TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM matemática

 

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Nayslane de Souza Almeida

1519520

Jose Tiago Alves de lima

1542655

Uruaçu

2016

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação

Colégio estadual Geralda Andrade Martins (CEGAM)

Endereço; Avenida Dona Lucia Lourençoni, 156 centro, Itapaci-go.

Telefone: (62) 3361-1701

Instituição mantenedora: governo do estado do Goiás

  1. Analise critica do ambiente físico

  • É comum um aluno preferir estudar numa escola que esteja mais próximo possível de sua residência, pensando nisso o colégio em questão foi construído no centro da cidade para facilitar o acesso da clientela, que mora nas redondezas próximas. O local da escola é fácil de encontrar, sendo o único colégio publico que oferece os cursos do ensino médio na cidade.
  • Uma escola bonita, não e apenas aquela que se faz bem limpa e organizada, mais também a que tem condições favoráveis ao aprendizado significativo. Desse modo o CEGAM foi todo planejado para atender as demandas de seus alunos. Seu espaço físico e amplo e acolhedor, transformando o momento de estudo em prazer. A escola também esta adequada a sua proposta pedagógica com salas de aulas, quadras de esporte, laboratórios, cantinas e outros espaços preparada para receber os alunos que estão matriculados.
  • As dependências do CEGAM são bem utilizadas sendo compatível com o numero de alunos por classe e horários. Cada sala tem no máximo trinta alunos, com assentos individuais e/ou coletivos. A biblioteca é bem grande e tem mesas de estudo coletivas, podendo haver a interação de alunos e a pratica de projetos de leituras. De modo geral a escola está bem preparada para receber seus alunos de maneira adequada e propiciar uma educação de qualidade.
  • As salas-ambientes e uma maneira de por em pratica o que foi ensinado dentro das salas de aula, ampliando o conhecimento dos alunos e facilitando o trabalho dos professores. No CEGAM, há dois laboratórios de línguas, com exibição de data show e um aparelho de televisão com DVD, um laboratório de ciência, com aproveitamento máximo nas disciplinas de biologia, física e química, e ainda conta com um laboratório de informática.

                         2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências.                                                                                                                                    

  • A leitura hoje em dia e vista como uma obrigação, que muitas vezes e substituída por outras tecnologias. A biblioteca então é usada para tornar uma leitura prazerosa aos alunos, para que eles tenham contato direto com os livros. No CEGAM, e desenvolvido projetos de leituras dentro dessa finalidade, aumentando o conhecimento dos participantes. O pátio da escola, e usado frequentemente para palestras e apresentações sobre diversos temas no decorrer do ano. O laboratório de ciências é usado quando há a necessidade de trabalhar com produtos químicos estudado nas disciplinas de química e física. Ele também esta equipado com materiais para a biologia, como por exemplo, maquetes do corpo humano.
  • Todos os ambientes são utilizados pelos professores, alunos e todos que se comprometem com os trabalhos feitos na escola. Os laboratórios de línguas também são utilizados quando é preciso fazer reuniões com a comunidade ou quando é disponibilizado cursos de aperfeiçoamento na escola.
  • Com a participação ativa de todos os alunos, a utilização das salas-ambientes, do pátio e de todo o espaço disponível na escola, é proveitoso, atingindo o objetivo proposto. Todos os trabalhos tem o comprometimento dos envolvidos (professores, alunos) alcançando um nível máximo de aprendizagem.
  • A escola é um modelo de organização, compreensão, e colaboração de todos os profissionais envolvidos, com os moveis em boa conservação e de ultima geração propiciando o melhor desempenho escolar.
  • Todo o espaço da escola e adaptada para receber alunos especiais: rampas de acesso, banheiros para cadeirantes, entre outras adaptações.

  1. Característica da gestão escolar
  • Na elaboração da proposta pedagógica, houve a participação efetiva de todos os funcionários, através de reuniões, onde foram tratados os assuntos pertinentes ao regimento escolar. Cada profissional foi orientado sobre as regras a serem seguidas, e repassadas aos alunos para que a escola mantenha a ordem e continue em um caminho aonde a educação brilhe cada vez mais.
  • O conselho de escola e composto por todos os professores e gestores, por pais e responsáveis, e um aluno líder representante de cada classe. São reuniões feitas bimestralmente, discutindo sobre os problemas na turma, as dificuldades de aprendizagem, e as expectativas dos alunos, entre outros assuntos.
  • O regimento escolar propicia a organização e a colaboração dos alunos, evitando que seja preciso o gestor ter todo o trabalho determinando o que cada um tem que fazer e como deve fazer. No CEGAM os regulamentos, como a proibição do uso de celular dentro das salas de aula, o uso do uniforme, a proibição dos bonés entre outras regras foram dispostas no mural da escola para que cada um lembre sempre que necessário o que pode e o que não pode fazer. Desse modo, teve uma reflexão conjunta e efetiva na comunidade interna, fazendo com que cada aluno siga estritamente as regras da escola.
  1. Organização administrativa e pedagógica
  • Na escola existem basicamente dois tipos de estrutura: a administrativa e a pedagógica, interagindo entre si para assegurar a gestão de recursos humanos e as questões de ensino-aprendizagem. Para uma melhor compreensão, segue o organograma abaixo, indicando como se divide o trabalho dentro da escola.[pic 2].
  • O CEGAM, oferecem os cursos dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio, comtemplando os três turnos; matutino, vespertino e noturno. Para organizar as turmas e definir o calendário escolar, a gestão escolar e os educadores formam uma reunião para planejar esses assuntos e outros, como por exemplo, a forma de avaliação dos alunos. A divisão dos alunos esta devidamente definida no quadro abaixo;

Horários

Nº de classes

Classes

Manha (07h30min--12h00minh)

11

Ensino fundamental (7º e 8º anos)

Ensino médio (1º, 2º, 3º anos).

Tarde (13h00min-18h00minh)

07

Ensino fundamental (7º e 8º anos)

Ensino médio (1º, 2º, 3ºanos).

Noite (18h30min-22h30min)

07

-

Ensino médio (1º, 2º, 3º anos).

  • Todo professor tem direito a 1/3 de sua carga horaria para planejar suas aulas, corrigir as atividades e avaliações, a ponto de não levar trabalho para casa. Mais a realidade não e bem assim, pois o tempo disposto para que isso aconteça e insuficiente devido a inúmeros fatores, como por exemplo: a quantidade de alunos por sala, o acompanhamento especial a alunos com déficit de aprendizagem, a atenção aos pais, entre outras. A organização das horas-atividades e efetuada pelos diretores, sendo ainda metade do tempo disposto dedicadas a reuniões.
  • O plano de ensino é uma ferramenta que facilita o trabalho do professor, listando as metas que se deseja alcançar nas suas aulas. Dessa maneira ele pode contar com o apoio da coordenação da escola, tanto para ministrar trabalhos dentro da sala de aula, quanto para desenvolver projetos que envolvam a comunidade. Se o professor conseguir conquistar essas metas, ele poderá dizer que o seu trabalho foi bem feito, e a conquista será dos alunos que aprenderam.
  • A avaliação dos alunos deve ser continua, aplicando trabalhos escolares feitos dentro e fora da sala de aula. É aplicada bimestralmente uma prova, para avaliar os conhecimentos adquiridos dos alunos. Caso o estudante não se saia bem, será novamente explicado o conteúdo e ele terá que passar por uma nova avaliação (Substituta). Se ainda sim o aluno não conseguir se recuperar na prova substituta passara pelo PIA (Programa de Intensificação de Aprendizagem) aplicado semestralmente que oferece uma atenção especial aos alunos que precisa de nota para passar de ano. Então os professores e coordenadores se reúnem no ultimo conselho de classe e verificam a condição de cada aluno: Aprovado ou Reprovado.
  • A equipe pedagógica do CEGAM está à disposição dos pais e/ou responsáveis sempre que necessário. E os mesmos são convocados pela Direção ou Equipe Pedagógica através do telefone ou de comunicados escritos quando houver necessidade da parceria com a Escola, com o intuito de promover o aluno, destacando pontos positivos e negativos os quais contribuam para o desenvolvimento pessoal do educando, bem como para a qualidade do ensino. As informações sobre a aprendizagem dos alunos são feitas através das reuniões de pais coletiva ou individual de acordo com a necessidade dos alunos.

  1. Outras atividades desenvolvidas pela escola
  • O Colégio Estadual Geralda Andrade Martins desenvolve projetos especiais, como por exemplo:
  • Mais educação: que induz a ampliação da jornada escolar, e a organização curricular na perspectiva da educação integral.
  • Feira de ciências: é uma exposição publica de trabalhos científicos feitos na escola, julgado pelo júri e geralmente premiados, como viagens.
  • Saúde e meio ambiente: que conscientiza os alunos sobre o acumulo do lixo e a conservação do meio ambiente e os benefícios que isso traz a saúde.
  • Escola limpa e conservada: mostra a importância de ter uma escola em bom estado de uso.
  • Semana da consciência negra: trata da conscientização quanto ao racismo, ensinando que somos iguais independentes da cor da pele...

Dentre as quais trazem benefícios incalculáveis para o aprendizado e a conscientização de cada aluno.

  1. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola
  • Para saber o que os alunos esperam da escola, juntamos um grupo de alunos de salas diferentes e idades diferentes e resolvemos fazer perguntas abertas como:
  • Que projetos, ainda não desenvolvidos, gostariam de desenvolver?
  • Os alunos especiais são tratados com igualdade dentro da sala de aula?
  • Os professores são bem preparados para exercer a função?

O aluno Ismael silva, 18 anos, cursa o 3º ano do ensino médio. Segundo ele, a escola se preocupa com a contratação de profissionais de qualidade. ‘’ Os professores são comprometidos com o trabalho, e encontramos neles a figura de um futuro melhor. São amigos e fazem o possível para aprendermos’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (143 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com