TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 3

Pesquisas Acadêmicas: Prointer 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação

Este trabalho tem por objetivo apresentar o desempenho adequado dos colaboradores dentro de uma empresa, e também de avaliar as medidas necessárias para identificar e reter profissionais qualificados na organização, e avigorando o valor das qualidades de um profissional para o reconhecimento do mesmo dentro da própria empresa, logo mais será discutido sobre as relações trabalhistas, também de suma importância para reter profissionais qualificados. Dentro destes conceitos não poderia de faltar sobre gestão de segurança e saúde no trabalho, que está vinculada à higiene do trabalho, e também se conecta perfeitamente a retenção de novos talentos e as relações sindicais e direitas trabalhistas.

Introdução

Quando discutido assuntos ligados à gestão de pessoas, falamos sobre competências individuais de cada profissional. Esta área tem sofrido muitas mudanças no decorrer do tempo, mudanças estas causadas em estratégias de melhoria, principalmente para reter novos talentos. Sendo assim, tornou se a responsável pelo bom desempenho organizacional, priorizando a importância que os funcionários têm para com a empresa, diante de tantas mudanças de uma nova era a Era da Informação. Com tantas informações seja elas ditas em leis, palestras, internet, livros e outros, as organizações necessitam se precaver de riscos inadmissíveis de prejuízos nos ambientes de trabalho, proporcionando a segurança física, mental, e social dos funcionários ou clientes. E assim eliminar danos e perdas no trabalho.

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

A Evolução do Sindicato no Brasil esta ligada diretamente a transformação da economia. As mudanças das últimas décadas conferiram características peculiares quanto à estruturação do mercado de trabalho em praticamente todos os países. Observou-se uma redefinição das relações de trabalho, com uma diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhadores na estrutura produtiva e, ainda, a persistência de importantes segmentos em atividades produtivas tradicionais. Diante disso, a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única e inexorável forma de inserção produtiva e de inclusão social. As questões que tendem a envolver a atenção sindical serão cada vez mais voltadas à inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros segmentos, e construindo, em conjunto, uma proposta de sociedade menos injusta e desigual.

Saúde e Segurança do Trabalho

Através da valorização e reconhecimento da compensação dos planos de benefícios sociais, da higiene e segurança do trabalho, e também das relações trabalhistas, as empresas começaram a reter uma maior parcela de talentos do que se não tivessem essas políticas de manutenção do capital humano, visto que dessa forma, a instituição passa a valorizar seus colaboradores, compreendendo que as pessoas são fundamentais para obter um desempenho pleno e satisfatório de suas atividades, refletindo no crescimento e desenvolvimento da empresa. A saúde e Segurança do Trabalho visam garantir condições adequadas à saúde e ao bem-estar dos colaboradores, no que se refere à observância dos preceitos legais quanto à aplicação dos novos conceitos de gestão ambiental e gerenciamento ecológico. Para fazer um programa de saúde e de segurança bem sucedido, é necessário que exista um forte empenho por parte dos órgãos de gestão, bem como, incentivando a participação do trabalhador no sentido de criar e manter um local de trabalho seguro e saudável. Uma gestão eficaz adota uma política de prevenção analisando todos os riscos no local de trabalho, procedendo à sua identificação e avaliação e não só os que são abrangidos pelas normas governamentais. Em todos os níveis de gestão devem ter a saúde e a segurança como prioridade. Devem executar uma comunicação eficaz, visitando e verificando o ambiente de trabalho, conversando com os colaboradores sobre as suas opiniões e preocupações, analisando os procedimentos e os equipamentos de trabalho. Devem ser estabelecidas diretrizes de responsabilidades em cada local de trabalho, deixando claros aos trabalhadores quem é o responsável pelas diferentes questões de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com