TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE (PE: IEC)

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  1.630 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Licenciatura em Química

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE (PE: IEC)

Carlos Eduardo M. dos Santos  

   RA 1751225

Polo

Anápolis –Goiás

2018

[

1. Introdução …………………………………………………. ………3

1.2 Objetivos .............……………………………………………………4

1.2.1 Objetivo Geral .............……………………………………………4

1.2.2 Objetivos Específicos .............……………………………………4

1.3   justificativa ................………………………………………………4

2.  Desenvolvimento ...........................................................................5

2.1 Referencial Teórico .......................................................................5

2.2 Método...........................................................................................6

3.  Resultados Esperados ....................................................................7

Considerações Finais ..........................................................................7

Referências …………………………………………………………...........8

 INTRODUÇÃO

 

O processo educativo envolve alguns fatores, durante os mais de 8 anos letivos dentre os conhecimentos adquiridos podem ser encontrados mais do que o requerido para a fase escolar, por exemplo princípios éticos, culturais, sociais e políticos. Tendo em vista que esse conhecimento mais abrangente só de fato acontece quando a escola rompe as barreiras do ensino já programado, assim como afirma Colello ao dizer que atualmente os e escolas tem muito mais do que um desafio no ensino para o “serviço das metas educacionais, visando o equilíbrio entre o “ser saber” e o “saber ser”, isto é, entre o sujeito consciente e o sujeito social, consciente, equilibrado e responsável”.

 A escola hoje desenvolve um papel importantíssimo dependendo da comunidade de em que e está inserida e de como ela desempenha essa função, para tanto este trabalho foi projetado buscando esses referenciais de educação.

Este projeto visa atender a Escola Municipal Maria Elizabeth Camelo Lisboa, que fica localizada na Rua Valeria Rezende Conjunto Filostro Machado Anápolis - GO. Essa é uma escola da Rede Municipal (porém no período noturno funciona com salas de aula do estado) de ensino, sendo mantida pelos recursos da prefeitura e do Governo do Estado.

Com base numa pesquisa informal realizada com alguns estudantes e moradores da região em torno da escola percebeu-se uma falta de perspectiva de vida por parte dos estudantes e desvalorização pessoal por parte dos moradores. Os discentes afirmavam como se não tivessem metas para a vida, sonhos, planos ou até mesmo motivo para estudar com afinco. Alguns disseram estudar apenas para concluir o ensino médio logo e conseguir qualquer emprego, achando que a grande maioria do conteúdo lecionado não teria aplicações na vida deles. Já os moradores da região, que em grande parte faziam de suas casas pequenos pontos comerciais, vendendo água, lanches, roupas, etc. estes se diziam desprivilegiados de conhecimento, como se não tivessem nada a acrescentar para aqueles jovens, disso surgia a falta de participação deles nas atividades escolares. Eles não conseguiam se imaginarem dentro de uma escola. Com base nos parágrafos acima foi proposta esta intervenção escolar, visto que a comunidade tem e muito o que compartilhar e aprender, juntamente com os jovens que ainda estão em fase escolar. Sendo assim propõe-se “Dia do Saber Integrado”, onde seria realizado workshops abertos para toda a comunidade estudantil e da região de forma gratuita, sendo os palestrantes externos (pessoas convidadas) e também alguns moradores, como exemplo, Sra. Cândida que além de excelente cozinheira é uma confeiteira de renome no bairro, mesmo sem ter cursado uma faculdade ela possui conhecimento que poderia ajudar e despertar o interesse dos mais jovens.  

 

 

1.2 OBJETIVOS

 

1.2.1 Objetivo Geral

 

Este trabalho tem como objetivo propor um projeto escolar de interação com a comunidade, de modo que ambos troquem experiências e compartilhem seus conhecimentos, agregando mais do que o saber escolar que se espera em matemática, português, mas também valores sociais, de forma que seja possível construir para o ser cidadão e pessoal de cada indivíduo.  

 

1.2.2 Objetivos Específicos

 

- Organizar um evento onde tanto estudantes quanto moradores ao redor da escola possam compartilhar conhecimento;

- Estabelecer um contato maior entre a comunidade e a escola;

- Valorizar a aquisição de conhecimento;

- Envolver os estudantes e a comunidade nas atividades escolares

1.3 JUSTIFICATIVA

Com a entrevista realizada com os alunos e moradores do bairro pôde ser observado o quanto ambos não têm perspectiva de vida profissional. Os estudantes não percebem o valor do estudar e o quanto isso pode proporcionar a eles profissionalmente, já a vizinhança da escola, principalmente os mais idosos, relatam o quanto gostariam de estudar e aprender coisas atualmente faz falta no dia a dia deles. A proposta visa abrir a escola pôr um fim de semana para oferecer cursos e palestras para alunos e a comunidade visando atender está deficiência que foi encontrada nas conversas com a comunidade.

Este projeto além de compartilhar conhecimento também esperar contribuir para a união entre a escola e a comunidade, entendendo que os dois juntos potencializam os ganhos para todos. A escola dessa forma rompe com as barreiras para assim ser integrada na região e, não só no espaço físico, mas na vida das pessoas, buscando ajudar na formação escolar e social.

2 DESENVOLVIMENTO

 

2.1 REFERENCIAL TEORICO

 

A busca pela integração entre a escola e comunidade é fator importante na formação de qualquer professor e para os alunos, sendo que com essa relevância o assunto não é muito explorado no meio acadêmico, são poucos os que relatam sobre isso, mas em todos há o reconhecimento dos benefícios do mesmo. Assim como é relatado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): [...] mostrar a importância da participação da unidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar com prometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade – cidadãos - desde o primeiro dia de sua   escolaridade.  (BRASIL, 1998, p. 10).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com