TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratiques Modulo 1

Ensaios: Pratiques Modulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  2.001 Visualizações

Página 1 de 11

INFRAESTRUTURA

Modulo V

Pratique 1

Faça uma entrevista com uma pessoa que se mudou do interior para a cidade grande. Procure perceber quais as diferenças que ela notou entre a vida interiorana e a do centro urbano. Quais as dificuldades que ela encontrou para se adaptar a nova realidade? Anote os resultados no seu memorial.

Meu nome é Marco Antônio morei em Raizama (sitio situado em Cuiabá), há vinte e dois anos vim morar em Cuiabá vendemos nosso sítio e compramos uma casa na cidade de Cuiabá/MT. Hoje ainda moro aqui, mas sinto falta da vida que levava no sítio plantava arroz, milho, mandioca, abóbora, verduras, criava galinha, porco, vaca e tínhamos animais domésticos, o plantio era só pra consumo próprio. Quando mudei pra cidade tive dificuldade para me adaptar, gostava muito de morar no sitio, pois a vida lá era tranqüila, o ensino na escola onde estudei no sitio era melhor que o da cidade, pois tinha menos alunos facilitando o aprendizado. Ainda sinto falta do sitio se pudesse, voltava a morar lá.

Pratique 2

Faça uma Pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx. Procure verificar a trajetória dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que os motivou a construir suas idéias e obras, o que defendiam como pensavam o mundo. Verifique na biblioteca da sua escola. A internet também é uma boa opção de pesquisa.

Biografia de Émile Durkheim

Émile Durkheim (1858-1917) foi sociólogo francês. É considerado o pai da sociologia moderna. É criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos. Émile Durkheim (1858-1915) nasceu na região de Lorraine, na França, no dia 15 de abril de 1858. Descendente de família judia estudou filosofia na Escola Normal Superior de Paris. O fato de Durkheim não ter seguido os preceitos da cultura judaica pode ter influenciado o teor de seus estudos e suas preocupações religiosas, preferindo analisá-las desde o ponto de vista social. Estudou as teorias de August Comte e Herbert Spencer, o que fez com que conferisse uma matriz científica às suas teorias. Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudos sociológicos. No livro "Da Divisão do Trabalho Social" (1893), ele estabeleceu as bases da sociedade comparando a um organismo vivo, onde cada parte funcionava como um órgão biológico que agiria de forma dependente. Assim, numa sociedade "doente", que ele denominava de anomia, a cura para o melhor funcionamento social seria a solidariedade orgânica. No livro "As Regras do Método Sociológico" publicado em 1895, estabeleceu as bases para a sociologia como ciência. Em sua obra "O suicídio" (1897), avaliou que o maior nível de integração social estava ligado aos índices de suicídio, que seriam maiores quanto mais frágeis fossem os laços sociais. Também pesquisou assuntos sobre religião, através do livro "Formas Elementares da Vida Religiosa", publicado em 1912. Émile Durkheim morreu no dia 15 de novembro de 1917. Encontra-se enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.

Obras de Émile Durkheim

Da Divisão do Trabalho Social, 1893

As Regras do Método Sociológico, 1895

O Suicídio, 1897

Formas Elementares da Vida Religiosa, 1912

Informações biográficas de Émile Durkheim:

Data do Nascimento: 15/04/1858

Data da Morte: 15/11/1917

Nasceu a 155 anos

Morreu aos 59 anos

Morreu há 95 anos

Fonte: e-biografias (http://www.e-biografias.net/emile_durkheim/)

09.05.2013 – 12 h 10 min

Biografia de Karl Marx

Karl Marx (1818–1883) filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras. Karl Marx (1818-1883) nasceu em Tréveris, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França, no dia 5 de maio de 1818. Filho de Herschel Marx, advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeu, era perseguido pelo governo absolutista de Frederico Guilherme III. Em 1835 Marx concluiu o curso ginasial no Liceu Friedrich Wilhelm. Ainda nesse ano e boa parte de 1836, Karl estudou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn. No final de 1836, vai para Berlim, onde se propagam as idéias de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão. Marx se alinha com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade de transformações na burguesia da Alemanha. Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor. Em 1841, na Universidade de Iena, apresenta o trabalho "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro". Por motivos políticos, Karl não é nomeado, as universidades não aceitam mestres que seguem as idéias de Hegel. Desiludido, dedica-se ao jornalismo. Escreve artigos para os Anais Alemães, de seu amigo Arnold Ruge, mas a censura impede sua publicação. Em outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal Gazeta Renana, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal. Em julho de 1843, casa-se com Jenny, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen. O casal muda-se para Paris, onde junto com Ruge funda a revista "Anais Franco-Alemães”, onde publica os artigos de Friedrich Engels. Marx publica "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade. Publica em 1848 o "Manifesto Comunista", onde já esboça suas principais idéias com a luta de classes e o materialismo histórico. Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vorwãrts" em Paris. As opiniões desagradam o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Marx e Engels. Em fevereiro é obrigado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com