TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PALESTRA: CLUSTERS CRIATIVOS E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Por:   •  25/4/2016  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE LEOPOLDINA- MG

CURSO DE DIREITO

RELATÓRIO DA PALESTRA: CLUSTERS CRIATIVOS E DESENVOLVIMENTO LOCAL

MIRTES HELENA RODRIGUES MORAES

LEOPOLDINA- MG

2015

RELATÓRIO DA PALESTRA: CLUSTERS CRIATIVOS E DESENVOLVIMENTO LOCAL

        O palestrante Erick Krulikowski, falou investimento em economia criativa e desenvolvimento de polos voltados para atividades específicas na área de inovação pode render bons frutos para cidades que buscam fontes alternativas de progresso.  Que os clusters criativos possuem o potencial de devolver à comunidade áreas abandonadas, ao mesmo tempo em que geram emprego e renda.

        Ele falou sobre a evolução humana até os dias atuais, onde hoje temos presente os avanços tecnológicos dos quais contribuíram fortemente para esta evolução.  Até porque segundo o palestrante, a internet como uma dessas ferramentas auxilia em várias atividades cotidianas simples, como compras feitas diretamente em sites.

        Mais do que isso, a internet interliga determinados grupos como “tribos”, onde nesses grupos se reúnem pessoas com interesses, atividades e pensamentos comuns entre si.

        O palestrante também procurou ressaltar e demonstrar com auxilio de gráficos, os índices de todos os estados do país, quanto ao desenvolvimento na parte cultural criativa, destacando principalmente o desenvolvimento de nosso estado de Minas Gerais, pois o mesmo não se encontra em melhor colocação em termos desse desenvolvimento criativo, mas para o palestrante ainda é uma oportunidade de mudar esta situação, pois o estado possui potencial muito forte para a cultura, tendo em vista seus patrimônios e grandes universidades, é uma questão de melhorar os demais pontos que ainda não são ideias.

        Foi ressaltado que a tendência é que tenhamos cada vez mais pessoas interconectadas e engajadas com os desafios das cidades, para que isso aconteça é necessário desenvolver competência informacional. E tendo em vista esse ponto, os clusters criativos, deverão ser responsáveis por conectar as pessoas no meio real ou virtual, favorecendo a criação e fortalecimento de redes sociais, essenciais à formação de atores locais comprometidos no conceito de cidade em rede e rede de cidades.

Um cluster criativo, portanto, pode se converter em estratégia de desenvolvimento local, dialogando com as particularidades de determinado território, estimulando o surgimento ou a aceleração de dinâmicas econômicas e incentivando o sentimento de apropriação e engajamento da sociedade com o espaço em que reside e atua. E para esse desenvolvimento ser satisfatório é imprescindível que haja ideias que alcancem a criatividade de maior potencial para obter sucesso, além disso ajudar a desenvolver a cultura do local para agregar valores e fazer gerir a renda do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com