TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper de Ciências

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Giliane Guanabara

Prof. Orientadora Fabiana Garcez

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED-0312) – 23/03/2013

RESUMO

O texto aborda sobre a grande importância de se trabalhar na educação infantil a disciplina de Ciências, área de conhecimento que deve possibilitar nas crianças a oportunidade de se expressarem e de compreender o mundo em que vivem. As crianças precisam satisfazer suas dúvidas e curiosidades, o professor deve ser o mestre do aprendizado, precisa auxiliar na formação da consciência crítica das crianças diante das descobertas. Assim, a Ciência deve ser compreendida como uma disciplina que auxilia na formação da consciência crítica da crianças diante das descobertas e na interação com novos desafios. 

Palavras-chave: Ciências, Crianças, Professor.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o trabalho na Educação Infantil com o ensino de Ciências.

A pesquisa foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos e o trabalho está composto por 04 subtítulos, distribuídos da seguinte maneira:

No primeiro será abordado o ensino de Ciências na Educação Infantil, bem como sua importância e o objetivo de trabalhar com as crianças.

No segundo é apresentado a aprendizagem como investigação, auxiliando na construção do conhecimento dos alunos.  

 O terceiro aspecto ressalta a importância das experiências na educação infantil, dando ênfase a trabalhos que estimulem o desenvolvimento de todos.

E por fim será, algumas considerações sobre a prática simulada,  experiência realizada em sala de aula.

2 CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Na infância, a curiosidade pelo mundo e pelos homens encanta as crianças. O vento ao mover as folhas, as bolinhas de sabão flutuando no ar, é tudo novidade para a criança pequena. E, ela passa a sentir uma enorme vontade de compreender, de conhecer o que a cerca; o mundo a sua volta.  

Assim, o ensino de Ciências na Educação Infantil, constitui-se como uma importante área de conhecimento, já que é nesse momento que as crianças constroem suas primeiras sensações e impressões do viver.

Cicillini e Cunha (p. 205-206. 1991), assim se manifestam:

No ensino de Ciências, o aluno deve encontrar espaço para incorporar tantos os conhecimentos atualmente disponíveis quanto os mecanismos de produção desses conhecimentos. Para isso, é necessária a vivência da metodologia da investigação, que implica a capacidade de problematizar a realidade, formular hipóteses sobre problemas, planejar e executar investigações, analisar dados, estabelecer críticas e conclusões.

É importante que esse trabalho desperte nos alunos, a vontade de aprender, dessa forma, por meio da observação, da elaboração de hipóteses, da análise, o aluno se sinta capaz de conceituar e ser um educando ativo no processo de ensino-aprendizagem.

2.2 A APRENDIZAGEM COMO INVESTIGAÇÃO

De acordo com Azevedo (p.19-34. 2004):

Além de o professor ter conhecimento sobre a matéria que está ensinando, deve fazer de sua atividade didática uma atividade investigativa, ou seja, deve torna-se um professor questionador, que argumente, saiba conduzir perguntas, estimular, propor desafios, ou seja, passar de simples expositor, a orientador do processo de ensino. O professor nessa perspectiva investigativa, deve criar na sala de aula oportunidade para que os alunos pensem e discutam os conhecimentos trabalhados.

O ensino de Ciências na Educação Infantil se dá principalmente na realização de experiências científicas de fácil manuseio; experiências estas, com o objetivo de  estimular a elaboração de hipóteses das crianças, desenvolver e aguçar a curiosidade. Precisamos despertar no aluno o prazer em desvendar o mundo, o homem, o ambiente em que vive.

Então, discutir questões como a reciclagem de lixo, a proteção de espécies ameaçadas, além de um contato mais íntimo com a natureza, devem ser atitudes cotidianas, estimuladas desde a Educação Infantil.

Os professores têm a oportunidade de mudar, de oferecer mais aos seus alunos, de crescer, de reconstruirmos, para isso, é importante que a sala de aula seja um espaço de diálogo, de debate, ou seja, de construção do conhecimento científico, que vai além de práticas tradicionais de mera construção de cartazes.

Crianças são curiosas, investigativas e observadoras, demonstram bastante interesse em conhecer o mundo que a cerca, a partir dos estímulos recebidos através dos professores e dos seus métodos de trabalharem com esses interesses.

2.3 EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao iniciar qualquer experimento científico, deve-se perguntar as crianças o que elas acham que vai acontecer e anotar as observações feitas por elas para depois comparar os resultados. É de suma importância estimular a participação ativa das crianças, elas são curiosas e querem saber como as coisas funcionam, como muitas vezes já sabem o que vai acontecer. Os alunos observam e depois se faz a revisão do que foi escrito para mostrar o que aprenderam. Os conceitos podem ser complexos mas os exemplos simples estão ao nosso alcance. As experiências científicas para as crianças são pura diversão, ainda mais com trabalhos que estimulem o desenvolvimento de todos.

As crianças elaboram hipóteses a partir de suas interações com outras pessoas e com o meio em que elas vivem. Cabe ao educador proporcionar situações nas quais os alunos produzam novos conhecimentos, e que ajudem na formação da consciência crítica da crianças diante das descobertas e na interação com novos desafios.

Atualmente, nas creches e pré-escolas, seja na área urbana ou rural, observamos como as crianças são “emparadedas”, mantidas a maior tempo em espaços fechados, raramente de pés descalços, nas áreas externas brincam sobre o chão de cimento ou brita; e só mexem na água para beber e lavar mãos e rostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (505.1 Kb)   docx (456.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com