TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DO TERCEIRO SEMESTRE

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALFLEDO DIAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DO TERCEIRO SEMESTRE

[pic 4]

São Mateus

2014

ALFREDO DIAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DO TERCEIRO SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, 3º semestre para as disciplinas de Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais; Saúde e Segurança do Trabalho; Gerência, Motivação e Liderança; Seminário IV.

Orientadores: Bruno S. Moreno; Fábio H. Ribeiro; Henry T. Nonaka; Marilucia Ricieri.

[pic 5]

São Mateus

2014

SUMÁRIO

01 INTRODUÇÃO.................................................................................................................. 04

02 DESENVOLVIMENTO...................................................................................................... 04

03 CONCLUSÃO................................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 13

1  INTRODUÇÃO

 

As empresas atualmente no mercado têm em sua vivencia diária a opinião já formalizada da necessidade de se investir em seus funcionários, sendo este o caminho eficaz e rápido para alcançarem os objetivos almejados.

Sendo assim a sua organização e bom desenvolvimento está diretamente ligado aos seus funcionários, é de extrema importância que as empresas mantenham seu quadro de funcionários sempre treinados e atualizados, disponibilizando através de técnicas existentes a motivação para o desenvolvimento das tarefas que irão realizar.

Portanto o presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do treinamento dentro das organizações que pretende se destacar no mercado de trabalho. É imprescindível que as empresas adotem programas de treinamentos com medida de capacitação, para um melhor rendimento, com obtenção de aumento na produtividade pessoal e organizacional. Que por sua vez tem como objetivo principal o profissional treinado a atender as necessidades das empresas, além de todas as formalidades a empresa também pode fazer o uso de jogos de treinamento como ferramenta de ensino aprendizagem e suas vantagens, que uma vez bem aplicada auxilia no desempenho do colaborador nas tarefas propostas.

Acrescenta também a responsabilidade do setor de recursos humanos, perante uma ocorrência de um acidente grave ou fatal e a importância do profissional de segurança do trabalho em uma empresa e como é importante a atuação do mesmo junto ao colaborador.

Enfim, descrevem os vários estilos de liderança que existem, e o papel que exerce sobre a motivação humana para alcance de metas e realização de resultados dentre das organizações.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

Com o desenvolvimento do trabalho individual será possível o aprofundamento teórico a cerca das disciplinas estudas neste semestre é comum ouvirmos falar as palavras treinamento e desenvolvimento de maneira atrelada, afinal será que há diferenças entre as duas denominações? Apesar de fazerem parte dos processos e aprendizagem dentro das organizações existe uma diferença entre eles segundo os autores a seguir:

Segundo Milkovich e Boudreu (2010) treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo, e o treinamento em classe, caberá a empresa decidir qual tipo de treinamento se adequa aos seus a objetivos.

Ainda segundo Milkovich e Boudreu (2010), o desenvolvimento é um processo a longo prazo de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torna-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos e seminários, tutoria, coaching, entre outros.

Na elaboração e planejamento dos treinamentos as empresas podem se utilizar de dois métodos, sendo classificados em treinamentos realizados dentro do ambiente de trabalho e os realizados fora dos ambientes de trabalho.

O treinamento dentro do ambiente de trabalho constitui a maioria dos realizados, e acontece no momento em que os colaboradores estão exercendo suas próprias funções.

Apesar de se apresentar simples e possuir baixo investimento inicial, pode ocasionar alguns tipos de conflitos no ambiente, causando a perturbação do local onde esta sendo realizado, e também podendo prejudicar o desenvolvimento normal do exercício da função dos funcionários que não estão participando do treinamento.

Outro processo é o treinamento de aptidões que por serem mais complexos, os colaboradores deverão ser realocados de seu setor original para um novo setor para o exercício de sua nova função, com intuído de promover o rodízio de funções é desenvolver novas aptidões técnicas nos colaboradores, já que as aptidões pessoais e de solução de problemas serão obtidas com mãos eficiência no treinamento fora do ambiente habitual de trabalho.

A principal vantagem do treino no próprio setor em que o colaborador atua, está no fato dele oferecer experiências baseadas na pratica do profissional em condições cotidianas de trabalho, que são desenvolvidas rotineiramente e também abre a possibilidade do responsável pelo treinamento em conseguir construir boas relações com os novos colaboradores.

O treinamento pode ser realizado fora do ambiente de trabalho, pois há variadas técnicas que podem ser utilizadas neste processo, se os responsáveis quiserem desenvolver o maior potencial e as habilidades de seus colaboradores. Entre alguns métodos que podem ser utilizados. Destacam-se: As palestras, seminários e técnicas de simulação de algum tipo de situação que ocorra diariamente na empresa, para avaliar as técnicas de solução que será realizada pelo colaborador. Todos os treinamentos a serem realizados em uma empresa deve necessariamente passar pela avaliação das necessidades da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com