TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro funcionario

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Pro funcionário

Modulo I Funcionários de escolas: cidadões, educadores, profissionais e gestores

Unidade I – Funcionários das Escolas Publicas

Nesta primeira unidade estudamos sobre a proposta pedagógica da escola, o Regimento Escolar, a questão do Conselho Escolar. Entretanto falamos um pouco sobre as escolas publicas, que hoje no Brasil a educação pode ser oferecida em escolas publicas, mantidas e administradas pelos governos tanto Federal, Estadual e Municipal sempre gratuita e escolas privadas, mantidas por pessoas ou empresas, onde, quase sempre, os alunos ou suas famílias pagam mensalidades. Ambas estão contidas nos artigos 19 e20 da Lei nº9. 394, de 1996, chamado de Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB).

Educação básica a primeira LDB do Brasil foi a Lei nº4. 024, de 1961. Por ela existiam: o pré-primário, o curso Primário e curso Ginasial. Para ter acesso ao Ginásio não bastava como hoje concluir o quarto ano primário: havia um exame de admissão parecido com os de vestibulares.

Escola Normal os primeiros professores do Brasil eram religiosos com uma longa formação Humanística e didática. Depois passamos por uma época em que as Câmaras Municipais convocavam, para serem professores primários, pessoas sem qualquer formação, bastava saber ler e escrever. A primeira Escola Normal do Brasil foi fundada em 1834na cidade de Niterói – capital da Província do Rio de Janeiro. Em 1890 espalharam Escolas Normais por todo o Brasil, com isso tentou criar a profissionalização compulsória em nível de 2ºgrau, o curso normal transformou-se em habilitação para o magistério.

Ao longo da aula conversamos também sobre ECA Estatuto da Criança e do Adolescente depois no final da aula a professora passou um pratique para fazemos em grupos.

Em sua cidade já existiu curso de habilitação para o magistério? Ainda existe alternativa de formação de professores em nível médio? Professora formada em nível médio? Fez curso superior? Importância de cada fase de formação para sua atuação como docente. Suas percepções?

No município de Nova Santa Helena/MT não existiu curso de habilitação para o magistério, portanto, não existe a alternativa de formação de professores em nível médio.

Para responder as demais perguntas desta temática, solicitei a professora

da E.E. Gracia Edmundo Zeferino. A mesma relatou que primeiramente se habilitou para o magistério no ano de 1988 no município de Colider/MT e com esta habilitação efetivou-se na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso em 1993. Apenas em 1999 concluiu sua graduação em Ciências Biológicas, ocorrendo assim seu enquadramento profissional. Argumentou que, com o nível o médio, ela possuía base de conhecimentos apenas para séries iniciais, porém o curso de nível superior proporcionou a ela estrutura não apenas para o ensino fundamental, mas também para o ensino médio, uma vez que ouve a ampliação de seus conhecimentos e a qualificação profissional para sua área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com