TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV Logística

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.408 Palavras (30 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

POLO: CAUCAIA

NOME: GISELLE MAGALHÃES ALVES – RA 2712194630

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA (PROINTER IV)

RELATÓRIO FINAL

TUTOR À DISTÂNCIA: THELMA MARIETE SANTOS COSTA

Caucaia / CE

2017


NOME: GISELLE MAGALHÃES ALVES

RA 2712194630

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA (PROINTER IV)

RELATÓRIO FINAL

Trabalho Apresentado ao Curso Tecnologia em Logística da Uniderp, como requisito final à obtenção de notas da disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística (PROINTER IV).

CAUCAIA / CE

2017

RESUMO

O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management, cujo desenvolvimento iniciou-se na década de 1980, significa o planejamento de processos de negócios que integram não somente as áreas funcionais da organização, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações na busca da redução de custos visando agregar o máximo valor ao cliente final e consequente rentabilidade maior. Toda empresa possui um depósito utilizado para armazenar seus materiais utilizados nas atividades desenvolvidas no seu cotidiano, seja uma indústria ou empresas de serviços, todas de alguma forma possuem estoques. No âmbito da Logística essas embalagens também trazem algumas características que facilitam a sua movimentação e estocagem, mesmo que a preocupação seja reduzir os estoques a movimentação de transporte e atividades de carregamento e descarregamento nas docas devem ser acompanhadas se certos cuidados e acondicionamento das mercadorias para evitar avarias operacionais e outras perdas provenientes da má operacionalidade e gestão. A siderurgia entra em um dos cinco grupos da metalurgia, os outros quatro são: produção de ferro-ligas, fabricação de tubos, metalurgia de metais que não contém ferro e a fundição. Para muitos negócios, manter estoques dos produtos é fundamental. O estoque de segurança é uma quantidade de estoques que se tem, mas que não se deseja usar. Os custos nos nós são definidos como os custos atribuídos a um determinado nó intermediário, pertencente a uma rede de transporte, entre o ponto inicial de origem da carga e o ponto final de consumo no destino da carga. Esses custos representam os custos de transbordo e movimentação em terminais, custos de armazenagem e movimentações em pátios internos e outros custos atribuídos aos nós de uma rede. O mundo todo tende hoje a formar um mercado só. O capital vai de um lado para o outro, como a tecnologia. Inclusive se produzem importantes migrações de trabalhadores de um país ou do outro. Esta é a nova economia global. O indicado para a siderúrgica é o Agente Externo, que com ele conseguirá vender sua mercadoria e a empresa pagará apenas pela comissão das vendas realizadas, gerando rotatividade de venda.

Palavras-Chave: Siderúrgica. Logística. Cadeia de Suprimentos. Estoque.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1. Revisão teórica sobre Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada        5

2.  Análise bibliográfica sobre a gestão eficiente dos estoques        6

3. Pesquisa teórica sobre Armazenagem        8

4. Revisão bibliográfica sobre processos de exportação         11

5. Pesquisa teórica sobre modais         13

6. Levantamento de dados         13

7.   LAYOUT         14

8.estoque de segurança         16

9. sistema de distribuição da Souza & Catarino Ltda         16

10. Reduzir o impacto dos custos de transporte         18

11. Prover informações à empresa que a torne apta para exportar seus produtos         18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22


INTRODUÇÃO

Neste projeto interdisciplinar realizado para o curso de Tecnologia em Logística tem como objetivo a avaliação de aprendizado do conteúdo ministrado. Neste relatório parcial será abordado além da revisão teórica sobre Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada, uma análise bibliográfica sobre a gestão eficiente dos estoques; Pesquisa teórica sobre Armazenagem e proceder à uma revisão bibliográfica sobre processos de exportação, no relatório parcial, no final será feito a Elaboração de um plano de reestruturação para a Siderúrgica Souza & Catarino Ltda.

A empresa Souza e Catarino Ltda, localizada em Londrina, Paraná, atua no ramo de siderurgia e produz vários produtos de aço: Lingotes; barras; perfis lisos e corrugados. Hoje em dia o grande desafio das organizações consiste em operar de forma eficiente e eficaz com vistas a garantir a continuidade de suas operações, obrigando-as a constantemente buscar vantagens competitivas.

Em um país como o Brasil, de dimensões continentais, o resultado econômico gerado pela cadeia logística tem papel fundamental no sucesso do processo produtivo e comercial das organizações. Deficiências nas estruturas de transporte disponíveis no país contribui negativamente para a competitividade dos produtos nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (363.1 Kb)   docx (93.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com