TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar de aprendizagem

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM I

ANA CLÉIA DE MELO LEMOS – 303025

ELAINE ALVES PEREIRA DOS SANTOS – 286590

JORGELITOM LOPES TAVARES – 303784

TIAGO MUNIZ PINTO – 292732

Questionário Diagnóstico apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação e atribuição de nota da 1ª etapa do Projeto Multidisciplinar de Aprendizagem I.

Tucuruí/PA

24/04/2012


[pic 2]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I (PMA I)

Etapa 1 –

Roteiro de Entrevista/Questionário

Informações Gerais

  1. Qual é o nome fantasia da empresa?

A Empresa atende pelo nome Viação Tucuruí, porém é uma fusão de três empresas de razões sociais diferentes, contando atualmente com um total de 139 (cento e trinta e nove) funcionários distribuídos em vários setores, como motoristas, cobradores, mecânicos dentre outros, além de funcionários administrativos.

  1. Qual é o ramo de atividade, segmento e o mercado que a empresa atua?

Ela atua no transporte regular urbano e regular não urbano de passageiros (transporte coletivo), de cargas secas e encomendas e locação de veículos rodoviários.

  1. Qual ou quais são os produtos comercializados e/ou produzidos?

O principal produto de comercialização da empresa é o transporte de pessoas, cargas e encomendas.

  1. Qual ou quais são os principais fornecedores?

Como se trata de uma empresa que optou pela terceirização de serviços, existem vários fornecedores de serviços, como a empresa trabalha com ônibus, existem fornecedores de peças e acessórios, assessoria jurídica prestada pela empresa cattani, além dos serviços terceirizados prestados nos casos de contabilidade, fornecimento de combustível dentre  outros.

  1. Qual é o público alvo?

A População em Geral, em especial os residentes no Município de Tucuruí e Breu Branco, já que são Municípios onde a empresa atua de forma direta.

Gestão de Pessoas

  1. Os colaboradores da empresa são adequadamente informados sobre suas posições na estrutura organizacional? Comente essa informação.

Sim, na contratação de um colaborador, durante a triagem que a empresa realiza ele é cientificado da função que irá exercer e o setor que irá atuar e como é a subordinação dentro da empresa, a quem deve recorrer quando houver algum problema na sua unidade de trabalho.

  1. A estrutura organizacional da empresa conduz à cooperação e ao intercâmbio pleno e ágil de informações entre as várias unidades da área de Recursos Humanos?

Levando-se em consideração que a empresa é adepta da terceirização de serviço, já citado, como por exemplo serviço contábil, atendimento médico, existem dois funcionários que atuam na função de auxiliar administrativos, subordinados a gerência geral da empresa, que facilitam o intercâmbio e agilidade dos serviços, pois, se tratando de um serviço terceirizado, veem nesta, a responsabilidade direta sobre os serviços, quanto aos problemas surgidos fora do alcance das prestadoras são solucionados pelos encarregados de setores e em último caso pela gerência geral.

  1. Pode-se observar na empresa um clima favorável e uma comunicação bilateral franca relacionado às tarefas do dia a dia entre líderes e liderados?

Sim, as informações são passadas diretamente ao funcionário sobre suas atividades em cada setor e estes tem a liberdade de apresentar problemas que surjam no dia-a-dia e no caso, de se acharem lesados de seus direitos e não terem seus problemas solucionados o Sindicato da categoria intervêm até que cheguem a uma solução que seja adequada a cada caso.

  1. A empresa tem um programa formal e eficaz de avaliação de desempenho de colaboradores?

                         ( x )  sim                         (   ) não

       5.1) Caso a resposta for positiva, como este programa é desenvolvido?

Como existe uma hierarquia dentre os funcionários onde estes podem ser promovidos de cargos e funções , esta avalia de forma seletiva, valorizando o desenvolvimento pessoal quanto ao esforço individual, aquele que apresentar desenvoltura e aptidão para ocupar uma outra função ou cargo será promovido, quando houver vaga e no caso, de um colaborador não se adequar as normas da empresa o mesmo deixará de fazer parte do quadro de colaboradores da mesma.

 

Técnicas de Administração de Pessoal

  1. A empresa possui plano de cargos e salários?

(  x ) sim                      (   ) não

  1. Caso a resposta seja negativa, a empresa têm a perspectiva de elaborar um plano de cargos e salário? Por quê?

  1. No contrato de trabalho do empregador com o colaborador, estão expressas as jornadas de trabalho, adicionais de horas extras e/ou demais adicionais?

Sim, porém a empresa trabalha com sistema diferenciado de escalas (jornadas de trabalho), onde as horas extras são compensadas em folgas.

  1. Os descontos em folhas de pagamento são realizados em recebidos devidamente autorizados e assinados pelos colaboradores?

Sim, o colaborador é informado de todos os proventos e descontos e os motivos pelo qual está sendo inserido em sua folha de pagamento ou em recibos de descontos, antes de serem efetuados.

  1. A empresa trabalha com entrevista de desligamento?

Os encarregados dos setores são os responsáveis em contactar com os colaboradores lhes advertindo de suas situações funcionais, dependendo do que ocorrera este poderá ser demitido com ou sem aviso prévio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com