TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Anahnguera

Monografias: Prointer Anahnguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  4.778 Palavras (20 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 20

Jonathan Saccomori da Silva – RA. 4200060121

Andre de Brito Nascimento RA:7971717507

Juliana CerchiariRA:4300070447

Viviane da Silva Rozatti RA: 2100245379

Ilio Giovani Lopes RA 6951497757

Projeto Interdisciplinar Aplicado

Curso Superior de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Prointer _ III

Curso Superior de

Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos

3ª Série.

Tutor Presencial. Graciela Santin

Tutor a Distancia

Passo Fundo Maio de 2014.

Jonathan Saccomori da Silva – RA. 4200060121

Andre de Brito Nascimento RA:7971717507

Juliana CerchiariRA:4300070447

Viviane da Silva Rozatti RA: 2100245379

Ilio Giovani Lopes RA 6951497757

Projeto Interdisciplinar Aplicado

Curso Superior de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Prointer _ III

Curso Superior de

Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos

3ª Série.

Tutor Presencial. Graciela Santin

Tutor a Distância. Graciela Santin

Passo Fundo Maio de 2014.

ÍNDICE.

RESUMO. 1

INTRODUÇÃO. 2

ACIDENTE DE TRABALHO. 3

CAP. 01 – REAL MINERAÇÃO. 5

1.1 - Histórico da Real Mineração. 5

1.2 – Missão. 6

1.2 – Visão. 6

1.4 – Valores. 6

1.5 – Fato Relevante. 6

CAP. 02 – O ACIDENTE 8

2.1 – Tragédia Anunciada. 8

2.2 – O Acidente. 8

CAP. 03 – A GREVE. 10

CAP. 04 – TERMOS PARA O ACORDO. 12

CAP. 05 – CAPTAÇÃO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO. 14

5.1 - Vantagens do recrutamento externo 15

5.2 - Desvantagens do Recrutamento Externo 15

5.3 - Avaliações dos candidatos 16

5.4 - Entrevistas técnica 16

CAP. 06 – O QUE MUDOU! 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 18

REFERÊNCIAS 19

RESUMO.

Na pequena cidade de Passo Real no estado do Rio Grande do Sul, onde fica localizada a, Real Mineradora, uma grande empresa do ramo de mineração com mais de 4.000 colaboradores, tem um grave acidente no ano de 1994, no setor leste da mina onde leva a morte 10 mineiros, esse acontecimento vem causar uma grande greve da categoria, com paralização nas atividades de setores diferenciados, bem como o comercio e o transporte, e diversos pontos que vem de encontro com a realidade daquele momento. Os acontecimentos que deram início a essa greve serão relatados no decorrer desse projeto. O abalo que a comunidade sentiu os danos ao mercado, às negociações. A visão global da situação, os fatores que levaram ao acidente e também o que foi mudado no cenário da empresa e da vida dos mineiros. Leitura que todo aluno de Recursos Humanos deve ter em seu currículo.

Descubra viva, aprenda, descubra novos processos de negociação, recrutamento, seleção e captação de novos colaboradores, através deste projeto. Normas serão abordadas, processos de seleção, informações sindicais, informações de riscos, bem como dados atuais e que fazem parte diariamente da vida de todos.

INTRODUÇÃO.

Os acidentes de trabalho só agora geram custos altos ao Estado, por causarem danos tanto aos colaboradores, bem como aos cofres públicos, uma vez que se pode dizer que muitos acidentes são causados por imprudência, negligencias, cargas elevadas de trabalho, entre outros aspectos, que vai ser tratado no decorrer deste relatório.

O tema proposto foi escolhido pela Rede Anhanguera Educacional, como desafio do Prointer -Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, onde criou-se um cenário de acidente trabalhista, envolvendo vários aspectos de negociação, pesquisa e elaboração do caso. Demonstrando a importância do sindicato, dos trabalhadores, da Empresa e de como isso afetaria o andamento do Mercado inserido a realidade da região.

O projeto traz como ponto principal a negociação entre todos os envolvidos, argumento, relatos, exigências, fatores decisivos, condições impostas por todas as partes envolvidas. O trabalho é descrito a seguir como uma explanação do que se caracteriza acidente de trabalho no ambiente nacional, o fato que foi totalmente criado pelos integrantes do grupo, a greve que foi ocasionada.

Após a Saúde e Segurança do Trabalho, começa o processo de negociação as exigências, as mudanças à captação de novos colaboradores, o treinamento, a inserção dos mesmos, e a continuação dos fatos até a grande reformulação que ocorrera na empresa e na vida dos colaboradores.

ACIDENTE DE TRABALHO.

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".*

Ao lado da conceituação acima, de acidente de trabalho típico, por expressa determinação legal, as doenças profissionais e/ou ocupacionais equiparam-se a acidentes de trabalho. Os incisos do art. 20 da Lei nº 8.213/91 as conceitua:

No mundo, mais de dois milhões de trabalhadores morrem enquanto desenvolvem alguma atividade profissional. No Brasil, uma média de mais de 4.000 trabalhadores morrem por ano em decorrência dos acidentes de trabalho. Há quem aposte que a principal causa do problema está na legislação trabalhista. Com leis flexíveis, muitas empresas estariam penalizando seus funcionários para reduzir os custos com máquinas e equipamentos de prevenção. Além disso, também há situações em que mesmo existindo lei e norma regulamentadora, o patrão ainda não as respeita e acaba gerando o tal do acidente de trabalho.**

Em âmbito internacional, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta que a solução desse dilema passa por mais incentivos à prevenção. A OIT ainda explica que os números alarmantes de acidentes e doenças ocupacionais são subestimados. Também há outro fator que pode contribuir para a ampliação do número de acidentados: nesse quantitativo, não estão incluídos os servidores públicos, os militares e nem os trabalhadores que atuam no setor informal, podendo assim gerar um numero ainda maior de trabalhadores que são afastados ou até mesmo que estampam as paginas de obituários de nossos jornais.

A verdadeira causa desses números que agridem mais que uma guerra é a ganância dos empresários e o descaso dos governos, que não fiscalizam nem punem as irregularidades. Com isso, os empresários têm toda liberdade para fazer o que bem entendem, submetendo o trabalhador às condições mais precárias, até mesmo, similares à escravidão. Falta de fiscalização pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aliado a falta de profissionais para fazer este trabalho que atualmente conta com menos de 3.000 funcionários para fiscalizar uma área do tamanho do Brasil.

Fatores como a contratação consciente de colaboradores, que estejam capacitados para as funções a serem exercidas, ou bem como o treinamento prévio, antes de ser mandado a campo podem diminuir gradativamente os acidentes de trabalho. Pois onde há um profissional treinado adequadamente, há também segurança no local.

CAP. 01 –REAL MINERAÇÃO.

Levando em consideração os dados acima apresentados, o relato a seguir vem demonstrar que fatores, como imprudência, ganância, carga horária excessiva, falta de condições no local de trabalho e principalmente ineficácia na fiscalização podem levar a conseqüências sérias e desastrosas.

Os fatos ocorreram entre os meses de fevereiro a julho de 1994, na pequena cidade de Passo Real, no interior do estado do Rio Grande do Sul, onde fica situada a empresa Real Mineração, especializada em extração de bauxita, entre outros minérios.

1.1 - Histórico da Real Mineração.

No ano de 1940, Benedito Moreira criou uma empresa mineradora no município de Passo Real, localizado no sul do Rio Grande do Sul. Através de uma visão pioneira, Benedito investiu em alguns depósitos de bauxita e desenvolveu a utilização das rochas potássicas como adubo. Em 1950 criou a empresa Benedito Moreira.

Em 1961, Benedito associa-se com seu filho Sebastião, e fundam a primeira empresa do Grupo, a Real Mineração, sucessora da Benedito Moreira. Sebastião, empreendedor nato, respondeu pelo desenvolvimento da Mineração, uma das onze empresas do Grupo, que possui além da Mineradora de Passo Real, mais 10 outras mineradoras em 8 estados do Brasil.

Seguindo diversos focos de trabalho, como extração de pedras preciosas, minério de ferro bem como o ponto inicial de todo o grupo que é exploração da Bauxita.

Na década de 90, as exportações da Mineração tornaram-se significativas, proporcionando sua consolidação em nível nacional e internacional, com seus produtos à base de bauxita.

Atualmente a Real Mineração e suas associadas no Brasil empregam mais de 12.000 funcionários, gerando pelo menos 5.000 empregos indiretos no país. Com uma capacidade produtiva de 375 mil toneladas ao ano de bauxitas sinterizadas, bauxitas ativadas, argilas refratárias sinterizadas, propantes, atende inúmeros segmentos industriais e comerciais, destacando-se a indústria de óleo e gás, a petroquímica, jateamento de superfícies, fluxo cerâmico para solda elétrica, refratários, abrasivos, tratamento de óleos, microfusão e fundição.

A maior parte desse volume é exportada para os Estados Unidos, Europa e América do Sul.

1.1 – Missão.

Prover minerais industrializados, fertilizantes e serviços de alta qualidade com o aproveitamento eficaz das jazidas e integração vertical, garantindo o fornecimento de longo prazo. Em conjunto com a consolidação dos negócios, otimizando produtividade e gerando valores aos acionistas, clientes, fornecedores e colaboradores de forma sustentável.

1.2 – Visão.

Ser um Grupo globalmente reconhecido pela excelência de seus produtos e serviços, com auto-suficiência em jazidas minerais, criando valor de forma sustentável e harmônica.

1.3 – Valores.

. Valorizar o espírito empreendedor, preservando a agilidade e flexibilidade empresarial, embasado em critérios técnicos, éticos e transparentes;

. Respeitar o meio ambiente através do uso consciente e sustentável dos recursos naturais;

1.4 – Fato Relevante.

No inicio do ano de 1994 foram contratados cerca de 50 novos colaboradores para fazer parte do grupo responsável pelas escavações no setor leste da mineradora. Onde se encontrava a mais nova fonte de Bauxita prospectada, uma área de aproximadamente 1.000m², com uma profundidade a ser tingida de 50metros, essa fonte é o que valeria a extração de 20% dofaturamento anual da empresa.

Mas por ter uma margem de tempo muito curta para a extração e não contar com mão de obra suficiente foi, então contratados os novos funcionários, mas somente 5 desses tinham experiência em mineração de Bauxita, o restante dos 45, estavam mesclados entre operários da construção civil, serralheiros, marceneiros e profissionais liberais, que viram uma oportunidade de ganhar dinheiro em um setor diferenciado.

Por estar instalada na pequena cidade de Passo Real, com cerca de 15.000 habitantes, a ao de obra por sua vez era escassa. Assim todo colaborador novo passava por um treinamento de 02 semanas para poder ir a campo, mas como o prazo para a exportação estava muito curto e a mineradora não passava por fiscalização desde o ano de 1990, os proprietários decidiram colocar a equipe em campo após 02 dias de treinamento, sendo que na equipe haviam 05 profissionais do ramo com mais de 03 anos de experiência.

Foram então alocados no setor leste para começar o preparo do terreno, com a limpeza prévia da vegetação e extração de possíveis pedras nas áreas externas do terreno.

O processo levou 01 semana, sendo que o tempo habitual seria de 10 dias, para uma boa revisão de possíveis erros, mas como o tempo para extração estava cada vez mais curto os responsáveis pelo controle, aferiram e liberaram para o inicio das escavações. Além do mais os colaboradores estavam com jornadas de trabalho de 12 horas diárias.

Sendo que A legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 08 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

A legislação dispõe ainda que não sejam computados na jornada normal diária os 5 (cinco) minutos antes e 5 (cinco) minutos depois da jornada de trabalho, observado o limite máximo de 10 (dez) minutos diários.***

Art. 59 - A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.****

Mas como a 04 anos não havia fiscalização os colaboradores estavam fazendo jornadas alternadas de 12 horas, para cumprir os prazos. Mas todas as horas extras eram pagas a parte da carteira, pois para o Sindimineradores-RS (Sindicato dos Mineradores do Rio Grande do Sul), estava sendo cumprida a carga horária de 08horas diárias. Uma vez que na folha de pagamento dos mesmos constava o salário normal.

CAP. 02 – O ACIDENTE.

2.1 – Tragédia Anunciada.

Após a limpeza do setor os colaboradores começaram as escavações, com a demarcação do local, bem como o plano de ação, mas não foi levado em conta a analise da densidade do terreno bem como a taxa de infiltração da água, que pode causar encharca mento da terra acima do posso de mineração. Fatos que com um treinamento mais aprofundado os colaboradores levariam em conta.

Começaram as escavações em meados do mês de fevereiro de 1994, com aproximadamente 05, metros escavados por semana, o que no comum em um prazo maior e com condições de segurança melhores a metragem por semana seria de 03 metros, para um estaqueamento das paredes, bom como a instalação da ventilação dos túneis que se formariam a seguir.

Após 08 semanas os colaboradores já haviam escavado 40 metros de profundidade por 03 metros de diâmetro, estavam chegando a veio principal onde encontrava-se o deposito de Bauxita, que seria extraída.

Na primeira semana do mês de Abril, ocorreu na região de Passo Real uma grande precipitação de água (chuvas), onde entrou para a história, como o maior volume de chuvas dos últimos 10 anos. Tendo em vista isso os responsáveis pela mineração e principalmente pelo setor leste. Intensificaram ainda mais as escavações no setor leste, pois a terra estava ficando encharcada e estava colocando em risco as estruturas do poço, juntamente o trabalho das ultimas 08 semanas.

Foi designada no dia 07 de abril uma equipe de 10 colaboradores para fazer a renovação das escoras das paredes do poço. Sendo desta equipe somente um membro com experiência e o restante de novatos.

2.2 – O Acidente.

Após 06 horas de trabalho, para renovação das escoras da parede do poço, houve um grande desabamento a aproximadamente 10 metros do inicio do túnel de entrada do poço. Sendo que os colaboradores ficaram presos abaixo do desabamento, em uma câmera de repouso do túnel principal a cerca de, 25 metros da superfície.

Como era uma empreitada de recolocação de escoras e não ficariam muito tempo no interior do poço, não levaram mantimentos, nem matérias de primeiros socorros, que se encontravam na sede da mineradora a cerca de 03km de distância do ponto da escavação, foi soado o alarme de emergência e contatada a equipe de resgate, mas como havia muita chuva e a terra acima do poço estava encharcada, não poderia ser feito nenhum tipo de escavação paralela com maquinas e equipamentos.

Somente dois dias após o acidente, foi iniciado o trabalho de resgate com fim das chuvas e uma melhor condição do solo, após 48 horas do acidente nenhum tipo de comunicação havia sido feita com a parte interna do poço, pois não haviam sido atendidos requisitos básicos de segurança, bem como: instalação de uma linha de comunicação interna e externa por telefones, porte de rádios de alta freqüência pelos colaborados, instalação de refúgios a cada 10 metros, sendo que havia somente 01 a cada 25 metros.

O Sindimineradores foi informado do acidente e compareceu ao local somente após 72 horas do ocorrido, onde compareceram responsáveis pela fiscalização, médicos, engenheiros e diretores.

Após 72 horas os especialistas da área não acreditavam mais, em tirar algum colaborador com vida do interior do poço, pois a falta de água, luz e comida eram certas, mas não sabiam como estava o interior do túnel.

Foram necessários 15 dias de escavações para retirar os corpos dos 10 colaboradores, que após as autópsias foram constatados mortos por afogamento devido ao grande volume de água que adentrou a túnel. Sendo um grande agravante, pois não havia sido feita uma analise anterior do solo.

Mineiro é resgatado após inundação em mina de carvão na China. (Foto: Reuters)

CAP. 03 – A GREVE.

Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação coletiva e voluntária de quaisquer atividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo (de conformidade com a "Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)".

A greve dos mineiros no Sul do Rio Grande do Sul. Ganhou reforço de mais 1,5 mil trabalhadores neste 1º dia do Mês de Maio dia Internacional do Trabalho. Cerca de três mil funcionários estão com os braços cruzados como pressão, as condições de trabalho impostas pela Real Mineradora, isso foi uma repercussão do acidente, ocorrido no dia 07 de abril, onde 10 mineiros perderam a vida.

Os funcionários do setor de mineração do Estado do Rio Grande do Sul estão com os braços cruzados, pedem melhores condições de trabalho, bem como treinamento continuado, seguro de vida, regularização da jornada de trabalho com no máximo de 08 horas por dia.

Outros funcionários ligados ao setor de mineração direta ou indiretamente estão dispostos a aderir à greve. Uma vez que a categoria é responsável por grande parte da movimentação monetária no sul do estado, governantes, empresários e lideres sindicais estão entrando em negociação para encontrar um acordo que seja benéfico para ambas as partes.

Os empresários responsáveis pela Real Mineradora, dizem que a greve vai trazer consequências ruis para os colaboradores até mesmo com, suspensão da prestação de serviço, suspensão do contrato de trabalho, danos a serem reparados e possíveis consequências penais, se a greve entrar em um rumo violento e de depredação de patrimônio.

Uma vez que Durante a greve é permitida a rescisão do contrato de trabalho com a demissão do grevista e a contratação de trabalhadores substitutos. Mas os lideres sindicais não estão levando em consideração demissão de possíveis grevistas, por outro lado os empresários fazem cada vez mais pressão para que isso ocorra, pois tem prazos a cumprir e estão cada vez mais apertados.

Do outro lado existe o Sindimineradores, que afirma! O direito de greve é assegurado pela Constituição Federal e por isso se fundamenta no princípio da liberdade individual e coletiva de trabalho.

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.*****

O sindicato está entrando em negociação com os mineradores, que alegam que só vão voltar às atividades normais, quando houver melhores condições de trabalho e quando forem pagas as indenizações as famílias dos trabalhadores mortos no acidente. Um acordo começa tomar forma, sendo que o sindimineradores, propõe que assumira parte dos avanços e melhorias para a categoria, uma vez que os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados.

São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados, assim trará atividades de aperfeiçoamento e capacitação profissional para a mineradora.

Trabalhadores estavam parados desde quinta-feira Foto: Caio Marcelo / Agencia RBS

CAP. 04 – TERMOS PARA O ACORDO.

Com as negociações em andamento o sindicato, começa a entrar em um acordo com os responsáveis da Real Mineradora, em uma assembleia com os trabalhadores, representantes do sindicato e diretores da empresa. Foi apresentada a lista de proposta para melhorias tanto financeiras, bem como melhorias no setor de trabalho.

• Melhores condições do local de trabalho:

o Ventilação dos dutos de trabalho com a existência de ar puro para respirar (Conforme NR 15)

o Controle de temperatura do local de trabalho, com resfriamento.

o Instalação de linhas diretas de comunicação.

o Instalação de câmeras de vigilância no interior do túnel.

o Posto avançado de emergência em cada local de escavações.

• Pessoal.

o Treinamento continuado dos profissionais (sindicato)

o Contratação de profissionais com experiência.

• Equipamentos de proteção.

o Existência de todos os EPI’S.

o Renovação constante dos EPI’S.

• Fiscalização.

o Fiscalização diária dos trabalhos realizados por inspetores treinados.

• Jornada de Trabalho.

o Jornadas de trabalhos mais reduzidas.

o Jornada diária de 06 horas com no máximo de 02horas de acréscimo.

o Jornada de 06 dias semanais.

• Remuneração.

o Remuneração com acréscimo de 10% na Folha.

o Todos das horas de trabalho, tanto normais como extras, devem ser descriminadas em folha.

Uma vez apresentada à lista de reivindicações, os grupos reuniram-se para deliberar sobre o que poderia ser feito para atender a todos os itens.

O grupo da Real Minerador se propôs a cumprir o que foi pedido, salvo o item de diminuir a carga horária e aumentar o salário em 10%, para isso teria que contratar mais mão de obra, e uma vez que era uma fonte escassa na cidade e na região não encontrai a mesma com experiência.

O sindicato por sua vez colocou-se a disposição para contratar os mesmos futuros colaboradores para a mineradora. E capacitá-los para assim evitar futuros acidentes.

Mediante essas colocações, a Real Mineradora aceita os termos dos grevistas e prepara-se para voltar a sua rotina de trabalho normal, mas com a constante apreensão do sindicato cumprir também o seus termos, com a contratação e capacitação dos novos colaboradores.

Fonte. Postado por Emerson Carvalho

CAP. 05 – CAPTAÇÃO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO.

O trabalho de recrutamento começa com a abertura de uma vaga, solicitação de pessoal ou afim (ALENCAR E COLS, 2008).

A solicitação de pessoal poderá mudar de acordo com a organização, mais o objetivo é possibilitar que o recrutamento e seleção obtenham dados e critérios que servirão de base para trabalhar currículos em função da vaga disponível (FRANÇA, 2007).

As informações sobre o perfil do cargo disponível, precisa ser verdadeiras e exatas. Uma vez alterado esse perfil, todo o processo poderá ser comprometido, causando desarmonia entre o perfil solicitado e o colaborador contratado (FRANÇA, 2007).

Segundo Chiavenato (1983) a definição para seleção de Recursos Humanos nada mais é que a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo àqueles que mais preenchem os requisitos aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.

Dentre as formas de recrutamento existentes o sindicato somente poderia trabalhar com o externo que consiste em, a forma pela qual a organização capta indivíduos no mercado de trabalho ou em fontes específicas. No entanto, existem aspectos positivos e negativos na captação de indivíduos por essa modalidade (LIMONGI-FRANÇA e ARELLANO, 2002).

Práticas de divulgação das vagas em aberto para captação de mão-de-obra externa à organização. A empresa coloca anúncios em jornais, contratam agências de emprego, consultorias de Recursos Humanos e afins. Este tipo de recrutamento só deve ser realizado após avaliação do recrutamento interno, mas é necessária após um tempo para introduzir novas idéias e atitudes para a organização (CHIAVENATO, 2004).

Bem como foi visto acima essa modalidade de recrutamento tem algumas vantagens e desvantagens.

5.1 - Vantagens do recrutamento externo

Para Carvalho e Nascimento (1997) o recrutamento externo oferece:

• Uma gama diversificada de perfis para proceder com seleção de pessoal;

• Agilidade na captação de pessoas.

• Traz pessoas novas para a organização;

• Promove a criatividade e idéias;

• Muda a estrutura da organização, a composição das equipes trazendo a diversidade no trabalho.

5.2 - Desvantagens do Recrutamento Externo

Carvalho e Nascimento (1997) mostram as desvantagens do recrutamento externo nos seguintes aspectos:

• Alto custo;

• Desmotivação de colaboradores internos por não serem considerados para processos seletivos da empresa.

• Há demora do processo;

• Requer cautela por tratar de pessoas desconhecidas;

• Monopoliza vagas;

• Barra a carreira de colaboradores já empregados;

• Afeta a política salarial da empresa. O colaborador recém contratado pode ter seu salário diferenciado em relação a um colaborador mais antigo.

Levando em consideração todos os aspectos abordados acima o Sindicato dos Mineradores, começou o trabalho de Captação de novos muitas vezes tendo que usar até mesmo os Headhunters.

Na tradução para a língua Portuguesa significa “Caçadores de cabeças”, mas a importância desses profissionais é bem maior, pois são responsáveis por encontrar talentos, daí o nome de caça talentos. São especialistas em recrutamento, buscam as pessoas certas para cargos importantes, sendo de modo rápido, ágil e sigiloso, trabalham na maioria cargos considerados o topo ou top management (CÂMARA et al, 2003).

Um headhunter precisa de uma rede de contatos ágil e atualizada pois muitas vezes, esse profissional entrega ao contratante o candidato buscado em apenas 24 horas.

Esse profissional busca apoio na internet, revistas especializadas, além de ter uma visão ampla do mercado na área, por isso um headhunter pode ter qualquer formação universitária; o que determina seu sucesso são os meios que ele busca para trabalhar e a qualidade do seu neetwork(CHIAVENATO, 1997).

Boa parte destes custos foi financiada pelo fundo de aplicação dos associados, mas sempre buscando melhores profissionais para tendo isso em vista o sindicato utilizou também no processo de recrutamento profissional com experiência na Real Mineradora. Que contribuíram para identificar os melhores candidatos às vagas, pois são conhecedores dos processos internos, bem como das facilidades e dificuldades das funções as quais serão submetidos no dia-a-dia bem como no período de treinamento que antecederá o campo.

5.3 - Avaliações dos candidatos

Os meios utilizados que permitem avaliar os candidatos são distribuídos em testes, dinâmicas de grupo, entrevistas. Essas técnicas supõem que há uma correspondência com o desempenho no futuro trabalho (PAIVA, 2010).

A responsabilidade da avaliação, não é apenas responsabilidade do recrutador mais também do requisitante da vaga que elaborou, participou de testes, dinâmicas de grupos. A participação do requisitante amplia o compromisso nos resultados (VIEIRA,1994).

5.4 - Entrevistas técnica

Obtém e aprofunda informações técnicas, experiência profissional e habilidades do candidato, realizadas pelo colaborador que o candidato se reportará. Fundamenta a decisão de qual candidato será escolhido, portanto é de caráter decisivo (MENDONÇA, 2002).

Apurou conhecer todos os aspectos da mineradora, bem como atribuições dos cargos, conhecimento específico do candidato e materiais de uso diário juntamente com conhecimento do produto a ser trabalhado e suas principais vantagens.

Após todas as etapas foram contratados 30 novos colaboradores, com capacitação, treinamento continuado e com uma projeção de crescimento muito maior do que somente um posto de trabalho a ser ocupado.

CAP. 06 – O QUE MUDOU!

Muito foi mudado após o acidente, mas principalmente as condições de trabalho dos colaboradores, a segurança, auto estima, e relação entre as partes tanto sindical, associados como patronal. Ambas hoje trabalhando junto, para garantir uma melhor atividade. Mas os pontos transformados em cada parte envolvida são:

Real Mineradora.

• Mudança no trato com os colaboradores.

• Aumento de 30% de produtividade.

• Diminuição de 45% nos acidentes de trabalho com afastamento.

• Mudança no Pensamento da empresa como um todo.

• Valores – sendo acrescentados mais 03 novos valores.

• Valorizar o espírito empreendedor, preservando a agilidade e flexibilidade empresarial, embasado em critérios técnicos, éticos e transparentes;

• Respeitar o meio ambiente através do uso consciente e sustentável dos recursos naturais;

• Valorizar seus colaboradores promovendo seu desenvolvimento profissional e formando um eficaz quadro gerencial;

• Valorizar e promover contínuo treinamento e educação em segurança e saúde no trabalho e qualidade de vida;

• Responsabilidade com compromisso.

Colaboradores.

• Plano de crescimento.

• Melhores condições de trabalho

• Aumento gradativo na qualidade de vida proposto pelo acréscimo de 10%

• Sensação continua de segurança.

Sindicato.

• Maior interação com a vida dos associados.

• Criação de uma equipe de captação de novos talentos.

• Um acréscimo de 60% no número de associados

• Um aumento de 30% nos ganhos sindicais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

O projeto acima descrito trouxe uma linha de raciocínio abrangendo um greve fictícia de Mineiros, que após um acidente causado por negligencia tanto da parte operacional como da Mineradora, causou uma Greve geral da categoria, em busca de melhorias e condições mais humanas de trabalho.

Conclui-se que os fatos levam aos meios, sendo assim os resultados atingidos pela paralisação da categoria mediante o ambiente, foi de que a participação mais ativa de todos os lados seja ele, operário (mineiro), Sindical (Sindimineradores) ou Patronal (Real Mineradora), traz um resultado mais satisfatório, ao conjunto. Com ações mais direcionadas a capacitação, um bom recrutamento, um treinamento continuado, uma participação mais ativa do sindicato. Todos esses fatores convergem para uma melhor negociação e melhor condição de trabalho.

Fatores que trouxeram além de qualidade de vida aos funcionários, lucro para a Mineradora, um número maior de associados o Sindicato.

Comentário Pessoal:

Como seria melhor para todas as partes, se todos os órgãos envolvidos no processo de trabalho, tivessem uma relação por igual dos funcionários. Gostei muito de Fazer parte deste Projeto, pois pude aprofundar melhor o meu conhecimento na área de Recursos Humanos.

Gostaria de Sugerir uma abordagem mais significativa para o Recrutamento e Treinamento de Profissionais, pois é uma área que busco cada vez conhecer mais.

Agradecemos aos colegas do grupo em particular a Professora Graciela Santin, que com muita paciência nos atura nas noites de aula e fora delas também, orientou e coordenou nosso processo de criação do Prointer.

REFERÊNCIAS

Básicas

NR-22, Segurança e saúde ocupacional na mineração (122.000-4), Brasil: Ministério do Trabalho e da Previdência Social Secretaria Nacional do Trabalho, 2002. 37p

NR-15, Atividades e operações insalubres (115.000-6), Brasil: Ministério do Trabalho e da Previdência Social, Secretaria Nacional do Trabalho, 2002. 99p.

AIRES, Ana. Recrutamento e Seleção, set. 2007. Disponivelem:http://www.notapositiva.com/superior/gestaoempresarial/gestaorechumanos/recrutamentoeseleccao.htm. Acesso em: 12/05/2014

ALENCAR, E.T.S; at al (2008).Introdução ao recrutamento de pessoal. Coluna de internet disponível em www.administradores.com.br consultada em 08/05/2014

ALMEIDA, Walnice. Captação e Seleção de Talentos Repensando a Teoria e a Prática. São Paulo: Atlas, 2004.

CARVALHO, Antonio V. de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. v 1

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações.Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. São Paulo – Pioneira Thonson, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto.Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. ed. 8. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

Complementares.

ROBBINS, Stephen Paul; 1943. Administração: mudanças e perspectivas. (tradução Cid Knipel Moreira). São Paulo: Saraiva, 2003.

ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. 9. ed. São Paulo: Prenice Hall, 2004.

...

Baixar como  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »