TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  8/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  1.452 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM FÍSICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE (PE:ICE)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

CLEYTON VICTOR FLÔR - 1867075

Anápolis-GO

2019

SUMÁRIO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA...................................................................................3
  2. CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE.......................................................................4
  3. REFERÊNCIAS...................................................................................................................6

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

O Colégio Estadual Onofre Quinam está situado na rua 18 s/n,  Bairro de Lourdes, Anápolis - Goiás, telefone (62) 3314-6397 mantida pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás.

O colégio é acessível a toda comunidade do bairro e adjacências, possuindo salas de aulas amplas e arejadas, com uma biblioteca, além de um pátio e uma quadra poliesportiva. O colégio não possui salas-ambientes.

A biblioteca possui um acervo que atende as necessidades básicas dos alunos do ensino fundamental e médio, sendo fundamental e parte importante para o desenvolvimento e acesso dos alunos à cultura. O laboratório de informática está desativado, passando por uma reestruturação para melhor atender aos alunos. A quadra de esportes é utilizada diariamente pelos alunos para a prática de educação física. A escola necessita de um laboratório de ciências que é de fundamental importância na aprendizagem mais dinâmica e investigativa  estimulando as competências e habilidades cognitivas e motoras dos estudantes.

A diretoria da escola juntamente com os professores participaram da definição dos parâmetros para a adequação da proposta pedagógica, em concordância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, e do regimento escolar para o ano letivo de 2019 visando à oferta sistemática do processo de ensino e de aprendizagem aos alunos. O colégio possui um conselho escolar dentro da escola que garante a efetiva participação de todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões relacionadas aos eixos pedagógicos, administrativo, financeiro e relacional, visando o seu aperfeiçoamento e enriquecimento. Todos os documentos propiciaram uma reflexão sobre o pensamento de todos os profissionais da educação do colégio que contribuem com o crescimento da educação.

Figura 1 - Organograma do Colégio Estadual Onofre Quinam[pic 2]

Fonte: Colégio Estadual Onofre Quinam

O colégio oferta vagas para os períodos da 6ª ao 9ª série do ensino fundamental no período vespertino e do 1ª ao 3ª série do ensino médio no período matutino. A coordenadoria da escola é responsável pela distribuição dos horários de aulas dos professores, conforme o  cronograma semanal de aulas, proporcionando uma melhor distribuição entre os horários de aulas e as reuniões do colégio. O plano de ensino é combinado entre os professores e a coordenação escolar e compõe a proposta educativa da escola. O sistema de avaliação é bimestral e diversificado, além de provas escritas, são consideradas, na composição das médias, as tarefas, trabalhos (individuais e em grupo), produção de textos e outras atividades. Para a aprovação, o aluno deverá ter Média Anual superior ou igual a cinco (5,0) e frequência mínima de 75% das aulas dadas em todos os componentes curriculares. Caso o aluno não alcance nota igual ou superior a 5,0 como Média Final Anual o aluno deverá realizar a prova de Recuperação ao final do ano letivo, devendo alcançar a média final 5,0 para ser aprovado. Periodicamente, os responsáveis poderão participar de reuniões com professores e coordenadores educacionais, nas quais terão a oportunidade de discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do aluno.

O colégio esta em fase de militarização, promovendo grandes mudanças em sua estrutura educacional, neste sentido todas as outras atividades junto a comunidade desenvolvidas pela escola estão paralisadas, passando por reestruturação para melhor atender aos anseios dos estudantes e da comunidade.

Os alunos estão muito entusiasmados com a nova metodologia de ensino do colégio. Com a transição para colégio militar já se verifica uma postura diferente pelos alunos, principalmente na forma de agir dentro da sala de aula com os professores, fazem menos barulhos e demonstram mais respeito pelos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (205.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com