TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro a Curto Prazo: Um Estudo de Caso da Análise Dinâmica do Capital de Giro Aplicado a uma Indústria Têxtil no Período de 1999-2004.

Por:   •  1/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.785 Palavras (20 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 20

Planejamento Financeiro a Curto Prazo: Um Estudo de Caso da Análise Dinâmica do Capital de Giro Aplicado a uma Indústria Têxtil no Período de 1999-2004.

Por

João Bosco Arbués Carneiro Junior

Mestrando na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Avenida Pasteur, 214 - Apto. 1109

Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22.290-240

José Augusto Veiga da Costa Marques

Pós-Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP.

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Rua Barão da Torre, 460 – Apto. 201

Ipanema, Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22.411-020

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Mestrado em Ciências Contábeis

Avenida Pasteur, 250, Sala 231

Urca, Rio de Janeiro – RJ

CEP: 22.290-240

Resumo

Este trabalho avalia o modelo dinâmico de curto prazo desenvolvido por Fleuriet, enfatizando sua estrutura teórica, características, formas de implementação, além disso, foram inseridas e abordadas as contribuições realizadas por outros pesquisadores com o objetivo de aprimorar o referido modelo. Aplicou-se o modelo a uma indústria têxtil de grande porte. Para sua realização foram utilizadas literaturas disponíveis e dissertações recentes que tiveram seus objetivos ligados ao tema apresentado, desse modo à pesquisa é classificada como bibliográfica e descritiva, utilizando o estudo de caso para sua exemplificação. Verificou-se a relevância do modelo Fleuriet na gestão financeira das empresas, principalmente para fins de planejamento e controle. Concluiu-se que existe a necessidade de novas pesquisas sobre o assunto que envolva a utilização de análises estatísticas para projeções de resultados e das medidas de liquidez e sua integração à análise da Demonstração do Fluxo de Caixa.

Palavras-chave: Análise do Capital de Giro – Modelo Fleuriet – Indústria Têxtil

Short Term Financial Planning: A Spin Capital Dynamic Analysis Case Study Applied in a Textile Industry Between 1999-2004

Abstract

This paper evaluates the short term dynamic model developed by Fleuriet, giving emphasis to its theorical structure, characteristics, ways of implementing, and beyond, the contributions done by other researchers were inserted and analyzed with the objective to upgrade the model. The model was applied to a large textile industry. Recent literature and dissertations which objectives where linked to the cited subject were used in this paper, making the research being classified as bibliographic and descriptive, utilizing a case study as an example. For companies’ financial management, especially for planning and control, the Fleuriet model was seen as relevant. The conclusion is that exists the necessity of new researches that correlates the use of statistics analysis for return projections and liquidity degrees and its integrations to the analysis of cash flow report.

Keywords: Spin Capital Analysis – Feuriet Model – Textile Industry

Introdução

Os primeiros modelos de análise dinâmica do capital de giro foram desenvolvidos no final dos anos 70, sendo o mais conhecido aquele elaborado por Michel Fleuriet (Fleuriet et al: 1980), que forneceram novos parâmetros na avaliação de desempenho de curto prazo das organizações, até então estruturada com base nos indicadores convencionais de liquidez e estrutura extraídos do balanço.  Esta abordagem exige a reestruturação do balanço patrimonial em seus componentes de curto e longo prazos e por natureza das transações, para daí serem extraídas medidas de liquidez e estruturas financeiras que denotam níveis de risco distintos.  Também, a demonstração de resultado passa a expor outras medidas econômicas e financeiras surgidas de alterações em seu formato usualmente publicado.

Nesse aspecto, o primeiro objetivo deste artigo consiste em retornar à questão do critério de classificação apresentado no modelo de Fleuriet (1980), incorporadas as contribuições realizadas por diferentes autores (Braga: 1993; Braga e Marques: 1995; Monteiro, 2002; Carneiro, 2004; Mascarenhas, 2005), apresentando o ajuste proposto por Matos et al (2002), que derivaram uma medida mais restrita para o índice tesouraria (T*). Como segundo objetivo pretende-se aplicar o modelo de análise dinâmica a uma indústria têxtil no período de 1999 a 2004, utilizando os dados financeiros disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Caracterizando o presente artigo como pesquisa descritiva e bibliográfica que utiliza o estudo de caso para sua exemplificação.

Reorganização do Balanço Patrimonial

Para fins de implementação do modelo, o balanço patrimonial precisa ser reorganizado de modo a separar seus elementos de curto e longo prazo, assim como seus itens de curto prazo que se acham ligados às atividades operacionais (produção e vendas) daqueles “alheios” a essas atividades (Quadro 1).

Quadro 1: Reorganização dos grupos patrimoniais

Ativo

Ativo Circulante Cíclico

Circulante

Ativo Circulante Financeiro

Realizável a Longo Prazo

Ativo não

Ativo Permanente

Circulante

Passivo

Passivo Circulante Cíclico

Circulante

Passivo Circulante Financeiro

Exigível a Longo Prazo

Passivo não

Patrimônio Líquido

Circulante

Dessa maneira, numa primeira etapa os ativos realizável a longo prazo e permanente são abrangidos no ativo não circulante (ANC), ao passo que o exigível a longo prazo, resultado de exercícios futuros e patrimônio líquido incluídos no passivo não circulante (PNC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (365.8 Kb)   docx (365.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com