TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratiques Modulo 05

Ensaios: Pratiques Modulo 05. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  2.791 Visualizações

Página 1 de 2

CURSISTA : Joeny Auxiliadora de Almeida Godoy

MÓDULO 05 – EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

UNIDADE 05 – REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA, REFORMAS DO ESTADO E O MUNDO DO TRABALHO

PRATIQUE PAG 88

1 – Você consegue perceber como as reformas do Estado influenciaram na organização da educação em sua escola, no seu estado e no país. Descreva suas percepções.

R – Muitas mudanças houveram, eu acredito que para melhorar a vida principalmente dos menos favorecidos, pois hoje muitas pessoas de baixa renda conseguem cursar uma faculdade, o ENEM o FIES vieram para facilitar as nossas vidas e desta formar nos proporcionais melhores condições para engessar e um curso superior. Mais ainda têm muito a ser mudado, pois mesmo assim os alunos de baixa renda conseguem fazer apenas aqueles cursos de menos prestígios.

2 – E essas reformas voltadas para o desenvolvimento do trabalho na educação. Como você as percebe. Pioraram ou melhoraram as condições de trabalho dos profissionais da educação. Descreva.

R – Muitas mudanças já aconteceram, mais ainda precisa melhorar muito, e essa busca constante dos sindicatos é necessária, para que desta forma tenhamos mais benefícios e só assim oferecermos um ensino de qualidade, pois um profissional satisfeito produz, este curso mesmo que estamos realizando já é de grande valia, pois só assim adquirimos mais conhecimentos e melhoraremos nossas condições financeiras. Hoje nossos diretores são escolhidos por meio do voto, essa também foi uma mudança significativa.

3 – Levando em conta tudo que você estudou nesta unidade e disciplinas, como enxerga o seu papel como educador. Diante do desafio de construir um Brasil para todos, quais as alternativas apresentadas pelos pensadores estudados você pensa que deve trilhar: lutar para manter as relações sociais ou transformá-las.

R- O papel do profissional da educação precisa ser repensado, é necessário que os educadores se assumam enquanto profissionais do humano, social e político, tomando partido e não sendo omisso, neutro, mas sim definindo-se , posicionando-se e engajando-se social e politicamente percebendo as possibilidades da ação social e cultural na luta pela transformação das estruturas opressivas da sociedade classista. Devemos participar, buscar melhores condições de trabalho e remuneração, melhores condições de ensino, pois só com um ensino de qualidade e com profissionais capacitados e bem remunerados tornaremos esta sociedade mais justa e transformadora. Devemos estar em constantes mudanças, sempre buscando inovar e capacitar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com