TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE VILA DOS REMÉDIOS, OSASCO, SP.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

BÁRBARA PEREIRA DA SILVA                                  RA: 8518880951

EDNA SANTOS SILVEIRA                                            RA: 8742154859

          SOLANGE RIBEIRO SILVA                                           RA: 2751606168

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS – (PROINTER IV)

TUTOR PRESENCIAL - Prof.ª Maria da Glória dos Santos Vasconcelos

TUTOR À DISTANCIA – Prof. Kauane Balarini

OSASCO / SP

2015


BÁRBARA PEREIRA DA SILVA

EDNA SANTOS SILVEIRA

SOLANGE RIBEIRO SILVA

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ADEQUAÇÃO DO

DESAFIO PROFISSIONAL A PROPOSTA DO PROINTER IV

Projeto Interdisciplinar aplicado à Tecnologia em Recursos Humanos, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Vila dos Remédios, Osasco, SP, sob a orientação da tutora presencial – Prof.ª Maria da Glória dos Santos Vasconcelos

OSASCO / SP

2015


SUMÁRIO

RESUMO                                                                                         4

1. INTRODUÇÃO                                                                                 5

2. UTILIDADE DA PESQUISA SALARIAL                                                6

3. TIPOS DE AMOSTRAS UTILIZADAS                                               7 E 8

4. CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA COLETA DE DADOS                9

REFERENCIAS                                                                                 10

RESUMO

É notório que toda empresa para ter sucesso em seu ramo de atuação, necessita elaborar uma consistente e dinâmica estratégia de Plano de Cargos e Salários. Entre inúmeras vantagens da implantação do Plano de Cargos e Salários está a de permitir que a empresa classifique seus colaboradores de acordo com seus talentos, suas aptidões, e que adote uma política de remuneração adequada conforme a função desempenhada por cada um deles.  Sendo a Administração Salarial uma atividade que busca o equilíbrio interno e externo dos salários e benefícios, de forma que os empregados sintam o reconhecimento de maneira justa e equilibrada. O trabalho de pesquisa salarial tem por objetivo avaliar a competitividade de uma organização no que se refere à remuneração em relação a determinado mercado, assim como visa fornecer subsídios para que a empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial, levando em consideração a valorização e a retenção de seus talentos. Seguramente, um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos é a existência de um Plano de Cargos e Salários, consistente e voltado para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da organização. Um bom Plano de Cargos e Salários deve ser estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado). Uma das etapas do Plano de Cargos e Salários é a pesquisa salarial. Em um mundo globalizado competitivo, as empresas necessitam adaptar-se frente as novas estratégias de Gestão de Pessoas para conseguirem contratar e manter profissionais qualificados que possam agregar valores a organização. Portanto é preciso a criação de uma estrutura de cargos e salários que seja considerada justa pelos colaboradores, buscando abordar de maneira clara, um plano de cargos e salários na Gestão de Recursos Humanos de uma empresa.


  1. INTRODUÇÃO

pesquisa salarial é uma prática muito utilizada pelas empresas nos dias de hoje. Trata-se de um estudo sobre a competitividade salarial e dos benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa A Pesquisa Salarial proporciona a visualização dos Salários, benefícios e promoções dos Cargos no mercado, servindo como meio de divulgação interna aos funcionários e possibilitando de forma justa, clara e coerente a atualização do Plano de Cargos e Salários. Os dados obtidos nesta pesquisa são utilizados como base para a política salarial a ser adotada. Uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários pagos dentro da mesma, o chamado equilíbrio interno. Permitindo também que haja um equilíbrio entre as práticas salariais das demais empresas, o chamado equilíbrio externo. Para o colaborador de uma organização, o salário é sua principal fonte de renda, o combustível para satisfazer suas necessidades básicas e de seus possíveis dependentes. A remuneração torna-se, então, um demonstrativo de quanto a empresa valoriza seu trabalho. Em contraponto, para o empregador, o salário constitui um dos principais meios de custo. A Pesquisa Salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra. É um instrumento essencial para a definição da política salarial da empresa. Estabelecer uma política salarial justa é essencial para harmonizar os interesses econômico-financeiros da organização com as pretensões e a qualidade de vida de seus colaboradores. A Pesquisa tem os seguintes objetivos: conhecer as práticas e tendências do mercado com relação a trabalhos e benefícios; definindo assim o nível de competitividade da política de remuneração da empresa frente ao seu segmento; definindo parâmetros de atração e retenção dos colaboradores conhecendo assim os salários praticados por outras organizações, bem como a reação do mercado à política de salários ajudando assim a determinar critérios salariais a serem praticados pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (195.3 Kb)   docx (109.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com