TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as funções do gestor escolar na gestão democrática da educação?

Por:   •  20/10/2019  •  Dissertação  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

                                         Curso de Licenciatura em Pedagogia

                                                              Disciplina: Gestão 2

Aluno: DANIELE PEREIRA DA SILVA CRISANTO                       Matrícula: 18111080139

A) Quais são as funções do gestor escolar na gestão democrática da educação?

           O papel do gestor em seu ambiente de trabalho é proporcionar aos seus companheiros um ambiente harmonioso sabendo articular suas funções que não são poucas, onde enfrenta vários desafios para executar. E um dos primeiros desafios que um gestor enfrenta é conseguir envolver toda a equipe da escola com os objetivos a serem alcançados de acordo com projeto politico pedagógico.                                                De acordo com depoimento de alguns professores e diretor no  vídeo Fazendo escola  é do gestão  a responsabilidade máxima quanto à consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento plenos dos objetivos educacionais, organizando, dinamizando e coordenando todos os esforços nesse sentido e controlando todos os recursos para tal. Devido a sua posição central na escola, o desempenho de seu papel exerce forte influência tanto positiva, como negativa sobre todos os setores da escola.                                                                                                        O gestor é aquele que faz gestos ,que conduz ações ,alimenta o trabalho de todos e convoca todos para responsabilidade , através de atitudes e ações para uma educação de qualidade e  que abra as portas para a comunidade. É também aquele que  junto com a sua equipe é responsável pela elaboração e nutrição do projeto politico pedagógico. As funções do trabalho do gestor estão diretamente relacionadas à organização e gestão da escola.                                                                                                                                       Liderar, planejar, com a participação dos envolvidos no cenário escolar, organizando, dirigindo e controlando todo o processo administrativo, utilizando-se de concepções e ferramentas administrativas. Visando o alcance dos objetivos e metas planejadas no projeto politico pedagógico .Essas são algumas das funções do gestor escolar.        

1- Na gestão democrática de escola...

  1. a função dos colegiados é mais relevante que a do(a) diretor(a). (  E  )
  2. a função do(a) colegiado é consultiva, sem poder de decisão   (  E )

2- O objetivo principal de implementar uma gestão democrática da escola é...

 a) a formação do aluno e seu aprendizagem. (   C )

b) formar alunos para uma sociedade democrática, participativa, e colaborativa, com direitos e responsabilidades. (  C )

c) um fim em si mesmo: possibilitar que todos os setores envolvidos direta ou indiretamente na educação possam manifestar sua opinião sobre a gestão da escola. ( C )

3)  a) O conceito de liderança do diretor da escola é incompatível com o de gestão democrática da escola. (  E )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com