TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  12/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

                            FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
                               FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
                                            Rua Barão de Camargos, 695, Fundinho. Uberlândia, MG, CEP: 38400-160

                                                       Telefax: (34) 3291-2100 / 32367222 / 3223-2100 / 3214-1110

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Acadêmico Glécia Lopes Naves

UBERLÂNDIA

2018/01


Acadêmico Glécia Lopes Naves

Pasta de Estágio Supervisionado II apresentado ao curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

UBERLÂNDIA

2018/01

SUMÁRIO

Relatório de Observação        4

Relatório de Co participação        7

Relatório de Intervenção        9

Considerações Finais        11

Ficha de Freqüência        

Ficha de Avaliação do Estagiário        

Anexos        

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

O presente relatório foi elaborado para conclusão do Estagio Supervisionado II a partir da observação de atividades desenvolvidas pelo professor Eduardo Gomes Vieira, na Escola Municipal Professor Jacy de Assis situada na Rua Antonio Bernardes Costa, bairro Laranjeiras, 111 - nível de atuação do presente estágio é Ensino Fundamental II no turno Vespertino.

Foi realizada uma entrevista com a diretora (Luciana de Souza Barbosa) da escola para saber como é realizada à avaliação dos alunos e para conhecer a parte democrática da escola.

Os alunos são avaliados em vários aspectos didáticos pedagógicos diariamente dentre as variantes processuais dependendo do ano/serie e valorizando o qualitativo. Dentre das avaliações trabalhamos com diagnósticos, debates, fóruns, seminários, trabalhos escritos, apresentações orais, testes, avaliações.

O Planejamento de Ação por Ano de Ensino neste são levantados os níveis de aprendizagem, proposta pedagógica, cronograma, avaliações, aspectos cognitivos e outros.

A escola promove reuniões pedagógicas bimestralmente ou quando necessário, nas reuniões são discutidas várias temáticas como carga horária, desenvolvimento do aluno, recuperação paralela, organização de eventos.

As formações ocorrem nos módulos com os pedagogos e em dias escolares, algumas formações são realizadas nos módulos II semanais sendo um cronograma diversificado com o ano/serie que o corpo docente atua uma pequena parte dos professores também fazem a formação no Cemepe que e realizada uma vez por mês.

A escola como um todo tem uma visão de pratica x teoria, mas a enfretamento de algumas dificuldades como falta de materiais adequados espaço para atender todas as turmas e principalmente a resistência de alguns docentes em entrelaçar teoria x pratica a formação muitas vezes por falta de opção e não por falta de opção e nem por falta de escolha profissional que particularmente interfere na pratica pedagógica.

Quanto ao espaço físico da escola contamos com uma quadra sendo uma coberta. Para o desenvolvimento das atividades temos os seguintes materiais bolas de basquete, futebol, vôlei, handebol.

Foi realizada uma pesquisa com o professor que acompanhou o estágio para conhecer o seu trabalho os conteúdos que são desenvolvidos as dificuldades e estratégias que a mesma utiliza para realizar o trabalho.

Faz parte do conteúdo das aulas ensinarem os alunos a respeitar as regras, cooperação, superação, desafios e limites entre outros, sendo estes muito importantes para o convívio em sociedade. Escola e Educação Física: identificarmo-nos em nossas aulas, estabelecendo relação de respeito comum, trabalhar o espírito coletivo.

  • Corpo Humano: conhecer e compreender o funcionamento e a função de cada parte do corpo, adquirindo uma consciência corporal.
  • Exercício Físico e Alimentação: conscientizá-los da importância de uma boa alimentação e da prática de atividades físicas.
  • Jogos e brincadeiras: conhecer a história dos jogos e brincadeiras, mantendo viva a sua prática.
  • Esportes: apresentar uma variedade de modalidades esportivas, regras, cooperação. Identificar o esporte como uma opção de lazer. Compreender a diversidade de gêneros (raça, sexo e tipo físico).
  • Educação Física e Deficiência: reconhecer as possibilidades corporais nas práticas esportivas das pessoas com deficiência, adaptação dos jogos e brincadeiras para a participação de todos.

A maior dificuldade encontrada pelo professor é a falta de material adequado para as turmas, com isso é necessário utilizar a criatividade para superar tal, como por exemplo, uso de material reciclado e outros.

As aulas têm como finalidade o desenvolvimento social psicológico e afetivo das crianças, estimulando á curiosidade, coordenação motoras, lateralidade. O professor tem uma seqüência lógica para desenvolvimento das atividades juntamente com seus alunos e realização de suas aulas. O professor utiliza da sua didática e da sua criatividade para que os alunos não se dispersem no decorrer das atividades quando sugere alguma atividade e a atividade não e bem recebida ele logo tem outros métodos sem perde o objetivo da aula proposta.

A relação entre o professor e os alunos e amigável ele busca desenvolver suas atividades de forma dinâmica e afetuosa visando despertar nas crianças respeito ao próximo estreitando a relação professor/aluno.

A avaliação é feita de forma continua e cumulativa no qual o aspecto qualitativo tem maior relevância sobre os quantitativos buscando com que os alunos consigam desenvolver todas as atividades propostas no decorrer do ano.

A partir da observação realizada e da pratica de algumas atividades desenvolvidas foi constatado que a pratica de educação física é de suma importância para os alunos, com jogos e brincadeiras, ele aprendem a respeitar sua vez, aprendem que o tempo e necessário para execução das atividades, aprendem regras, comportamento, trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com