TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_III RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  23/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.302 Palavras (14 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

LEILA DE SOUZA TAVARES-2638160535

CLARIANA GOMES DE OLIVEIRA-2718246523

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_III

RELATÓRIO PARCIAL

PROINTER_III

Casa Nova- BA

Maio /2017

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_III

RELATÓRIO PARCIAL

TEMA: A Contribuição do Gestor Financeiro à Responsabilidade Social e Ambiental Para a Sociedade

Disciplinas:

Economia

Contabilidade

Análise de Custos

Matemática Financeira

[pic 2]

Casa Nova-BA

Maio/2017.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................04
  2. ABORDAGEM GERAL.......................................................................................05

2.1   Conceito.........................................................................................................05

2.2   Benefícios da Reciclagem...............................................................................06

3      PESQUISA REALIZADA NA COOPERFLITIZ DE JUAZEIRO BA.............................08

  1.   Resultado Econômico das Atividades da Cooperflitiz.....................................08  

      4     QUESTIONÁRIO..............................................................................................11

       5    CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................15

       6    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................17

INTRODUÇÃO

O crescimento da produção de bens e serviços, congregado ao aumento demográfico e urbanização desordenada compõem uma conjuntura, que inseri o Brasil em uma grande crise socioambiental, que além de aumentar o uso dos recursos da natureza, favorece o acréscimo da geração de resíduos sólidos. Segundo (ABRELPE,2013, p.41),”no Brasil, cada pessoa gera em média: 1,04 kg. De resíduos sólidos por dia”. Mesmo com a sanção da Lei Federal 12.305/2010, que entre outras providências, prever a redução na geração de resíduos sólidos, a média produzida em 2013 foi superior ao crescimento da população no mesmo período. Simultaneamente, cresceu o número de catadores envolvidos com a coleta dos materiais que podem ser reciclados, principalmente na atividade informal, que representa para o Brasil um desafio de natureza socioeconômica, pelo considerado número de trabalhadores excluídos do mercado de trabalho formal.

Segundo (CONCEIÇÂO, 2003, p.191) “provocada pelo próprio sistema capitalista, a exclusão social em que se encontram milhões de seres humanos, tem levado à formação, em todo mundo, de um exercito de pessoas que trabalham e vivem dos recursos provenientes dos resíduos urbanos.”

As cooperativas de catadores de lixo reciclável têm mostrado excelente alternativa para o problema do volume excessivo de lixo gerado pelo consumismo da sociedade moderna. Estas cooperativas são organizadas para o desenvolvimento do trabalho da despoluição das cidades mediante a coleta seletiva de materiais recicláveis como alumínio, papelão, plástico e vidro.

Os hábitos de consumo excessivo e o crescimento demográfico são alguns dos fatores que contribuem para a produção de lixo em todo o mundo e contribui para a degradação do meio ambiente, tornando-se necessário a implementação de medidas que contribuam para a redução do ritmo do processo de deterioração ambiental.

As cooperativas de catadores de lixo são uma importante alternativa ambiental, econômica e social, pois abrangem tanto o problema do lixo, quanto à questão da geração de renda para comunidades economicamente carentes, como também a promoção da inclusão social.

        

ABORDAGEM GERAL

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.[¹][²] A reciclagem é um componente essencial da gestão de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia dos resíduos “reduzir, reutilizar e reciclar”.

Entre os materiais recicláveis estão diversos tipos de vidros, papel, metal, plástico, tecidos e componentes eletrônicos. A compostagem ou reutilização de detritos biodegradável, como lixo de cozinha ou de jardim, também é considerada reciclagem. Os materiais para serem reciclados são transportados para um centro de reciclagem ou recolhidos porta a porta e depois separados, limpos e reprocessados em novos materiais para produção industrial.

Em sentido estrito, a reciclagem de um material produziria idêntico material em bruto; por exemplo, papel de escritório usado seria convertido em novo papel de escritório, ou espuma de poliestireno em novo poliestireno. No entanto, isto é geralmente complexo ou mais caro quando comparado com a produção de raiz do mesmo material, pelo que a reciclagem de muitos produtos ou materiais implica a sua reutilização na produção de materiais diferentes; por exemplo, o papel pode ser convertido em cartão. Outra forma de reciclagem é a separação e recolha de materiais a partir de produtos complexos, quer devido ao valor monetário (p.e. chumbo de baterias automóveis ou ouro de computadores), quer devido à sua natureza nociva (p.e. remoção de mercúrio de vários produtos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com