TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER

Trabalho Escolar: PROINTER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER IV)

RELATÓRIO PARCIAL

Andressa Ferreira da Cruz-RA: 2100549950

Daiany Ribeiro de Oliveira-RA: 5626107297

Jean Alves Braga-RA: 9978020025

Luana Paula de Sousa-RA: 7377568745

Tutor (a): Fernanda Toledo

TAGUATINGA/DF

2014

SUMÁRIO

1- Introdução --------------------------------------------------------------------------------------------3

2- Referencial teórico----------------------------------------------------------------------------------4

2.1 Administração de cargos, salários e Benefícios ---------------------------------4

2.1.1 Porque as organizações precisam de um plano de cargos e benefícios? ---------------------------------------------------------------------------------5

2.2 Educação Corporativa ------------------------------------------------------------------6

2.2.1 Qual a importância de se diagnosticar as demandas educacionais por parte das organizações? ----------------------------------------------------------------7

2.3 Gestão do Conhecimento --------------------------------------------------------------8

2.3.1 Como a gestão do conhecimento pode impactar positivamente os resultados de uma organização?-----------------------------------------------------------9

3- Considerações Finais---------------------------------------------------------------------------------10

4- Referências Bibliográficas--------------------------------------------------------------------------11

1- INTRODUÇÃO

Um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos é a existência de um plano de cargos e salários, consistente e voltado para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da organização. Ainda veremos neste trabalho os conceitos de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de Administração de cargos, salários e Benefícios

Pode-se afirmar que as finalidades da Administração de Cargos e Salários são: ordenar os salários dos trabalhadores de acordo com o maior ou menor habilidade e responsabilidade que o cargo exige de seu ocupante atendendo ao preceito de igualdade salarial para trabalho igual; adequar os salários da empresa aos salários do mercado visando não perder salários seus funcionários para as empresas concorrentes, e utilizar os estímulos salariais objetivando aumentar a eficiência do trabalhador, melhorando a produtividade do trabalho como condição primordial do crescimento e sobrevivência da empresa.(NASCIMENTO 2001,pag.06).

Pela teoria de Herzberg, poderemos compreender melhor o papel do salário, que está tão intimamente ligado a satisfação das necessidades humanas. Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: ambiente de trabalho. Relacionamento com os superiores, benefícios sociais e salário, que são vistos como fatores que podem gerar insatisfação e, quando de acordo com as aspirações dos funcionários, atingir um estado máximo de não satisfação. Já os fatores motivadores que estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional, levam os funcionários de estados não-satisfação ao de satisfação.

2.1.1 Porque as organizações precisam de um plano de cargos e benefícios?

Para que a implantação do Plano de Cargos e Salários aconteça é necessário definir a remuneração adequada de função, e a descrevê-las de forma justa, fazendo com que a empresa seja estimada no que diz respeito a remuneração com salários competitivos e colaboradores motivados, até porque gasto com colaboradores é considerado um investimento pelo fato de ter retorno, qualidade e bem estar na empresa.Com a elaboração desse Plano, é evitado muitos problemas, pois para cada cargo tem sua remuneração, assim pode-se também cobrar adequadamente dos funcionários o que lhe é pra ser desenvolvido.

Entende-se a necessidade que uma organização independe do porte, tem pela implantação de um Plano de Cargos e salários, não só em benefício da empresa quanto a valorização dos seus colaboradores, com isso eles tem fiéis colaboradores, que vestem a camisa da empresa e se dedicam pra melhor.

2.2 Conceito de Educação Corporativa

A Educação Corporativa consiste em um projeto de forma desenvolvida pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas as estratégias empresariais. (QUARTIERO & CERNY, 2005, p.24).

Segundo Jeanne Meister (1999), a Educação Corporativa é um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização.

2.2.1 Qual a importância de se diagnosticar as demandas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com