TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Artigo: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 15

Processos Gerenciais

Rodney Relington Faêdda de Oliveira RA - 7706628321

Belo Horizonte

2013

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Fundamentos da administração e contexto organizacional

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Processo administrativo: Planejamento

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Processo administrativo: Organização

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Processos administrativos: Direção

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Processo administrativo: Controle

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Processo administrativo: Administração da ação empresarial

Belo Horizonte

2013

1. Introdução

Neste trabalho iremos falar sobre fundamentos da administração onde relata o que é administração de empresas, o seu contexto, planejamento estratégico, tático e operacional, a organização da ação empresarial, direção empresarial e o controle administrativo.

2. Desenvolvimento

Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

Tomando como base às relações múltiplas e recíprocas entr a organização e a sociedade, faz-se necessário uma reflexão sobre a empresa, seus objetivos, diretrizes e relação com o interesse público, permitindo-nos demonstrar a real participação da empresa no contexto social sobretudo através de suas ações de responsabilidade social, elemento que consagraremos na parte III desse nosso trabalho.

Pela abordagem tradicional, pressupõe-se que a principal meta de uma empresa seja de natureza econômica, tendo por objetivo a otimização do lucro e do patrimônio. Entretanto, enquanto sistema aberto, observando mais adiante, a empresa encontra-se em constante interação com os meios que a cerca, sofrendo influências de forças tanto endógenas, quanto exógenas, nos leva a crer, o importante papel social que tem a desempenhar, até porque, se por um lado seu objetivo final é a aquisição do lucro, por outro, o mesmo só se torna legítimo, na medida em que atende aos interesses do meio social ao qual esta se insere, criando políticas de interesses identificadas, reconhecidas e valorizadas por sua missão maior que é servir a sociedade.

ADMINISTRAÇÃO é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.

Processo de administrar: PLANEJAR (Eficácia)  ORGANIZAR (Eficiência)  LIDERAR (Eficácia)  CONTROLAR (Eficiência)

São idéias amplas que se complementam, mas para atendê-las é necessário compreender o significado dos conceitos usados em ambos: Eficiência, Eficácia, Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. De fato um bom processo de administrar ocorre como descrito acima.

Eficiência – é relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

Eficácia – se relaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. É mais importante que a eficiência, pois sem o direcionamento correto a melhor execução só levará a resultados desnecessários.

Planejar – é o primeiro passo do processo de administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.

Organizar – é o segundo passo do processo de administrar, consiste em procurar a melhor forma para executar o que foi planejado. Nesse momento é importante a eficiência das operações.

Liderar – é a função mais difícil de definir, devido sua complexidade e variedade de conceitos. Esses trabalhos não pretende fazer uma grande discussão sobre aos diferentes estilos de liderança e suas influências. Em poucas palavras, liderar é usar das habilidades técnicas, conceituais e principalmente humanas, para se construir junto às pessoas o resultado esperado.

Controlar – é saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da administração.

AMBIENTE EMPRESARIAL

Para Chiavenato, o ambiente representa todo o universo que envolve extremamente uma empresa, isto é, tudo aquilo situado fora de empresa. É do ambiente que as empresas obtêm os recursos e informações necessários para subsistência e funcionamento, e é no ambiente que colocam os resultados de suas operações. Nenhuma empresa se situa no vácuo; ela interage com o ambiente e seu resultado depende das influências sofridas por este.

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Wright, Kroll e Parnell (2000) conceituam estratégia como sendo os planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Segundo Oliveira (1997) a finalidade das estratégias empresariais é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa.

Cabral (1998) também conceitua estratégia como um processo que converge para o processo decisório. Neste sentido, as decisões estratégicas, além de estruturar o direcionamento da organização, determinam sua viabilidade face às mudanças. Estas decisões, ao traçarem, os objetivos da organização, delimitam sua esfera de atuação, padrões de operações e alocação de recursos. Por sua amplitude, elas concentram-se na eficácia global e não na eficiência de tarefas individuais.

Portanto o conceito de estratégia é definido como sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com