TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  21/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 13

LICENCIATURA EM FÍSICA

PRÁTICA DE ENSINO: ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Polo Vila Velha

2018

1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

a) Nome: EEEFM PADRE HUMBERTO PIACENTE

b) Endereço: Rua Ana Siqueira, Alecrim, Vila Velha – ES. CEP: 29117-310

c) Telefone: (027) 3359-3156 // 3326-5479

d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?

Sim. A escola fica posicionada na rua principal do bairro Alecrim, e tem fácil acesso a pontos de onibus, de maneira que atende ao público do bairro em questão e aos bairros vizinhos.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?

Consideramos que não. Embora a escola possua muitas salas, o estado físico dos ambientes não se faz adequado. A quadra poliesportiva está interditada pela defesa civil, devido a uma infiltração. Alguns outros espaços, como laboratorios e bibliotecas não podem ser usados, por falta de computadores, e/ou mão de obra humana (falta bibliotecário).

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?

Apesar da necessidade de reforma, a área da escola comporta satisfatoriamente o número de alunos que possui nesse ano.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?

Não. As salas são tradicionais e não possuem conteúdos temáticos que ajudem na incorporação de conteúdos pelos alunos.

2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

a) Que atividades são desenvolvidas?

O espaço mais utilizado para práticas diversificadas é o auditório, uma vez que o laboratório não possui vidraria e a biblioteca está sem bibliotecario e com acervo não catalogado. No auditório são desenvolvidas palestras com os pais, apresentações de trabalho, aulas com uso de mídias, e, eventualmente, algumas aulas de educação física (como de ginastica).

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?

No caso, os professores de diversas disciplinas preparam aulas para os auditórios. Sobretudo os de Lingua Portuguesa.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?

Sim.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?

Um ponto positivo a ser elogiado é que os professores buscam diversificar as aulas com os recursos presentes na instituição , e existe uma boa organização para agendar o auditório, de forma que todos consigam preparar aulas para o espaço.

A critica é que , em contrapartida, os espaços de quadra, laboratórios e biblioteca ficam inutilizados na escola. Servindo apenas de depósitos de material.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Não.

3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

No início do ano ocorre uma reunião chamada “JPP: Jornada de Planejamento Pedagógico”, em que os profissinais da escola estão envolvidos em planejar os principais eventos e propostas do ano letivo, em dois dias de formação e cursos.

No JPP são analisados os dados de rendimento da escola nos anos anteriores, nas avaliações externas, tais como indices de falta e evasão, alunos com necessidades especiais, etc. A partir do estudo dos dados, os professores e gestores se unem para elaborar uma proposta pedagógica coerente com a realidade escolar, contemplando projetos que possam ajudar a reforçar o papel da escola na comunidade e na sociedade. Pelos estudos feitos no JPP esse ano, a escola estabeleceu como projeto central o “sonho para chamar de meu”, em que o aluno busque traçar um projeto de vida para ressignificar a educação dentro dela.

O regimento escolar, por sua vez, é preestabelecido pela secretaria de educação do estado do Espirito Santo. É unificado para todas as escolas publicas estaduais. No inicio do ano letivo, acontece uma reunião em que o regime é reforçado com os professores, e passado aos alunos e pais.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?

Desconhecemos a existencia de um conselho de escola e não conseguimos obter informações claras e concretas sobre o possível funcionamento do mesmo.

c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

O Regimento escolar estadual não permite e nem propicia reflexão na sua elaboração, uma vez que é unificado e preestabelecido pelo estado (secretaria da educação). A proposta pedagógica, por sua vez, propicia a reflexão e produção conjunta, através dos dados trazidos e das dinâmicas no JPP, como as propostas por área de conhecimento, que permitam a interação da comunidade escolar.

d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Em entrevista com alguns professores que trabalham na instuição, eles elogiaram a liberdade que a gestão dessa instituição específica permite para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com