TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/7/2021  •  Bibliografia  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

CURSO AGRONOMIA

CID EDSON MENDONÇA PÓVOAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Ilhéus – BA

2019.2

CID EDSON MENDONÇA PÓVOAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Colegiado do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz como parte dos créditos para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório.

Ilhéus – BA

2019.2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        5

2.1 Histórico        5

2.2  Missão, Visão e Valores        5

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FUNÇÕES GERENCIAIS        6

4 ÁREA DE ESTUDO        7

5 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        8

6 OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        9

7 CONSIDERAÇÕES PARCIAIS        10

REFERÊNCIAS        11

LISTA DE FIGURAS, TABELAS E QUADROS (SE HOUVER)

Obs.: Os títulos sem numeração devem ser centralizados, fonte tamanho 12, Arial ou Times New Roman, negrito, letras maiúsculas.

        Paginação: a numeração deve ser contada a partir da folha de rosto, porém só deve aparecer a partir da folha da introdução em algarismos arábicos (1,2,3), no canto superior direito, a dois centímetros da página.

1 INTRODUÇÃO

O estágio curricular, disciplina do 10° semestre do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, está sendo realizado no Centro de Ciência do Cacau da Mars, localizada no município de Barro Preto – BA (14°43'07.8"S 39°22'05.2"W). O presente relatório de estágio apresenta as atividades desenvolvidas durante o período de vigência entre 23 de setembro e 21 de outubro de 2019.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A MARS é uma empresa norte americana, familiar, que atualmente possui distintas linhas de segmentos e produtos no mercado (confeitaria, produtos alimentícios, pet food, além de outros serviços de cuidados para saúde humana e animal). O Mars Center for Cocoa Science (MCCS), é uma extensão da empresa MARS Incorporated, voltada para a pesquisa com a cultura do cacau. Sendo o único centro privado de pesquisa inteiramente dedicado ao cacau (MCCS, 2019a).

As pesquisas são voltadas para o melhoramento genético e sistemas de produção visando a, seleção de clones superiores de alta produção (mais de 2 ton/ha), resistentes a doenças, com amêndoas de qualidade e autocompatíveis. Sendo assim, trabalhos são desenvolvidas para a identificação de patógenos da planta, com cultura in vitro de embriões somáticos, avaliação química das amêndoas, análises de solo, análises de folha de macro e micronutrientes, análise de sabor do líquor do chocolate e análises qualitativas e sensoriais de barra de chocolate (MCCS, 2019a).

O MCCS possui experimentos com diferentes sistemas de produção com o objetivo de conseguir um cacau com alta qualidade agronômica. A diversificação serve para assegurar a maneira mais adequada de cultivo. As áreas experimentais contam com sistema Cabruca, pleno sol fertirrigado e em sistemas agroflorestais.

2.1        Histórico

A Mars é uma empresa familiar que surgiu do sonho de Frank C. Mars quando, em 1911, fez os primeiros doces na cozinha de sua casa, em Tacoma, Washington. Esse foi o começo de um conglomerado empresarial, atualmente com mais de 80 mil Associados, em 74 países. Criou marcas mundialmente famosas: M&Ms, TWIX, SNICKERS, PEDIGREE, WHISKAS, UNCLE BEN`s, MASTERFOODS (DIAS, 2016)

Por mais de cinco gerações, a Mars Inc tem evoluido para criar produtos e serviços que as pessoas adoram, movidos pela ciência e pelo desejo de serem ousados para criar um mundo melhor para todos. Como uma empresa global de propriedade familiar, possuem capacidade de causar grande impacto e uma condição singular e que traz grande orgulho aos associados. Seus diferentes segmentos unem-se por um fundamento primordial, conhecido como `os cinco princípios` (MCCS, 2019c).

O MCCS foi inaugurado na Bahia em 1982, no Brasil, com o objetivo de desenvolver variedades de cacau e técnicas de cultivo mais sustentáveis e que melhorem a renda dos produtores de cacau garantindo seu fornecimento futuro (MCCS, 2019a).

O MCCS é parte de uma significativa conquista cientíca. Em 2010, o MCCS publicou em conjunto com a International Business Machine Corporation (IBM) e o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estado Unidos, o estudo do mapeamento de genoma do cacau, um investimento de US$ 10 milhões, que reuniu diversas informações sobre o cacaueiro que foram publicadas tornando se de domínio publico. (MCCS, 2019a).

2.2        Missão, Visão e Valores

O MCCS tem como objetivo chegar num fruto de alta qualidade agronômica, com sabor único e composição sem igual, o tão querido “fruto dourado”. As pesquisas científicas desenvolvem técnicas adequadas para o cultivo do cacau e melhoramentos genéticos que criam e selecionam plantas com características superiores - maior produtividade, maior resistência a doenças e mais qualidade em sabor. Buscando alinhar ciência e prática, com experiências reais, aplicada em campos de plantação, com distintos sistemas de produção, e verificada em laboratórios formais. Tem como essência a investigação científica, com rigor e método (MCCS, 2019a).

2.2.1        Os cinco princípios Mars

Os cinco princípios são à base da cultura da empresa e diante deles trabalham fortemente para vivenciá-los na prática todos os dias. Eles servem como uma bússola e ajudam a orientar as decisões de negócios, unindo os associados entre geografias, idiomas, culturas e gerações. O resultado é uma relação mais forte com todos - os consumidores, clientes, parceiros de negócios, comunidades e entre os associados, uns com os outros.

 

  1. Qualidade:        Estão        comprometidos        com        a        qualidade        do        trabalho e contribuição para a sociedade;
  2. Responsabilidade: Abraçar a responsabilidade (como indivíduos e empresa) para agir instantaneamente;
  3. Mutualidade: Baseiam suas decisões sobre mutualidade, benefício para todos os envolvidos;
  4. Eficiência: Aproveitar ao máximo os recursos disponíveis;
  5. Liberdade: Liberdade financeira para tomar decisões, sem restrições por motivos externos (MCCS, 2019b).

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FUNÇÕES GERENCIAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com