TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer I

Dissertações: Prointer I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 11

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)

RELATÓRIO PARCIAL

EDNA SHIRLEY DANTAS DE OLIVEIRA: RA 6305194570

ELTON FLAVIO CLEMENTINO DA SILVA: RA 55560125129

HALLEF LOPES VIEIRA: RA 6056472523

MARIA SOCORRO FARIAS DE LIMA: RA 694828764

SUELLEN ARAUJO VICENTINI: RA 6303109100

Tutor a Distancia:

Allana BRIANCA SANTOS FIGUEIREDO.

TAGUATINGA/DF

2014

SUMÁRIO

1- Apresentação ------------------------------------------------------------------PAG.01

2- Referencial teórico------------------------------------------------------------PAG.02

2.1 Técnicas de Recrutamento e Seleção-----------------------PAG.02

2.1.1 Planejamento do Processo Seletivo--------------PAG.02/3

2.1.2 Técnicas de Captação e Seleção----------------PAG.03

2.2 Saúde e Segurança do Trabalho ----------------------------PAG.04

2.2.1 Segurança x Acidente de Trabalho---------------PAG.04

2.2.2 Doenças Ocupacionais------------------------------PAG.04

2.3 Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas --------PAG.05

2.3.1 Sindicatos---------------------------------------------PAG.06

2.3.2Acordo X convenção coletiva

3- Considerações Finais-----------------------------------------------------PAG.07

4- Referencias-----------------------------------------------------------------PAG.08

1- APRESENTAÇÃO

Ao longo desse trabalho iremos abordar todas as áreas dos recursos humanos, como funcionam as rotinas e como se organiza um processo seletivo quais as questões logicas e de espaço tempo e dinheiro serão necessários para a realização do processo seletivo, quais são as técnicas mais utilizadas no momento como o selecionador deve iniciar e tranquilizar os participantes para enfim começar as suas avaliações sobre o desempenho de cada um deles e como eles se saem em uma dinâmica de grupo.

Como se organiza um bom processo de captação e seleção, pois uma seleção mal feita pode não gerar o resultado esperado sendo desperdiçado tempo do responsável pela seleção, custos a empresa e sendo ate preciso à realização de um novo processo com isso e muito importante o planejamento e uma boa seleção, pois assim se evita muito desperdício. Pois captar novos talentos e selecionar ou internamente candidatos que estejam dentro do perfil da vaga. Outra saída muito utilizada nas organizações e a capação de colaboradores no mercado de trabalho buscando os que não estão trabalhando e ate mesmo os que já estão empregados oferecendo melhores salario que se emprego atual para captar esse colaborador.

Serão abordados temas como saúde e segurança do trabalho, as principais doenças ocupacionais do nosso tempo e porque em geral elas acontecem, programas que busca diminuir os ricos de acidentes.

Uma abordagem sobre a origem dos sindicatos e porque eles surgiram, quando e porque o aparecimento desse movimento séc. xx, porque se fez necessário um novo movimento surgiu. O que acontece com o mundo após a revolução industrial, pois as pessoas passaram a ficarem mais em seus empregos e menos em casa om isso muitas organizações abusavam do poder o que isso provocou no mundo moderno e a utilização de sindicatos por movimentos políticos para angariar votos não tendo o interesse mesmo de ajudar, ou buscar melhorias para a classe que ele representa, mas com o passar dos anos o sindicato se resumiu mais a buscar melhorias de salario e de benefícios, na referente data base de sua categoria.

Abordaremos os acordos coletivos de trabalho e as convenções trabalhistas e as diferenças entre elas. Como são feitas ou homologada.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Técnicas de Recrutamento e Seleção

Segundo MIchaels (2002),não são os processos de seleção que vão dizer se uma empresa vai ter um ótimo ou mal desempenho mas sim a postura de seu lideres com o pensamento cooperativo e sobre sua organização e como manter e motivar seus talentos , e preciso ter uma mentalidade voltada para o talento isso deixara a seleção estratégica. Sem isso não terá sucesso a captação.

Para a mentalidade de captar talentos e de transmitir o pensamento e valores da empresa tem de vir de cima da diretoria, pois e comprovado quando esses movimentos veem de baixo não conseguem atingir o auto escalão da empresa por isso e imprescindível que as ordens partam de cima e seja seguido por gerente e lideres ate chegar nos trabalhadores.

Segundo Sarsur (2003) que a uma diferença enorme entre a teoria e a pratica na hora de selecionar, pois menos de 7% das empresas brasileiras pesquisas tinham programas de captação de talentos como estágios ou trainees.

Recrutar não e só observar o candidato em um teste ou dinâmica e enxergar nele o que a empresa busca ver o seu potencial que pode ser lapidado em prol da organização e do crescimento do colaborador, por isso e indispensável que o selecionador tenho em mente o que a empresa busca suas politicas e filosofias organizacionais e estar sempre atento as mudanças de mercado e oferta de não de obra.

2.1.1 Planejamento do Processo Seletivo

Segundo Adriana bruno (2012), o processo de seleção deve ser planejado com antecedência, pois o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com