TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino integração escola x comunidade

Por:   •  27/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 5

           Esta proposta acadêmica, tem por objetivo mostrar a importância de integrar escola e comunidade, e isso é possível a partir do momento que a escola percebe que a participação da família é de fundamental importância na formação do aluno e os pais entendam que não basta mandar o filho pra escola, é também necessário participar.

Trazer a comunidade para dentro da escola e simultaneamente levar a escola para a comunidade, criar ações e projetos que tenha a participação de pais, alunos, professores e afins.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

a) Nome; ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS PINTO BROCHADO

b) Endereço; AVENIDA GOVERNADOR VALADARES, 787.

c) Telefone; (38) 3676-1909

d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar. SECRETARIA REGIONAL DE ENSINO

2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela? SIM, sua localização está no centro da cidade, assim facilitando o acesso de todos os estudantes.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica? SIM, essa escola é a primeira do município, seu espaço físico é bem limitado, pois a cidade se formou em torno da mesma. Apesar de não ser uma construção moderna, recebe alunos de todas os bairros e de todas as classes sociais.

A escola não possui quadra coberta, as aulas de educação física são praticadas ao ar livre, as salas de aula são dispostas em dois pavilhões, assim sendo suficientes para atender a demanda dos alunos e a proposta pedagógica.

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências? NÃO, as salas de aulas são pequenas para a demanda de alunos, o espaço físico destinado ao pátio é bem limitado sendo assim o intervalo, também conhecido como recreio, acontece alternadamente, para que não haja tumultuo, a biblioteca é pequena porém compatível com o uso, o laboratório com alguns de seus equipamentos inoperantes faz com que o seu uso seja limitado.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades? NÃO.

2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

a) Que atividades são desenvolvidas? Atividades de leitura e pesquisa.

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência? Os alunos do ensino médio raramente utilizam a biblioteca, já o laboratório é utilizado por todas as séries aproximadamente 1 vez por semana.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos? SIM, as turmas são levadas alternadamente.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios? O refeitório é bem organizado e as demais dependências são limpas.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? SIM, a quadra descoberta dificulta a sua utilização, sendo também de solo áspero e não contém todos os equipamentos necessários para a prática de todos os esportes lecionados.  

3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar? Em tempos de pandemia, a elaboração da proposta pedagógica e regimento escolar foi realizada em reuniões virtuais e com a participação apenas da equipe pedagógica da escola.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais? Existe, porem esse conselho é limitado somente aos professores e coordenação da escola.

c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar, entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)? SIM, normalmente são passadas em reuniões de pais e mestres.

d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? NÃO.

4. Organização administrativa e pedagógica

a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?

DIREÇÃO

CONSELHO ESCOLAR

EQUIPE PEDAGÓGICA

PROFESSORES E ALUNOS

PAIS

b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?

A escola oferece o ensino fundamental 1 e2, ensino médio, sendo estes distribuídos em 3 turnos sendo manha tarde e noite e em 12 classes. As decisões referentes ao calendário escolar são de responsabilidade da Superintendência Regional de Ensino.

c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas-atividade, reuniões)? Quem coordena essa parte do trabalho?

Em tempos de pandemia, os professores estão trabalhando em casa, ficando a disposição do aluno para dúvidas dentro do horário de ensino, sendo coordenados pela equipe pedagógica da escola através de aplicativos.

d) Como são elaborados os planos de ensino?

No início do ano é traçado o plano pedagógico da escola, e a partir daí cada professor elabora seu plano de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (255.1 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com