TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  17/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE ( PE:IEC )

POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA

COMUNIDADE

BREEANA SABRYNNA CARLOS TORRES RA : 1766711

APODI

2018

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

  • Nome: Escola Municipal Francisco Targino da Costa
  • Endereço: Rua Principal, S/N ,59700-000
  • Telefone: (84)3333-1069
  • Instituição mantedora do estabelecimento escolar: Somente a Prefeitura Municipal de Apodi

2 ANÀLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FISICO

  •   A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?

Não, porque a escola foi construída para um determinado número de alunos e de acordo com a demanda de alunos foram sendo construídas novas salas de aula, sem nenhum planejamento e 80% dos alunos necessitam de transporte para se locomover ate o estabelecimento de ensino.

  • O ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTA ADEQUADO A SUA PROPOSTA PEDAGÒGICA?

Não, como já foi retratado no item anterior, as salas foram sendo construídas sem nenhum planejamento e sem espaço adequado para a demanda de alunos e espaços como a Biblioteca só podiam agregar a salas com pouco índice de alunos, exemplo as salas de maior número como as do 9°ano não podia ir por justamente não ter espaço suficiente pra agregar a quantidade de alunos.  

  • A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS DE ALUNOS E ESPAÇO (ÁREA)É ADEQUADA NAS SALAS DE AULA, NO PÁTIO, NA BIBLIOTECA, NO LABORATÓRIO E EM OUTRAS DEPENDENCIAS?

Na realidade temos um espaço onde utilizamos pra expor um pequeno acervo de livros, onde também chamamos esse mesmo espaço de sala de vídeo, devido ter uma televisão e um aparelho dvd nesse mesmo ambiente, onde o espaço não é adequado para certa quantidade de alunos. Não tem sala adequada para os computadores, ocorreu que dividiram o espaço da secretaria com três computadores sendo expostos, sendo que dois estão funcionando e um é liberado para os alunos e que devido ser uma sala pequena, nem sempre os alunos são liberados a entrar, pois se pelo menos 5 entrassem haveria um grande aglomera mento de pessoas em uma única sala e findaria atrapalhando a secretaria a se organizar com documentos da própria instituição.

  • HÁ SALAS-AMBIENTES?ELAS ATINGEM SUAS FINALIDADES?

Não. A escola não possui laboratórios específicos para as aulas de Biologia, Quimica e Fisica.

2.1 QUANTO A UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA, DO LABORATÓRIO OU DE OUTRAS DEPENDENCIAS

  • QUE ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS?

Na Biblioteca são realizados trabalhos de pesquisas e vídeo-aulas para as salas de menor número de alunos.

  • QUEM UTILIZA ESSAS DEPENDENCIAS E COM QUE FREQUENCIA?

Como já citado somente as turmas de menor número, devido a sala não ter espaço suficiente pra agregar muitos alunos.

  • TAIS RECURSOS SÃO BEM UTILIZADOS, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS?

Sim, até o momento tem atingindo todos os critérios, na medida do possível do que a escola tem a oferecer com seus poucos recursos.

  • QUE ASPECTOS MERECIAM SUAS CRÍTICAS OU ELOGIOS?

Elogios: O avanço na iluminação das salas e na limpeza, que era algo precário antes e hoje já não é mais.

Críticas: A péssima estrutura como um todo, salas pequenas, sem ventilação adequada...

  • HÁ COMENTÁRIOS RELEVANTES SOBRE OUTROS ASPECTOS?

Nesse ano de 2018, conseguiram mais ou menos adequar a escola, a acessibilidade. Onde fazia parte do Projeto Politico Pedagógico da escola e ainda não tinha se iniciado na prática, onde nesse ano conseguiram a realização de dois banheiros acessíveis para algumas crianças que necessitavam e uma rampa que também era um sonho tanto da comunidade quanto de alguns gestores da escola que também fazem parte da comunidade.

3 CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR

  • COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS VÁRIOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA E DO REGIMENTO ESCOLAR?

Na realidade a participação é mínima, levando em consideração que o quadro da gestão 80% são bolsistas e dessa forma não sendo efetivos não podem participar das decisões do conselho. Neste ano de 2018, devido uma vistoria que houve na escola estão sendo realizadas algumas mudanças, mais somente o que foi exigido, tendo como objetivo cobrado o acervo geográfico, o decreto de criação da escola, diploma de todos os profissionais que participam do regimento escolar.

  • EXISTE UM CONSELHO DA ESCOLA OU ORGÃO SEMELHANTE? COMO FUNCIONA? QUE DECISÃO RELEVANTE TEM TOMADO? OS ALUNOS PARTICIPAM? E OS PAIS?

Existe, porém não funciona por que quando cria-se o conselho as pessoas acabam se sentindo pressionadas a aceitar participar e depois findam não comparecendo as reuniões marcadas. Tanto que a escola sente falta de um conselho presente e acabam não aplicando as normas, que gostariam de reformular no regimento escolar. A escola alega, que a principal dificuldade é que grande porcentagem de pais de alunos, não se preocupam com a educação de seus filhos, tanto que nunca aparecem as poucas reuniões que são marcadas.

  • DOCUMENTOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA, REGIMENTO ESCOLAR ENTRE OUTROS PROPICIARAM, NA SUA ELABORAÇÃO UMA REFLEXÃO CONJUNTA DA COMUNIDADE ESCOLAR (INTERNAL)?

Exatamente, como foi retratada no item acima, a escola tem um conselho ausente e isso dificulta a necessidade de aplicar suas futuras propostas pedagógicas, simplesmente por parte do conselho que não se preocupa pelas questões relacionadas a coordenação da escola, tanto que o regimento escolar sentem a necessidade de criar um novo conselho.

  • HÁ COMENTÁRIOS RELEVANTES SOBRE OS ASPECTOS?

Não, devido não terem a participação de pais de alunos, acabam-se não planejando nada.

4 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

  • COMO É A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA ( ESSA PERGUNTA DEVE SER RESPONDIDA COM A APRESENTAÇÃO DO CRONOGRAMA )?

[pic 2]

  • QUAIS OS CURSOS OFERECIDOS, NÚMEROS DE CLASSES, HORÁRIOS? COMO SÃO TOMADAS AS DECISÕES EM RELAÇÃO A ESSES ASPECTOS E AO CALENDÁRIO ESCOLAR?

Nunca foi oferecido cursos na escola, na realidade houve um programa chamado Mais Cultura, onde exigiram toda a documentação da escola, acharam ate um lugar, mais esses cursos nunca foram ofertados. Tem 9 classes e funcionando 8 classes sendo utilizadas das 7 as 11 da manha e 13h as 17h da tarde. O calendário escolar é feito pela secretaria do município devido a existir um convenio com o Estado, fazem um calendário em conjunto para assim transportarem os alunos em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (249 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com