TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER

Exames: PROINTER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O PROINTER – Projeto Interdisciplinar Aplicado – é o desafio proposto pela Universidade Anhanguera Educacional para a fixação do aprendizado e a interdisciplinaridade do conteúdo estudado em sala de aula. Este projeto tem o propósito de proporcionar a melhor compreensão dos tópicos vistos no curso e, conseqüentemente, uma formação acadêmica de qualidade.

O desafio da PROINTER IV consiste na integração de três assuntos: Administração de cargos, salários e benefícios, Gestão de Conhecimento e Educação Corporativa. Tais assuntos foram abordados nas ATPS e possuem uma interligação que faz toda diferença no mercado de trabalho.

A vantagem competitiva é a buscada pelas organizações e com as alterações trazidas pela globalização, pode-se alcançá-la somente com o investimento em conhecimento, porque tudo se torna obsoleto com muita rapidez na atualidade. Este projeto engloba as principais questões relacionadas as estratégias ligadas ao conhecimento, desde o acesso, a importância, as vantagens, as formas de implantação dentro da empresa, dentre outros aspectos.

A Gestão do Conhecimento e a Educação Corporativa objetivam desenvolver competências necessárias e vitais para o sucesso de uma organização por meio de ações que alinhem os colaboradores com a missão, os valores e a cultura da empresa. Já a Administração de Cargos e Salários tem seu papel na motivação do funcionário, no planejamento de carreira, no crescimento em conjunto de empresa e colaborador.

INTRODUÇÃO

O mundo corporativo e na sociedade em geral vem passando por uma série de transformações. Fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial, como a globalização da economia e a generalização do uso da tecnologia da informação, são responsáveis pela reestruturação do ambiente e do modo de vida. Dentro desse contexto, a Gestão do Conhecimento é um recurso estratégico que contribui para o sucesso das pessoas e das empresas.

É possível considerar que a Gestão do Conhecimento é um instrumento de grande importância para o crescimento organizacional e os desafios para a implantação devem ser estratégicos a fim de minimizar os riscos de perdas.

Para implantar a Gestão do Conhecimento as empresas devem ser vista como uma comunidade humana, onde o conhecimento coletivo representa o maior diferencial. É no conhecimento coletivo que se baseiam as competências essenciais ao desenvolvimento do trabalho.

O conhecimento desempenha papel fundamental na história. A criação e a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Todo o conhecimento presente nas empresas é oriundo da cabeça das pessoas, das experiências vividas pela organização e os colaboradores podem usufruir de tais informações.

Conhecimento, aprendizagem e inovação fazem parte dos pilares de construção das organizações.Para implantar a Gestão do Conhecimento as empresas devem se ver como uma comunidade humana, onde o conhecimento coletivo representa o maior diferencial. É no conhecimento coletivo que se baseiam as competências essenciais ao desenvolvimento do trabalho.

As organizações têm reconhecido que o conhecimento é necessário para mantê-las competitivas no mercado e melhorar significativamente o seu desempenho, mas para implementação de uma Gestão de Conhecimento é necessário garantir uma boa comunicação interna, ou seja, explicar a todos os colaboradores da organização qual o seu papel e a sua verdadeira importância. A Gestão de Conhecimento deve passar a fazer parte da cultura da organização para que todos os colaboradores entendam a sua necessidade.

Para adotar e obter resultados da Gestão de Conhecimento é preciso desenhar estratégias de implantação e estar consciente que a Gestão de Conhecimento não é uma moda nem uma ferramenta de gestão, mas sim uma filosofia organizacional. O planejamento de uma eficaz Gestão de Conhecimento não é nada fácil, mas traz grandes benefícios quando feita de forma eficiente.

1. ENSAIO ACADÊMICO

1.1. Educação Corporativa

A educação na sociedade do conhecimento se torna obsoleto a cada 5 ou 10 anos. A Educação corporativa pode ser entendida como uma prática estratégica aplicada a longo prazo dentro da Gestão de Pessoas e da Gestão do Conhecimento de uma organização.

O interesse pela educação surgiu por razões de empregabilidade e pela consciência do elevado nível de desigualdade, a educação passou a ser uma condição para ser um cidadão no mundo que rompeu com a estratificação social herdade do período. A Educação Corporativa visa conectar de modo coerente das competências individuais e organizacionais amplificados dentro do âmbito empresarial, provocando um processo de inovação corporativa e conseqüentemente uma competitividade maior no mercado, principalmente relacionado a produtos, bens ou serviços.

Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com