TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle de Produção.

Por:   •  21/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP - Unidade Ribeirão Preto

Curso de Tecnologia em Logística

Disciplinas:

Logística Empresarial

Intermodais

Gestão de Custos Logísticos

Gestão em Marketing

Planejamento e Controle de Produção (PCP)

Ítalo Avancini Neto: RA 0843619734

Luciano Lopes Pereira: RA 1587937807

Marcus Vinícius Ribeiro de Oliveira: RA 1599839683

Desafio Profissional:

Tutores EAD:

Ângela Aparecida Caçador Nocera Censi

Ribeirão Preto - SP

Novembro/2016

Sumário

1 – Introdução        3

2 - Passo 1        4

3 - Passo 2 ..................................................................................................................................6

4 - Passo 3 ..................................................................................................................................9

5 - Passo 4

5 - Passo 5

6 –


1 – Introdução

O Senhor José, fundador da Transporta Tudo Implementos r        odoviários , não está nada contente com os rumos que sua empresa tem tomado nos últimos anos e decidiu contratar alguns profissionais que tragam para a empresa sugestões que a façam voltar a crescer.

2 – Passo 1

O Método Just-in-Time ( JIT ) é um sistema de controle que visa eliminar todos os desperdícios , ou seja, tudo que não agrega valores positivos para a empresa.

No Caso específico dessa empresa, como não possuem um controle de estoque e de compras sob melhor supervisão, pois os estoques da mesma estão  com um volume muito alto, gerando um alto ativo fixo para a empresa, pois os produtos estão paradas por falta de saídas dos mesmos, que como por consequência parte do capital de giro da empresa se encontra parado.

Com a implantação do JIT, os estoques ficarão mais enxutos, produzindo e comprando somente o necessário, eliminando as fontes  de desperdícios e utilizando somente materiais e mão de obra necessários para a produção da demanda do produto, para isso possui quatro etapas distintas porém muito semelhantes:

- Produtos acabados somente o necessário para as vendas

- Subconjuntos necessários somente para montagem do produto

- Somente os componentes necessários para a Montagem do produto

- Somente matérias-primas necessárias que serão utilizados na fabricação do produto.

Para que isso seja implantado, terá que seguir algumas regras para que se obtenha sucesso:

- Produzir somente o necessário

- Definir Prazos

-Não fabricar quantidades grandes do produto

- Comprar somente o necessário para a produção

- Ter um layout que facilite a produção e movimentação para evitar perdas de tempo.

- Comprar componentes de boa qualidade

- Controle rígido sobre a produção.

        Basicamente o JIT visa simplificar e controlar melhor a produção com uma qualidade superior sem desperdícios de materiais e mão de obra. Para isso a empresa terá que estreitar relacionamentos com os Fornecedores , pois os mesmos são uma peça chave para o desempenho da empresa, pois deles que vem a matéria prima para confecção dos produtos e por consequência a produção da empresa, porém terá que manter um ótimo relacionamento com clientes e parceiros pois deles que vem o sustento da empresa.      

                                                                                                   [pic 2]

Para a implantação do mesmo, terá que ser planejado uma estratégia por parte da Diretoria para que todas os setores da empresa entejam em sincronia entre si para uma melhor resultado final:

        - Plano de Implantação

- Prazo para implantação

- Treinar e incentivar os colaboradores sobre a importância de cada um deles no processo todo

- Estabilizar o estoque

- Somente inventariar os itens na linha de montagem

- Manter estoques mínimos de produtos

O principal objetivo do JIT é a redução de custo, tempo e no aumento da produtividade sem desperdício com um qualidade superior onde se conseguirá atingir com um controle muito rígido da produção.

A maior desvantagem do mesmo são decorrentes de forças externas, por exemplo, uma greve por parte do setor dos setores modais ou falta de matéria-prima para a produção por parte dos fornecedores.

PASSO – 2

Toda a empresa possui uma movimentação me materiais muito intensa, seja para recebimento de mercadorias, seja para despachar as mesmas ou mesmo a movimentação interna dos produtos ( guarda ,separação ,embalagem , etc .. ).

Se tudo não estiver devidamente organizado, tudo ficará embolado sem condições de haver uma produção eficiente , pois os mesmos não conseguirão chegar na linha de produção. Para isso , deverá haver um layout com todo o processo pelo qual passarão todos os produtos, ou seja, cada produto deverá estar em seu devido lugar.

O layout é uma técnica para aumentar a eficiência da produção, um fluxo intermitente produtivo para não haver perdas nos chamados “ gargalos “ . O layout nada mais é que um arranjo físico  no processo de distribuição da produção.

Esse sistema possui 3 tipos layout:

- Produto

- Processo

- Posição Fixa

O de produto possui uma esteira fixa aonde os produtos vão até as estações de trabalho e são montados os componentes , esse processo é ideal para uma produção em série.

O de processo não há estações de trabalho, o produto vai até uma estação de trabalho sem estar posicionado em uma sequência, esse tipo de processo é muito utilizado em empresas têxteis e fabricação de imóveis.

O de posição fixa, o produto fica em um único local, suas partes são fabricadas em outras estações e levadas até o local para a montagem final, esse tipo de processo é muito utilizado em indústrias aeronáuticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com