TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino Introduçao a Docencia

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 11

LICENCIATURA EM MATEMATICA

[pic 1]

 POSTAGEM 1:

 ATIVIDADE 1 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

 EDGAR RODRIGUES DA SILVA MATHIAS   RA: 1502210

 Polo Fernão Gaivota

 2015


REFLEXOES DOS TEXTOS

1 Educação? Educação: Aprender com índio ______________________________       2

2 O fax do Nirso _____________________________________________________      2

3 A história de chapeuzinho vermelho na versão do lobo ____________________      3

4 Uma pescaria inesquecível ___________________________________________      3

5 A folha amassada ___________________________________________________    4

6 A lição dos gansos __________________________________________________     4

7 Assembleias na carpintaria ___________________________________________     5

8 Colheres de cabo comprido___________________________________________     5

9 Faça parte dos 5%__________________________________________________      5

10 O homem e o mundo_______________________ _______________________     6

11 Professores reflexivos_______________________________________________    6

12 Um sonho impossível? ______________________________________________    7

13 Pipocas da vida____________________________________________________    7

Conclusão __________________________________________________________    8

Reflexão texto:             Educação? Educação: Aprender com o índio

        Educação e um conjunto de coisas, como alfabetização que acontece nas escolas, comportamento imposto pela sociedade e o conhecimento adquirido de acordo com a necessidade dada pelo ambiente ao qual se vive.

        A falta de educação pode estar relacionada a um tipo de comportamento que a sociedade impõe ser necessária.

        O texto nos mostra que não existe uma verdade absoluta, a educação dada pelo homem branco não serviria para a sobrevivência do índio em seu ambiente que exige outros conhecimentos e habilidades.

        Aparentemente os índios acreditavam que queriam seu bem, mas perceberam que a educação dos brancos não servia para eles.

        Em nosso país percebemos as diferentes culturas, ações e diálogos isso e sinal de que a educação e diferenciada em cada estado. Mostrando que educação e bem ampla.

        Temos um ensino escolar padronizado pelo governo, este ensino e importante, e nossa base para o desenvolvimento na sociedade, porém não e o suficiente, temos que apender a lidar com as situações que o ambiente a nossa volta requer para sobrevivemos.

        Nosso ensino escolar e imposto por um sistema ao qual dita o que o professor deve ou não ensinar, difícil e saber se está correta, mas um jeito de descobrir e pesquisando em outras nações e refletir no assunto.

        A educação e a base de tudo, porem nosso país não valoriza o educador que e onde tudo começa a se modificar, somos aquilo que aprendemos a ser, somos aquilo que nos ensinaram a ser. E o único jeito de segurar um povo e privando de conhecimento os tornando ignorantes, tornando submisso.

Reflexão texto:  O fax do Nirso

        Infelizmente o que está acontecendo no Brasil hoje e a falta de importância na educação escolar, tanto do governo quanto da população.

        O governo cria leis que protegem os estudantes, permitindo os alunos agirem de maneiras inapropriadas deixando de aprender e atrapalhando os demais em sala de aula, facilitam que passem de ciclo mesmo não estando alfabetizado, e os professores ficando sem muitos recursos. E os pais não cobram como deveria para que seus filhos venham a estudar.

        Então quando a pessoa entra no mercado de trabalho, recorre a outras habilidades para que sua formação escolar seja desconsiderada e permaneça no emprego. A empresa valoriza tal habilidade, mas dificilmente será promovido para um cargo de maior responsabilidade.

        A mudança só poderia ocorrer com conscientização da sociedade e o governo se importarem mais e investir mais em educação e não permitir que a mudança de ciclo seja feita por pessoas despreparadas, e valorizar mais o profissional educador que e onde tudo começa.

Reflexão texto:  A história de chapeuzinho vermelho na versão do lobo

        Na história percebemos que todos acreditam que o lobo e o personagem mal, ninguém deu a ele a oportunidade de explicação.

        O professor ao lecionar a aula, colocando sua opinião como absoluta verdade, e não permite ser questionado, com esta atitude poderá influencia o aluno a aderi o mesmo raciocínio perdendo e sendo inibido do interesse de questionar ou procurar outras opiniões.

        Quando tratar de opinião sempre e bom que aja uma discussão para refletir e poder absorver melhor o conteúdo esclarecendo bem aquilo que está sendo discutido.

Reflexão texto:  Uma pescaria inesquecível

        Ética questão de certo ou errado, determinada por uma cultura social, aprendemos desde a infância como se fosse até mesmo um instinto, mas foi a sociedade quem determinou suas regras.

        A ética nos ajuda a manter bons relacionamentos tanto em nossa vida pessoal como profissional. Por isso e tão importante, porém ignorada pela educação escolar básica a qual se existisse um método de ensino seu resultado poderia melhorar nossa sociedade.

        A criança acaba aprendendo o que e ética no ambiente em que convive, podendo ter uma confusão em suas mentes com aos chamados espertinhos que estão em seu meio, provocando um desvio no entendimento do que e a ética. Tornando o ato de querer levar vantagens sobre outras pessoas natural.

        Criado este desvio daquilo que está certo, o errado fica confuso pelo fato de a maioria estar praticando, trazendo confusão sobre os valores da ética. Mas uma atitude incorreta não se tornara correta só porque a maioria a pratica.

Reflexão texto:       A folha amassada

                Notamos no texto um educador com muita sabedoria, ensinando um aluno como o efeito de suas palavras podem ser graves, causando danos irreparáveis.

        Acredito sim estar preparado emocionalmente para casos semelhante e até outros ao qual o texto não cita, o fato de ter uma educadora em minha residência adquiri alguns conhecimentos. Isso me deixa com mais vontade de torna-me um educador e poder de alguma forma estar ajudando estes pequenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com