TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ELETROTÉCNICA

Por:   •  19/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO TECNICO FLUMINENSE

RICHARD GOMES SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ELETROTÉCNICA

SÃO GONÇALO

2015

Relatório de estágio em eletrotécnica apresentado a coordenação do centro técnico fluminense como requisito parcial para obtenção do grau técnico em eletrotécnica.

         São Gonçalo,10 de dezembro de 2015

RICHARD GOMES SANTOS

      A realização deste estagio curricular foi na construção civil, em uma empresa de engenharia que trabalha com instalações de sistemas elétricos e foi indicação pessoal de um amigo, e ocorreu na reforma de uma sala comercial no edifício de condomínio comercial da torre do Rio Sul Shopping, localizado no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Essa reforma foi realizada preparando a sala, e a dividindo internamente para abrigar mais 5 salas de escritório de advocacia que trabalha exclusivamente com direitos autorais de música.

Durante a primeira semana de reforma foi realizado uma inspeção geral na sala para se definir por onde se daria o início dos trabalhos, tanto da parte elétrica quanto da parte civil, foi observado que a alimentação elétrica da sala é feita através de um sistema trifásico de 380 volts que é o padrão do edifício, a trabalho teve início com a remoção de todas as divisões atuais existente na sala, divisões feitas em drywall com gesso cartonado, e junto com essas divisões a desinstalação dos circuitos elétricos que passavam por essa divisória, juntamente com suas respectivas tomadas e interruptores, pois as tomadas que se encontravam instaladas eram de padrão antigo e que já estava fora de linha para os equipamentos atuais.

Todo o forro do teto também foi removido para a colocação de um novo forro com outro modelo de sanca, eram num total cerca de quarenta luminárias que aviam no teto para serem retiradas e desmontadas, algumas luminárias eram com lâmpadas eletrônicas e outras com lâmpadas fluorescentes e reatores, e diversas lâmpadas de dicroica com o intuito de decoração.

Conforme as luminárias iam sendo retiradas e desmontadas para serem descartadas, iam sendo substituídas por receptáculos E27 com lâmpadas eletrônicas para se manter a sala iluminada, permitindo assim a realização do trabalho dos outros profissionais e a retirada do forro de gesso do teto.

Conforme ia sendo realizada a derrubada do forro de gesso do teto, ia sendo feito vários rabichos com pontos de iluminação provisória, que são conhecidas como gambiarras, o modo como são chamadas popularmente nos canteiros de obras esse tipo de circuito provisório com a finalidade de substituir a iluminação original da sala, e desta forma torna possível o desligamento dos atuais circuitos de iluminação possibilitando a retirada dos cabos elétricos dos eletrodutos e caixas de passagens localizados no teto, e com total segurança eliminando o risco de choque elétrico durante a realização dos trabalhos.

As alimentações das tomadas elétricas da sala eram feitas através de um transformador (mais conhecido como Trafo) abaixador de tenção, que reduzia para 127 volts, afim de atender os diversos equipamentos da sala como a geladeira, micro-ondas, bebedouros, cafeteira e etc.

O transformador atual da sala não tinha potência suficiente para a alimentar o novo circuito de tomadas, por tanto verificou-se que haveria de ser realizada a troca do transformador substituindo-o por um de maior potência, afim de que o novo transformador atendesse com eficiência e total segurança a nova instalação da sala.

Da segunda a quarta semana de reforma da sala foram realizados diversos tipos de trabalhos, evolvendo diversos profissionais de diferentes áreas, como pedreiro, marceneiro, gesseiro. E simultaneamente com esses profissionais foi realizado a instalação de eletrodutos rígidos para o teto, atendendo assim a norma que o condomínio estabelece para reformas, e eletrodutos corrugado flexível para as paredes de divisórias que estavam sendo montadas através do sistema de drywall e gesso cartonado.

Além da montagem das tubulações para o sistema de cabeamento elétrico, foi realizada a montagem de tubulações para o sistema de internet, telefone e televisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com