tiveram reações adversas após o uso das progressivas, quatro apresentaram uma forte descamação do couro cabeludo, confundida muitas vezes por elas com caspa ou seborreia, isso acontece porque os produtos são a base de ácidos como glioxílico, tioglicólico ou formol por exemplo, os produtos ficam com pH baixo entre 1,5 e 2,5, esse alto teor de acidez em contato com o couro cabeludo faz com que isso aconteça. Três delas apresentaram coceira, dor de cabeça, náuseas no momento da aplicação devido ao cheiro que exalava e a última foi o caso mais grave em que começou à apresentar os sintomas algumas horas depois do processo finalizado, em que teve coriza, tosse e estava sentindo que a garganta estava fechando, nesse caso foi instruída pelo profissional a ir urgente ao pronto socorro para ser atendida. As que tiveram descamação foram instruídas a lavar seus cabelos com xampus e condicionadores reguladores, evitar água quente (dar preferência a temperatura morna a fria), na hora da lavagem dos cabelos utilizar movimentos de esfregar a não de massagear a área para não estimular a produção de sebo. As mulheres que começaram apresentar reação adversa no momento da aplicação tiveram o processo interrompido imediatamente e após a retirada dos produtos por completo as manifestações cessaram não necessitando de nenhuma outra instrução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com