TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processsos Gerenciais

Dissertações: Processsos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

MACROAMBIENTE OU AMBIENTE GERAL

O ambiente geral é composto por forças que influenciam indistintamente o conjunto das

empresas atuantes em um determinado mercado, ou seja, exercem a mesma

influência sobre todas as empresas, representam as oportunidades e ameaças, e

são representadas por seis componentes:

Ambiente Demográfico (estudo da população humana) O ambiente demográfico é de grande interesse porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados. Uma população crescente significa crescentes necessidades a serem satisfeitas; dependendo do poder aquisitivo, pode também significar crescentes oportunidades de mercado.

Ambiente Econômico O ambiente econômico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor (renda, custo de vida, etc)

Ambiente Físico-Natural As preocupações ambientais cresceram muito nas duas últimas décadas. Alguns analistas de tendência rotularam os anos 90 de “década da terra”, e declararam que o ambiente natural é o tema mundial de maior importância para as empresas e para o público. Os profissionais de marketing devem conscientizar-se de quatro tendências do ambiente natural: escassez de matéria-prima, aumento do custo de energia, aumento da poluição, intervenção governamental na administração dos recursos naturais

Ambiente Tecnológico O ambiente tecnológico é talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. Toda tecnologia nova substitui uma tecnologia antiga: xerografia afetou o negócio de papel carbono, os CDs prejudicaram os discos de vinil. Toda vez que as indústrias velhas lutaram com as novas tecnologias ou as ignoraram seus negócios declinaram. A tecnologia é ao mesmo tempo uma variável ambiental que influencia o comportamento das empresas e uma variável interna, a medida que é desenvolvida ou aplicada internamente: advento da internet

Ambiente Político (Legal) O ambiente político é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

Ambiente Sócio-Cultural Crescemos em uma sociedade específica que molda nossos valores e crenças básicos, absorvendo uma visão de mundo que define nossos relacionamentos com os outros. As seguintes características culturais podem afetar as decisões do marketing: persistência de valores culturais, mudanças dos valores culturais secundários, a visão das pessoas sobre si mesmas, a visão das pessoas sobre os outros, a visão das pessoas sobre as organizações, a visão das pessoas sobre a sociedade, a visão das pessoas sobre a natureza, a visão das pessoas sobre o universo.

8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com