TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Ensaios: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

O mundo tem passado por grandes mudanças. Com o surgimento da grande empresa, da democracia econômica e social, a participação dos trabalhadores nas decisões organizacionais tem sido um dos temas mais debatidos. O desenvolvimento muito tecnológico das empresas deixou o proprietário do capital e passaram a ser confiado a um corpo de administradores e técnicos especializados, fazendo com que o capitalista perdesse o controle direto da produção.

"O progresso econômico e tecnológico fez com que a produção não pudesse ser dirigida sem o crescimento dos trabalhadores, ainda mais quando estes possuem um certo grau de educação e cultura e passam a pressionar no sentido de conquistar modificações em direção a uma democracia dentro das organizações". (Idalberto Chiavenato)

Os modelos de representação sindical envolvem a participação dos sindicatos fora dos muros da organização, ela decorre da atuação extrema dos sindicatos.

"Nas empresas em que os sindicatos dispõem de força de persuasão e de razoável numero de associados, existem comissões de fabrica, sistemas de informações em quadro de avisos, sistemas de controle pelos quais o sindicato avalia e monitora o desempenho da empresa quanto à política de admissão e de desligamento de pessoal, quanto a critérios de remuneração e de disciplina, e principalmente quanto ao atendimento das cláusulas dos acordos coletivos". (Idalberto Chiavenato)

A partir daí, como nem sempre se conseguem agradar a todos, alguns trabalhadores não satisfeitos com o seu trabalho e regras impostas dentro de suas organizações, revolveram criar certos tipos de sindicatos, que reivindicam seus direitos, tendo um relacionamento entre suas organizações e seus funcionários. Os funcionários têm como defesa esses sindicatos, que cada vez mais aparecem com mais força e algumas das vezes utilizam meios nem sempre convenientes para reivindicarem os seus direitos, como as greves, piquetes e formas de pressão sindical e muitas das vezes os maiores prejudicados são os donos das empresas que tomam grandes prejuízos com a paralisão de seus funcionários.

A participação dos sindicatos nas negociações é uma garantia indireta dos direitos do trabalhador, faz parte da rotina das empresas o acordo sindical. Mesmo assim não deixa de ser delicado e às vezes estressante, pois envolve diretamente os interesses empregador e dos funcionários. A presença de um profissional de RH ajudaria muito em cada etapa das negociações. A negociação trabalhista ocorre num determinado cenário físico e dela participam ativamente pessoas que definem interesses diferentes, patronais e trabalhistas. A participação efetiva dos colaboradores , tem mudado o cenário das organizações, influenciando em todas as decisões sendo elas diretas ou indiretamente.

E através dessas negociações trabalhistas estão surgindo novas gerações e relações do trabalho: as mudanças de padrão de comportamento, as mudanças de valores e a questão da diversidade. O diálogo continuo contribuindo para a credibilidade da empresa e parceria de colaboradores e sindicato.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com