TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de marketing - Moda feminina

Por:   •  24/4/2018  •  Monografia  •  6.754 Palavras (28 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

MBA MARKETING E BRANDING

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE MARKETING:

DRESSING MUSIC

Karoline Barbosa Alves

Salvador - BA

2017

KAROLINE BARBOSA ALVES

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE MARKETING:

DRESSING MUSIC

Projeto para Trabalho de Conclusão do curso de MBA em Marketing e Branding da Universidade Salvador. 

Orientadora: Helaine Schindler

Salvador - BA

       2017

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 01: Página do Instagram Dressing Music..............................................................33

Figura 02: Página do Facebook Dressing Music..............................................................34

Figura 03: Peça publicitária para Facebook.....................................................................35

LISTA DE QUADROS

Quadro 01: Ambiente Interno...........................................................................17

Quadro 02: Ambiente Externo..........................................................................18

Quadro 03: Cronograma de Campanha e Ações Dressing Music...................29

Quadro 04: Valores de Campanha e ações para 2017....................................30

Sumário

  1. INTRODUÇÃO6
  2. ANÁLISE DE AMBIENTE9
  1. MACRO-AMBIENTE9
  2. MICRO-AMBIENTE11
  1. ANÁLISE SWOT15
  1. POTENCIALIDADES15
  2. FRAGILIDADES15
  3. OPORTUNIDADES16
  4. AMEAÇAS16
  1. OBJETIVOS E METAS19
  2. ESTRATEGIAS E TATICAS21
  1. IMAGEM DA MARCA21
  2. PROMOÇÃO22
  3. PRODUTO25
  4. PREÇO26
  1. CRONOGRAMA29
  2. ORÇAMENTO30
  3. BIBLIOGRAFIA 32

  1. INTRODUÇÃO

        A moda é um assunto de interesse comum. Homens, mulheres, crianças e adolescentes tem o desejo de estarem “na moda” e pertencerem a um grupo de pessoas que se vestem de tal forma. Ela está presente em todas as ocasiões do nosso dia a dia, seja  quando nos arrumamos para o trabalho ou quando temos um evento formal para ir. A forma como combinamos sapatos e cintos, ou escolhemos a cor de determinado casaco que iremos usar está atrelado a um enorme processo que poucas pessoas tem conhecimento.

        Segundo Lipovetsky (1987, p. 24): “Durante dezenas de milênios, a vida coletiva se desenvolveu sem culto das fantasias e das novidades, sem a instabilidade e a temporalidade efêmera da moda (...)”. Nos primórdios da nossa existência não havia a necessidade de diferenciação, as pessoas se vestiam apenas com o intuito de se protegerem. Porém, com o passar do tempo a humanidade viu a necessidade de se diferenciar um dos outros.

        Lipovetsky ainda destaca (1987, p. 24): “ Só a partir do final da Idade Média é possível reconhecer a ordem própria da moda, a moda como sistema, com suas metamorfoses incessantes, seus movimentos bruscos, suas extravagâncias.” A partir daí, o vestuário começou a ser utilizado como meio para diferenciação de classes, o alto clero se vestia completamente diferente dos seus servos e ainda hoje é assim. O mercado tem uma infinidade de marcas e cada uma possui o seu público distinto, sejam eles das classes mais pobres até as mais abastadas. Porém hoje as pessoas utilizam do vestuário não só como diferenciação de classes, mas também como de estilos, tribos e para expressar opiniões à sociedade.

Segundo Kalil, (2010, p. 9): “a partir dos 1980, a moda entrou na moda”. O assunto se disseminou, as pessoas se tornaram mais consumistas, as mulheres mais vaidosas, e os homens também. A indústria da moda arrecada hoje mais de um trilhão por ano e o Brasil é considerado o maior mercado de vestuário da América do Sul.

Com a disseminação da moda pelo mundo e a ascenção da internet, entrar no mercado da moda tem se tornado cada vez mais atrativo para pequenos e grandes empreendedores. O Brasil tem crescido sempre mais neste segmento e criar uma marca ou montar uma loja tem sido uma boa alternativa para quem quer fazer um novo investimento.

A internet traz muitas facilidades e oportunidades para a comercialização de produtos. Seja nos sites, redes sociais e vários aplicativos, a web permite a disseminação de conteúdo das empresas de forma acessível e interativa com seu público-alvo.

Com o desejo de inovar e investir no segmento da moda, as duas irmãs Karoline e Kadije Alves, decidiram entrar no ramo da moda com a marca de camisetas,  a Dressing Music.

A Dressing Music é uma empresa de confecções de roupas femininas e masculinas, com foco na produção de camisetas despojadas. Fundada em 2012, a marca tem como inspiração principal, o mundo musical, onde a grande maioria das criações trazem estampas com letras de músicas, imagens de artistas consagrados, ídolos do seu público alvo e tudo que envolve a música em geral.

A marca tem a proposta de disseminar a música através da moda, levando ao público os seus diversos estilos, tornando assim, a moda cada vez mais democrática. Pessoas de todas as tribos (Pop, rock, reggae, surf music, entre outros) podem encontrar o seu estilo nas coleções da marca.

A empresa teve suas atividades pausadas em 2013, mas pretende voltar à ativa em 2017, tendo como desafio se readaptar as novas tendências de mercado e da moda. Para enfrentar estas dificuldades, o plano a seguir irá traçar os caminhos para a estabilização desta nova fase da empresa no mercado.

 “O desenvolvimento e o detalhamento do plano de marketing são imprescindíveis. Porém, faz mais sentido chama-lo de plano de batalha. O plano deve oferecer razoável probabilidade de que se ganhará a guerra antes da primeira batalha. Caso não se esteja introduzindo algo melhor, mais novo, mais rápido ou mais barato, é melhor não entrar no mercado”. (KOTLER, 2003, p. 174)

Assim sendo, como a marca precisa de uma reformulação, o plano de marketing virá para trazer objetivos que possam ser alcançados e estratégias e táticas que irão torná-los realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (673.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com