TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  15/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Este relatório traz as observações e situações vivenciadas na realização do Estágio Curricular Supervisionado.

Exclua as nossas orientações de cada item, inserindo suas considerações, informações e comentários.

Atenção!! Você tem 9 itens para colocar informações e comentários. A falta de qualquer um deles fará com que seu relatório seja considerado Insatisfatório.

  1. Dados do(a) aluno(a)

Neste item, complete com seus dados pessoais, instituição na qual está matriculado, curso, semestre. No item disciplina coloque a disciplina de estágio que está realizando, informando também o nível observado.

Veja o exemplo abaixo:

DADOS DO ALUNO

Nome

FRANCISCA MOTA DOS SANTOS

RGM

16953797

Curso

 pedagogia

Instituição

Cruzeiro do sul

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em.....

Ano/semestre de

realização do estágio

 2017/2

  1. Introdução

      O presente estágio na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

             Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas que vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

  1. Caracterização da Escola

 Nome da Instituíção: Instituto pedagógico crescer

Endereço: Praça Tiradentes, 105 – centro, Porteirinha / MG

Dependência administrativa: privada

Nome do diretor da escola: Carla Valéria Ribeiro Alves

Diretoria/secretária de ensino vinculada: superintendência regional de ensino de Janaúba.

  1. Perfil dos professores

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Sônia

2º período

pedagogia

16 anos

7 anos

       O meu estagio foi realizado em uma turma do 2º período com a carga horaria de 100 horas sobre a supervisão da professora Sônia Silene Barbosa, formada em pedagogia exerce a profissão há 16 anos más na escola trabalha apenas a 7 anos é uma professora dedicada e comprometida com os alunos, faz de tudo para os alunos adquirir os conhecimentos necessários.

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)

A partir da observação das aulas da professora Sônia do 2º período da educação infantil, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

No que diz respeito à prática pedagógica desta professora, posso afirmar que a mesma utiliza como prática pedagógica: A professora conduzia as aulas de forma organizada e divertidas, utilizava os  recursos pedagógicos fornecidos pela escola e também trazia de casa recurso que  transformava  as  aulas  lúdicas e  prazerosas

No que diz respeito às aulas e ao professor, de um modo geral, as observações que destaco são: A professora apresentava domínio total da sala e ela trabalhava com muita dedicação e comprometimento, dinâmica, super atualizada, participativa, possui uma interação afetiva com todos os alunos e sempre trazia renovações para a sala

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Neste item você deve refletir sobre a prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, baseando-se nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, nas disciplinas de seu curso.

É o momento de refletir e registrar de que forma a teoria se articula com a prática

Lembrando que seus comentários devem ser críticos e reflexivos, trazendo  contribuições teóricas para o que foi observado durante a realização do estágio.

Para cada segmento, são sugeridos alguns focos de análise. Você deverá escolher no mínimo DOIS focos para a realização de observações em cada um dos estágios, devendo o Relatório de Estágio Supervisionado conter reflexões sobre os elementos presentes nesses focos.

Exemplo:

Toda prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, deve ser orientada por uma reflexão teórica, que para ele é significativa e direciona sua ação docente.

Considerando este aspecto, abaixo é apresentada a descrição de uma prática relacionando-a com uma reflexão crítica que se baseia nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Considerando a carga horária do estágio, é possível destacar e refletir sobre mais de uma atividade.

Por este motivo foram destacados dois focos, temas ou atividades mais relevantes para análise, que estão descritas a seguir:

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

FOCO 1 – Tema:

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: leitura

Escolhi este tema porque . A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso considero  que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas. É necessário mostrar às crianças que o ato de ler além de poder ser usado como obtenção de informações pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com