TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  6/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.005 Palavras (25 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA- CAMPUS BAGÉ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DEIVID DA SILVA BARCELLOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

BAGÉ

2012/02

DEIVID DA SILVA BARCELLOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Relatório das atividades práticas apresentado como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Matemática, da UNIPAMPA, sob a orientação da Profª. Dionara Aragón.

BAGÉ

2012/02

        

                [pic 2]


[pic 3]

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................................6

2. Referencial Teórico...............................................................................................7

        2.1.A importância de uma gestão escolar......................................................7

        2.2. Espaço físico escolar e a gestão escolar: um olhar para os

                   laboratórios de informática...................................................................10

3.Desenvolvimento..................................................................................................16

          3.1. Dados de Identificação da escola ..........................................................16

          3.2. Diagnóstico da Escola.............................................................................17

               3.2.1 Período Escolar.................................................................................17

               3.2.2 Estrutura da instituição.....................................................................18        

          3.3. Discussão dos aspectos observados.........................................................21

4. Considerações Finais.............................................................................................23

5. Referencial Bibliográfico......................................................................................24

Lista de Anexos

Lista de Apêndices



INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações desenvolvidas durante o Estágio no ensino médio, do curso de Licenciatura em Matemática – UNIPAMPA. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana no período de 24 de setembro a 19 de outubro de 2012

 As observações têm como componente curricular uma carga-horário de 30h/a na escola, onde 15 horas são destinadas para observação em sala de aula e as outras 15 horas são designadas para observação do ambiente escolar. O estágio de observação visa conhecer a realidade escolar, seu projeto político pedagógico e a vivência na escola. Este estágio contribui para que o estagiário possa ter uma prática da sala de aula, para a observação e convivência com os alunos e professores e conheça o âmbito escolar com seus problemas, desafios, dificuldades dentro de uma gestão escolar e como a instituição educadora se porta diante das novas tendências. Com a autonomia das escolas a gestão escolar passa a ser uma peça fundamental para o desenvolvimento, em função dos métodos de ensino estar em um crescendo constantemente é necessário que as instituições tenham gestores capacitados para acompanhar tal evolução. O presente trabalho levanta questões que a maioria dos estudantes vem sofrendo nas escolas, como uma estrutura física não apta para o crescimento do educando e um dos problemas mais gritantes nas instituições públicas, é o descaso com a informatização, ou seja, o não aproveitamento adequado da ferramenta, sendo que o computador é um instrumento eficaz na educação, principalmente na área da matemática.

Como manter um ambiente apropriado? As escolas estão preparadas para as mudanças tecnológicas? Qual é a importância das tecnologias no ensino, e como fazer o uso correto destas ferramentas? Se é que as escolas fazem o uso dos equipamentos. O relatório de estágio contém reflexões acerca dos aportes teóricos de Ferreira(2008) e Veiga (2009).


2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A importância da gestão escolar

A escola tem como objetivo educar e ensinar indivíduos, as crianças nascem sem saber falar, andar e sem caráter, sendo que a função da família é ensinar os princípios básicos para estes pequenos seres, entretanto quando as crianças são inseridas na escola a responsabilidade passa a ser dividida com a instituição educadora, que vêm de encontro aos responsáveis, contribuindo para formação de cidadãos íntegros. Entre as grandes discussões problemáticas que giram em torno da educação há uma delas que sempre se sobressai que é a qualidade do ensino, no entanto, a sociedade acaba se questionado de como os nossos alunos estão sendo preparados para o mercado de trabalho, com que conhecimento eles estão saindo do ensino básico. São questões que envolvem diretamente a gestão escolar, e ela é importante na formação de cada aluno.

O governo vem a cada ano investindo muito na educação, fornecendo cursos de formações visando qualificar os profissionais atuantes, além disso, o mesmo também dá total liberdade para cada instituição criar seus projetos políticos pedagógicos e com isto atualmente podemos dizer que cada escola é autônoma, e assim sendo ela necessita de gestores capacitados, pois é através destes administradores que o instituto educacional se mantém, capitando recursos, criando regimentos, entre outras obrigações impostas. Cada instituição é muito dependente de sua administração, e assim cada profissional que compõem este grupo tem a o desafio de estar sempre se atualizando, desenvolvendo projetos, melhorando a estrutura da escola e proporcionando formações aos docentes, contudo tendo um único enfoque que é habilitar seus alunos para o convívio social e cultural fornecendo-lhes a competência necessária para enfrentar os obstáculos do cotidiano. É evidente que a gestão escolar está em constante mudança, e para acompanhar tal evolução é necessário ter uma gestão participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (301.4 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com