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Portfólio Didática e Metodologia Para o Ensino da Música

Por:   •  1/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

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Douglas Netto Moreira – RA: 8167632

Marcelino Edson Lucas – RA:8155564

Rogerson Nascimento Armellini – RA: 8169333

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Portfólio/Projeto de Prática:

PLANO PARA UMA AULA DE MÚSICA E REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PROPOSTAS 

 

 

 

Portfólio/Projeto de Prática apresentado para a disciplina Didática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha.

Objetivos da atividade do Portfólio/Projeto de Prática:  

  • Compreender como integrar as atividades de execução (performance), composição (ou arranjo ou improvisação) e apreciação.
  • Aprender a elaborar um plano de aula (uma aula) que integre pelo menos duas destas atividades musicais práticas, visando o desenvolvimento musical do aluno em uma das dimensões de crítica musical em articulação às orientações da Didática e da BNCC.
  1. Contexto fictício em que o plano de aula seria aplicado

Essa aula é para uma turma de 30 alunos do 8º Ano de escola pública. A aula será dividida em duas, sendo a primeira relacionada ao Objetivo 1 e a segunda ao objetivo 2. Cada aula tem a duração de 50 minutos. A estrutura básica para a realização é um caixa de som.  

  1. Conteúdo, objetivos, estratégias e critérios de avaliação da aprendizagem

1. Objeto de conhecimento ou competência 

2. Habilidade 

Processos de criação

 

(EF69AR23) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa. 

3. Conteúdo específico a ser aprendido 

Ritmos Brasileiros, Baião

Baião nº1 – Luiz Gonzaga

 

4. Objetivos específicos de aprendizagem

5. Estratégias didáticas

6. Critérios de avaliação da aprendizagem

7. Estratégias de avaliação da aprendizagem

Objetivo 1 – Identificar os instrumentos de percussão e as células rítmicas que eles tocam nessa composição

Apreciar e analisar através da escuta ativa, percebendo timbres e tonalidades

Identificação correta das células rítmicas e timbres dos instrumentos de percussão no

Baião nº1

Roda de conversa sobre a percepção dos alunos

 

 

Objetivo 2 – Desenvolver novas linhas melódicas com a voz tocando o ritmo de Baião usando percussão corporal

Investigar através da voz, melodias que tragam outras sensações ao som do baião: de alegria, saudade, tristeza  

Conseguir cantar as linhas melódicas compostas mantendo o ritmo através da percussão corporal

Demonstração de cada aluno ou em duplas com apoio do professor

 

  1. Reflexões sobre o trabalho

 

Douglas Netto Moreira: Observei que a composição se faz necessária na educação musical, em todas as esferas. É a partir da composição, por mais simples que seja que o processo imaginativo e lúdico aflora na criança (e não só na criança), enriquecendo a experiência do aprendizado musical.  

Vários educadores compartilham da visão que as modalidades de Composição, Apreciação e Performance devem ser integrada na educação musical, acredita-se que uma modalidade pode aprimorar, enriquecer e iluminar experiências as outras. Swanwick (1994, p. 138), relata que tal abordagem já é observada como “princípio organizador” de programas de ensino efetivos.  Acredito que o viés da composição é um caminho vasto para a criação de novos conceitos e aprendizado.

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