TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possition Paper

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Univali – Universidade do Vale do Itajaí

José Leonardo Praxedes da Silva

1º Período/ Design Gráfico

Position Papel

Balneário Camboriú, 21 de outubro de 2014.

Fases de um projeto

O processo do projeto mostra que há várias etapas em um projeto e fala como essas etapas são extremamente importantes para os interessados, ou seja, tanto pelo designer, para o cliente e para o público alvo. As etapas vão desde o contato entre o cliente e o designer até a documentação e divulgação do projeto, passando por diversas etapas que são: Briefing, contrato de trabalho, levantamento de dados, conceituação do projeto, elaboração e apresentação da proposta ou cliente, avaliações e ajustes da proposta, desenvolvimento do projeto, produção, implantação e o aprendizado recebido durante a execução.

O contato é muito importante, pois sem o mesmo não haverá projeto. Ele pode se dá de várias formas, seja, o cliente procurando o designer ou designer procurando o cliente especifico ou até mesmo através de cartão de visitas, propagandas e etc.

Briefing este é o momento chave é basicamente a apresentação do problema, do orçamento e o prazo para concluir o trabalho. Aqui cabe o designer identificar o verdadeiro problema.

A elaboração da proposta e contrato de trabalho, nessa fase o designer ou o cliente ciente do problema, apresenta uma proposta especificando as etapas do trabalho, a renumeração pretendida e as obrigações do designer e do cliente. Quando aceita, a formalização de um contrato é a garantia para ambas as partes cumprirem o que ficou acertado no contrato.

Levantamento de dados, aqui o design começa a fazer pesquisas de todos os tipos, afim de compreender o problema do modo mais abrangente possível. A duração pode ser rápida ou lente, dependerá muito do que o designer já conhece. Quanto mais ele conhecer mais rápido será a coleta de informações.

A conceituação do projeto, a partir da compreensão do problema, são estabelecidas uma diretriz conceitual que é uma síntese das premissas para solucioná-lo e uma diretriz visual um princípio norteador da linguagem gráfica a ser adotada.

A elaboração da proposta preliminar do projeto, é o momento em as diretrizes proposta enfrentam a realidade do problema, para que gerem soluções concretas propostas pelo projeto, na forma de estudo.

Apresentação da proposta ao cliente, tem dois sentidos: descrever e persuadir o cliente. A apresentação é a concretização da parceria entre o cliente e o profissional de design, pois dependendo da aprovação a continuidade do trabalho dentro das premissas formuladas.

A avaliação da proposta, a proposta deve ser avaliada pelo cliente logicamente ou o mesmo pode até optar por contratar uma empresa especializada. Os ajustes ocorre logo após a avaliação da proposta, cabe lembrar que os ajustes não quer dizer que o trabalho do designer está falho, e sim que está sendo melhorado, ou seja, aumentando a qualidade do serviço.

Desenvolvimento do projeto ocorre depois que o estudo preliminar é aprovado. Ele tem várias facetas, uma delas é o gerenciamento, cuja a importância cresce junto com complexidade. Saber gerenciar projetos complexos é uma questão de competência do designer. Diante das complexidades dos projetos, essa é uma área na qual ainda se tem grandes desafios. O diálogo com outros profissionais é de extrema importância, ajuda muita muito no projeto, a saber se outras pessoas estão sendo capazes de receber a mensagem que o profissional designer e o cliente quer passar. E já sabemos que o designer é um profissional da interlocução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com