TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 2

Trabalho Universitário: Prointer 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Foi apresentado na etapa anterior do projeto “Produzindo com sustentabilidade” uma filtragem dos dados coletados que mostram a importância de conscientizar as pessoas envolvidas em uma determinada atividade de que o Meio Ambiente é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de cada ser, e que se não utilizada de forma correte pode acarretar danos irreparáveis e que afetara o desenvolvimento das gerações futuras. Na etapa seguinte vamos entender de forma aprofundada dentro dos parâmetros legais e ambientais como podemos fazer nossa parte para que possamos desfrutar de um mundo melhor e com respeito aos recursos naturais.

SUMÁRIO

Introdução pág.5

Contextualização pág.6-8

Fundamentação Teórica pág.8-9

Implementação do SGA pág.9-11

Conclusão (resultados) pág.12

Referências Bibliográficas pág.13

INTRODUÇÃO

Nesta etapa serão abordados com maior profundidade os aspectos, políticos e sociais a implementação do SGA na organização escolhida. A pesquisa realizada tem uma pequena paleta sobre um tema que esta sendo discutido com frequência entre o meio empresarial.

Aspectos como, política ambiental, metodologia, produção, relações publicas, objetivos e responsabilidade social são de real importância para atual situação do ambiente externo em que vivemos, o projeto visa equalizar os processos produtivos a fim de minimizar e se possível zerar qualquer tipo de resíduo gerado dos processos produtivos.

Contextualização da Pesquisa

• Política Ambiental

O projeto tem como prioridade o respeito ao Meio Ambiente e a comunidade que o cerca, seja no desenvolvimento das atividades de produção, estocagem, movimentação embarques de produtos e seus subprodutos.

Visando o alcance destes objetivos temos como meta estabelecer os seguintes compromissos para com a organização:

 Buscar tecnologias e métodos que mantenham os processos produtivos de forma sustentável e que não afete o Meio Ambiente.

 Cumprir integralmente as regulamentações e requisitos legais

 Motivar os colaboradores da organização e conscientiza-los de um crescimento com respeito ao Meio Ambiente e a sempre buscar pela melhoria continua da preservação.

 Apoiar programas que visam à educação ambiental juntamente com o publico alvo da organização.

 Medir e controlar continuamente o desempenho ambiental com o foco principal na racionalização do consumo dos recursos naturais, a fim de produzir de forma que não atrapalhe ou esgote os recursos para as gerações futuras.

Com essa política ambiental adotada pelo conselho do projeto, acreditamos que possamos alcançar sucesso no decorrer do processo de implementação do SGA na organização.

• Objetivos

 Estabelecer uma Política Ambiental.

 Identificar e controlar aspectos e impactos ambientais.

 Definir e documentar tarefas, responsabilidades, autoridades e procedimentos.

 Cumprir requisitos legais.

 Promover comunicação entre os setores da organização.

 Estabelecer metas e medir desempenho ambiental.

 Treinar colaboradores para que estejam aptos a seguir os procedimentos e requisitos legalmente estabelecidos.

 Evitar situações de emergências, ou seja, riscos biológicos que podem afetar o bem estar.

 Promover a integração do SGA com outros sistemas de gestão da organização.

 Promover melhorias baseadas no ciclo PDCA

• Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi realizada de forma exploratória, analisando-se o desenvolvimento empresarial em relação à questão ambiental. Primeiramente fez-se um levantamento bibliográfico e sua contextualização sobre os conceitos que envolvem o desenvolvimento da gestão ambiental e sua aplicação como prática estratégica na organização por meio da implantação do Sistema de Gestão Ambiental.

• Produção

Um sistema de produção é considerado sustentável quando todas as etapas do processo atendem a processos socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente adequados. A produção e o consumo sustentáveis têm um ideal em comum: reduzir o impacto dos processos produtivos sobre o meio ambiente e implementar o desenvolvimento econômico-social. A produção sustentável adota as melhores alternativas para minimizar custos ambientais e sociais durante a extração, produção e descarte dos produtos, o consumo sustentável passa pela escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais na produção, na utilização e no descarte.

• Relações Públicas

Para que as atividades de comunicação e meio ambiente possam ser exercidas como funções estratégicas nos negócios da instituição, é necessário que sejam reconhecidas pelos níveis de suas estruturas prioritariamente:

 Pela alta administração, responsável pela definição das estratégias voltadas para os interesses dos governos, acionistas, parceiros e da sociedade;

 Pelos especialistas, que oferecem seus serviços, negociam com os mercados e atendem os segmentos de públicos de interesse das empresas;

 Pelo nível funcional formado pelas coordenações e gerências de produtos e serviços das organizações.

 Pelo nível institucional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com