TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADAPTADO A COVID

Por:   •  22/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.066 Palavras (17 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo introduzir o assunto solicitado para a conclusão do Estágio Curricular Obrigatório I: Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, que não poderá ser realizado presencialmente por calamidade pública decorrente da pandemia do Corona vírus (COVID-19) que afeta o país e o mundo.

              Neste relatório, há informações sobre as etapas de adaptação ao COVID19, projetado investigar a formação e prática de profissionais que trabalham no Ensino Fundamental.

Analisando o papel da formação de professores e a importância desse entendimento na melhoria do ensino na sua visão. O Estágio Curricular Obrigatório - Adaptação à Covid-19 apresenta uma análise detalhada dos antecedentes da base de experiência de campo da escola onde realizará uma análise da importância do papel do professor, confirmando a medição das suas principais características de particularidade, introdução ao conceito do que é um projeto de Política de Ensino e sua importância em relação ao ensino fundamental, relevância dos temas transversais praticados nas instituições escolares, análise do papel do professor e sua interação com as equipes administrativas da escola, relações como entender que os educadores não se limitam à sala de aula, com base no contexto de metodologias positivas e mediadas pelo uso da tecnologia digital, e a organização de planos de aula atribuídos ao Ensino Fundamental II, sendo coesivas na harmonia e concretização do ensino.   

O objetivo do relatório correspondente é apresentar, de forma bibliográfica e exploratória, conceitos práticos pertinentes ao Ensino Fundamental II.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O ensino da gramática sempre foi um desafio para qualquer professor de Língua Portuguesa, seja do ensino fundamental ou superior. No entanto, isso não é prerrogativa dos educadores, e a maioria dos alunos tem dificuldade em entender o que é gramática e quando deve ser usada.

Antunes (2009, p.85) afirma: "Não há língua sem gramática". Verdade. O maior problema é fazer com que os alunos entendam o que é gramática. Essa também é uma das dificuldades para os professores de Língua Portuguesa, pois para os alunos, o ensino de português está diretamente ligado à norma, o que não é correto. No entanto, mudar esse pensamento e mudar o foco do ensino para o normativo só cabe aos educadores.

Outra maneira de mudar isso é combinar o ensino de gramática com o texto. Nessa perspectiva, o professor tem a oportunidade de mostrar a seus alunos a importância das normas de forma prática e autêntica, sem deixá-los "devorar uma gramática", repleta de regras que normalmente não funcionam.

A prática e a leitura de textos são estratégias para nortear essa ideia e, sem dúvida, devem ser exploradas.

Na verdade, esse não é um ponto de vista novo. O PCN, que é um documento oficial, determinou que os currículos escolares devem adaptar os textos como base para o ensino de gramática e outras disciplinas. Recorde-se que esta não é uma competência exclusiva dos professores de português, mas deve ser o carro-chefe.

Diante de tudo isso, resta a seguinte questão de pesquisa: É possível utilizar o texto como base para o ensino de gramática? É claro que a forma atual de ensinar gramática não é satisfatória. Os resultados de testes como ENEM e Prova Brasil, equipamento que o MEC utiliza para validar o IDEB, mostram o quanto ele precisa melhorar.

Para que isso mude é preciso desenvolver profissionais qualificados. Os professores com carreiras longas não têm essa formação. Portanto, os governantes devem promover cursos de capacitação para retreinar esses profissionais. Por outro lado, as faculdades de artes liberais já estão formando professores com essa nova perspectiva.

Lembre-se de que o ensino da gramática regular é extremamente importante para o desenvolvimento da fala e da escrita de seus alunos, mas em hipótese alguma você deve jogar fora toda a “bagagem” que seus alunos trazem para a escola, muito menos moldá-la. A cultura do aluno deve ser protegida e respeitada. É trabalho do professor demonstrar o padrão e mostrar quando ele deve ser usado.

Os professores de Língua Portuguesa são obrigados a ensinar o padrão, não a desacreditar todas as questões do outro ensino gramatical, pois estas devem trabalhar em conjunto de forma contextualizada para que os alunos compreendam como o português é usado, principalmente em termos de escrita. Cabe ao aluno adaptar-se a essa nova perspectiva de ensino, deixando de lado a resistência que cria elementos que certamente auxiliam no aprendizado dessas normas, principalmente os textos.

 

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Um Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento no qual ações e programas buscados por comunidades escolares específicas ao seu ano letivo, apoiam política e pedagogicamente professores, coordenadores escolares, alunos e familiares. Para isso, construíram atividades pedagógicas que contribuam para o processo de ensino.

É o resultado da interação entre as metas e as prioridades estabelecidas pela comunidade, e por meio da reflexão são identificadas as ações necessárias para estabelecer uma nova realidade. Portanto, é necessário entender o projeto, sempre discutir e reformular à luz das políticas públicas as instituições educacionais atuais não perdem a análise crítica da realidade manifestada no nível micro, mas isso é reflexo da realidade da globalização. Como ferramenta burocrática, o PPP também possui as seguintes características: democracia, usada para definir a identidade da escola e mostrar caminhos para instruir com competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com