TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Este portfólio tem por objetivo, propor sugestões de melhorias á empresa na qual escolhemos para fazer o diagnóstico organizacional. Identificar as falhas que existe em toda a organização e mostrar de forma crítica os efeitos que essas mudanças poderão surtir, uma vez que, o mercado cada vez mais competitivo, vem cobrando das organizações uma boa administração, e acima de tudo a valorização das pessoas, consideradas hoje o bem mais precioso dentro da mesma.

2. RELATAR OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Nosso diagnóstico organizacional será feito sobre a empresa Agro Gêneros Alimentícios LTDA, que atua no ramo alimentício, fundada em 02/04/1992.

A agro hoje é uma empresa considerada de médio porte, e esse crescimento ao longo de mais de 10 anos de história, deveria ter acontecido em todos os sentidos, porém, não é isso que percebemos quando analisamos de forma crítica o contexto da empresa e o tipo de liderança que a predomina.

Realizar um diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. O diagnóstico empresarial pode contribuir para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e define um roteiro geral do processo de decisão, não se trata de uma avaliação técnica, mas de um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio.

Na Agro nós identificamos vários pontos que está prejudicando de alguma forma a organização, e explicaremos cada uma delas, mostrando o lado positivo da necessidade de fazer tais mudanças necessárias.

Começando pelo diretor geral (proprietário), vimos que, foi o fundador da Agro juntamente com um irmão, e segui na empresa até os dias de hoje. É dele a decisão final de tudo, porém, não existe um vice-diretor na organização, ou seja, na ausência do diretor, a empresa não tem um substituto, alguém que o auxilie nas tomadas de decisões (mesmo sendo sempre do diretor geral a palavra final). E com isso a empresa tende a ser prejudicada caso uma situação deste tipo venha a acontecer, tendo em mente também que o vice desempenha funções gerais de apoio a direção, ou seja, estará sempre presente para em todas as situações do cotidiano da empresa. Percebemos também que Agro não tendo um vice-diretor, por muitas vezes, esteve “jogada” nas mãos de funcionários de outros cargos e funções, e com isso vem sendo prejudicada, uma vez que alguém sempre terá de deixar sua função por alguns minutos, horas ou até dias, para “tampar buraco” em uma função que não é sua, prejudicando em cadeia toda a organização, já que afetará direta e indiretamente a todos.

Analisando a empresa visando seus colaboradores, identificamos a falha da ausência de um setor específico de RH. Uma vez que a empresa cresceu, e hoje o número de colaboradores ultrapassam 200, e a necessidade da criação deste setor, seria de extrema importância. O chamado departamento de pessoal que já existe, deixaria de existir, dando lugar ao setor de RH. Por quê? Porque o RH é o responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Sendo assim, o RH cuidará dos processos que selecionam as pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e as remuneram.

O RH também é responsável, junto com a direção da empresa, por definir na empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos. Com isso, a empresa ganharia em inúmeros aspectos, principalmente com relação a seus colaboradores, onde muitos pontos precisam ser discutidos e analisados. A criação deste setor específico daria mais segurança ao funcionário, pois é um setor, que tem a função de mostrar ao funcionário que a empresa em que ele trabalha é um lugar bom para se trabalhar e apontar para a empresa quando um funcionário está se destacando, ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliando em algum aspecto. Na Agro, os funcionários não possuem esse “apoio” que o setor de RH é capaz de oferecer, e assim, os funcionários não possuem treinamentos, não são avaliados, não avaliam a empresa, não sabem de sua importância para o crescimento da empresa e acima de tudo não são tratados de forma que deveriam ser, tendo toda a atenção e suporte deste setor de extrema importância em toda e qualquer organização.

Falando ainda sobre pessoas, vimos que, talvez pela ausência do setor específico de RH, é que há na empresa uma grande rotatividade de funcionários, e isso se deve a vários fatores. Os funcionários não são estimulados, não existe na empresa um plano de carreira, não existe nenhuma pesquisa interna que possa demonstrar a opinião dos mesmos, para que eles expressem o que realmente sentem e pensam com relação ao todo. E com isso tudo, gera-se insatisfação, e consequentemente, alta rotatividade dos colaboradores, que cada vez mais, procuram as empresas que valorizam o que de mais importante possuem; as pessoas. É preciso trabalhar junto ao setor de RH, criando o plano de carreira, onde o funcionário terá chances de crescer, onde ele sentirá sua verdadeira importância.

Outro fator que tende a influenciar a rotatividade é a falta de preocupação da empresa para com a saúde e bem estar das pessoas. A empresa não possui se quer um plano de saúde, gerando grande insatisfação aos colaboradores. Pensando no tanto que o bem estar das pessoas influencia em seus resultados, a empresa deveria implantar um plano de saúde ao trabalhador e familiares (o que deixaria o colaborador mais confortável, pelo fato de ter um auxilio para saúde de sua família), e para ele, que terá amparo caso tenha problemas com a saúde física e emocional. Podemos então afirmar que a qualidade de vida dentro e fora do trabalho é fator essencial para a qualidade de um serviço, e que esta, ao lado da qualidade pessoal, é necessária para a satisfação dos colaboradores de uma organização.

Ainda no setor “pessoas”, percebemos que não há na empresa o chamado plano de cargos e salários, e a promoção é feita de forma que não condiz com uma administração coerente. Ou seja, a promoção existe, porém, umas pessoas são mais beneficiadas do que outras, o que faz com que tenha uma grande insatisfação dos colaboradores para com a direção da empresa, o que acarretará em mão de obra ruim, pois funcionários insatisfeitos e ainda sem estímulo trabalham menos e com pouca qualidade no que fazem. Pensando em uma solução, entendemos que é necessária a implantação do plano de cargos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com