TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  18/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

RELATÓRIO PARCIAL

São Luis – Ma.

22 de outubro de 2017

CURSO: GESTÃO FINANCEIRA

JOZIANE ALMEIDA

RA: 4005277841

TUTOR: JOZIANE ALMEIDA

São Luis – MA.

19 de maio de 2017.

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER IV).

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL

SÃO LUIS – MA

São Luis – MA.

25 de outubro de 2017

INTRODUÇÃO.

O Trabalho a seguir tem como principal objetivo mostrar um pouco do cenário atual brasileiro vivido pelos empresários e como o mercado está se tornando mais exigente a cada passo. Para isso, mostramos algumas ferramentas, tais como, formulas que são capazes de mostrar se é permitido fazer investimentos no atual cenário, estas formulas, são fundamentais para que seus administradores possam conhecer afundo as finanças das empresas em que atuam.

A Gestão do Capital de Giro hoje se mostra de fundamental importância para as empresas, pois, quando temos conhecimento do dinheiro aplicado para as operações do dia a dia e para investimentos em matéria prima, podemos gerenciar de forma racional sempre agindo de forma consciente e se preciso for modificando as operações para se adequarem ao mercado.  

São Luís, 26 de outubro de 2017

ELABORAÇÃO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A DECISÃO DE INVESTIMENTOS.

Partamos do princípio de que todos os gestores e ou administradores que estão à frente de seus negócios conhecem ou já elaboraram seus manuais de planejamento financeiro e que qualquer movimentação, alheia a suas forças, do mercado estarão preparados para agirem de prontamente e sempre aptos a transformarem um momento de instabilidade do mercado em uma grande oportunidade para aumentarem suas vendas e também elevar o patamar e a imagem de seus negócios.

Os administradores financeiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não-financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de recursos (Gitman, 1997, p. 4).

Para ter uma empresa funcionando saudavelmente, é preciso estabelecer cuidados básicos: controlar as contas, cobranças, e trabalhar com a real situação da empresa, afinal, todos os outros setores estão interligados ao bom gerenciamento da área financeira – se alguma coisa der errado, todas as outras áreas serão comprometidas. (https://www.erpflex.com.br/blog/gestao-financeira)

O caso acima seria um comportamento ideal para os atuais administradores brasileiros, entretanto, de forma recorrente presenciamos casos de falta de planejamento na fase inicial do negócio, tanto quanto, no seu desenvolver. A ingerência dos administradores quanto aos seus negócios traz grandes perdas financeiras aos proprietários, novos negócios começam todos os dias no Brasil, contudo, a organização financeira, as metas, as perdas de mercado, a concorrência, a falta de planejamento estratégico, levam as mesmas a fecharem antes de completarem cinco anos como mostra a pesquisa:

De cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, segundo a pesquisa Demografia das Empresas 2014, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados são r... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2016/09/14/de-cada-dez-empresas-seis-fecham-antes-de-completar-5-anos-aponta-ibge.htm?cmpid=copiaecola.

25 de agosto de 2017

TEORIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO

A adoção de um planejamento e estratégias dentro das empresas é de fundamental importância, tendo como finalidade o alcance dos objetivos na organização. A falta de vetores que possam medir e analisar as variações de mercado e outros setores empresariais, tornam estas empresas sem norte para a tomada de decisões e também ponderar acerca do desempenho apresentado dentro da empresa.

Clientes cada vez mais conhecedores, exigentes e críticos, forçam as empresas a se aperfeiçoarem mais e para que elas possam satisfazer este clientes, devem conhecer o mercado em que atuam, tanto interno quanto externo, e procurarem profissionalizar sua administração e assim brigar no mercado por cada cliente não fidelizado. Neste momento é de suma importância que as empresas conheçam suar forças, seus destaques, como também, suas fraquezas, seus defeitos, após, identificar procurar de maneira pratica e objetiva tratar e também melhorar os pontos fortes.

Planejamento Financeiro

Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa. De acordo com o conceito, planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja pôr em prática, e finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda. Desta forma, planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. (http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/planejamento-financeiro/29100/).

São Luís, 25 de outubro de 2017

 Para um mapeamento mais preciso, pode-se utilizar a análise SWOT, e assim, definir a atual situação da empresa, nela, encontramos resultados que nos ajudam a tomar decisões de forma racional. Além de todo o planejamento formulado pela empresa é necessário que a mesma ou sua equipe tracem metas tangíveis e ao passo em que cada uma seja alcançada. Um adento de grande valia é que a cada passo dado dentro das metas a equipe passar a conhecer melhor seus pontos forte e fracos e passa a tratá-los de maneira racional. É nessa etapa que o Balanced Scorecard é utilizado como uma ferramenta gerencial que projeta quatro perspectivas, compreendendo os processos internos da empresa, aprendizado e crescimento, cliente e financeiro, onde serão definidos indicadores que posteriormente estarão relacionados a algumas metas, medidas e acompanhadas através de controles do que foi planejado em relação ao período programado. Todavia, o principal objetivo de uma empresa é a remuneração do capital investido pelos sócios, cujo retorno é obtido através do lucro da atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (334.3 Kb)   docx (353.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com