TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE VISITA AO RODEIO

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO

Aos dias vinte e dois dias do mês de setembro de dois mil e doze os alunos do curso técnico em agronegócio, reuniu-se oito horas e trinta minutos em enfrente ao prédio do CETAM para dar inicio as atividades de aula a campo, por volta das nove horas chegamos ao parque de exposição DR. Renato Pereira Gonçalves no KM 07, antes de começar os trabalhos a professora Luana Farias reuniu a turma para fazer a explanação como iria proceder aos trabalhos e  as coletas de informações junto aos produtores, logo em seguida foi apresentado pelo senhor Alcenor, o produtor Oney Rossato e presidente da associação dos produtores e pecuarista do Munícipio de Humaitá/AM (APRHUMA), onde abordou o sistema de criação de pirarucu que só cria por Hobby, E necessário para exercer sua atividade do manejo do pirarucu e necessário ter as licenças ambientais, alguns desses pirarucu que se encontra em sua propriedade foram extraído rios e igarapés outra parte foi comprado de piscicultores de Rondônia devidamente legalizados junto aos órgão competentes. Destacou-se a criação de tambaqui em tanque escavado e sua comercialização em Humaitá que o consumidor em Humaitá tem suas exigências que o pescado tambaqui atinja o seu peso acima de 2 kg, já em Manaus o tambaqui e aceito com o peso de 700 gramas o seu Oney Rossato Relatou o uso de tecnologias no processo produtivo, obedecendo aos padrões exigidos pela legislação, foi relatado pelo produtor alguns gargalos sendo que um dois principais esta relacionado a questão ambiental. Que todo o seu processo de criação de tambaqui de sua propriedade foi realizado com seu recurso próprio. Relatou também que escolheu esse ramo de atividade por ser uma atividade lucrativa e vantajosa do que as outras atividades, como por exemplo, a criação de gado.

No segundo momento foi realizado a visitar no estande do José Etelmar,  conhecido como Zequinha ele contribuiu nos mostrando a criação de galinha caipira foi passado informações necessárias de  sua Propriedade denominada de Santa Elena, situada no km: 30 sentido Manaus a Lábrea. O Senhor Zequinha Comentou sobre a diferença entre o frango branco e o caipira e que ele produz em sua propriedade que e mais saudável por não conter hormônios e não prejudicar a saúde. Os insumos como os pintos, vêm da cidade de porto velho com um dia de vida e já vêm vacinados. O produtor faz o processo de crescimento, engorda e encorparem agregando sabor ao frango, seu peso ideal para a comercialização e 3.400g no total de 90 dias. Sendo que no período de 60 dias são alimentados com rações concentrados para que ele possa adquirir uma melhor qualidade. O senhor Zequinha e criador de frango caipira e também faz o processo de abate, os lotes quando estão prontos são separados para o abate, de acordo com os pedidos todos os produtos saem embalada a pronta entrega. A ração vem da cidade Porto Velho Rondônia, da empresa nutrizon, o milho consumido pelos frangos é comprado dos produtores de Humaitá. Seu Marketing  ainda é boca boca e banner. E são fornecidos  para os supermercados e restaurantes, sua empresa conta com o quadro de 2 funcionários, um deles trabalha de carteira assinada o outro na prestação de serviço. São utilizados equipamentos de segurança como avental mascaras luvas e outros.

No terceiro momento visitamos o stand do IDAM, e pode observar diverso produto vindo dos produtores cadastrados junto ao IDAM, são produtos como a mandiocas, grãos, fruticultura e hortaliças destacou a importância do melhoramento dos produtos através de capacitação. Observamos também diversos produtos da agricultura familiar como, farinha, rapadura, abacaxi e castanha. Destacou também a importância do reflorestamento, com vendas de mudas através de uma associação.

No Quarto momento visitamos o stand do senhor Luciano com sua produção de gado, com  genética melhorada onde ele faz de suas matriz e reprodutores de melhor qualidade ele relatou que este trabalho vem dando certo por sua insistência na produção dos mesmo, salientou que hoje com novas tecnologia e possível criar gado confinado desde que tenho uma boa pastagem de rotatória para que haja sempre  uma boa alimentação para o gado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com