TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR

Por:   •  1/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE

CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR

FORTALEZA

2019

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA

Lino Delano Alves Monteiro

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FORTALEZA

2019

Lino Delano Alves Monteiro

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Relatório de estágio curricular supervisionado apresentado à FACULDADE PITÁGORAS, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Biomedicina.

FORTALEZA

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

  • INTRODUÇÃO

O Biomédico é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade (JESUS, 2016).

Relato de experiência de estágio do 7º semestre de biomedicina de 2019, realizado no período de março a julho do ano corrente, com carga horária de 500h.

A observação, a investigação, a avaliação, o exercício no campo de estágio compõem passos fundamentais para consolidar a aprendizagem e a construção do conhecimento.

Este trabalho tem o objetivo de relatar algumas experiências do referido estágio, que possibilitaram a consciência crítica e a contemplação da realidade da saúde local, considerados questões importantes para a construção do profissional biomédico.


2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns está localizado na Avenida Lineu Machado, 155, Jóquei Clube, integrando a rede hospitalar do município como unidade de retaguarda dando suporte exclusivo para a assistência à mulher. A unidade oferece consultas em 15 especialidades médicas, além dos atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, serviço social e laboratorial (FORTALEZA, 2019).

Durante esse período foi realizado procedimentos como: Coleta de amostra, triagem de amostras, exames bioquímicos, hematológicos e microbiológico. Esses procedimentos realizados tiveram como objetivo principal analisar a saúde dos pacientes e aprofundar conhecimento técnico e científico para a vida profissional.


3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O presente Estágio supervisionado possibilitou a vivência da realidade de um laboratório hospitalar permitido realizar práticas em atividades diversas, iniciei com as coletas de amostra dos pacientes logo em seguida passei pela triagem, onde as amostras são separadas e enviadas para os setores correspondentes.

Ao termino da primeira semana fui para o setor da bioquímica, onde aprendi a manusear o aparelho, fazer a reposição dos reagentes, manutenção diária e os exames bioquímicos nos quais são todos automatizados, após um mês fui encaminhado para o setor da hematologia e coagulação, nesse setor fiz esfregaço sanguíneo e leitura de laminas que aconteciam quando o aparelho hematológico acusava alteração em algum exame, aprendi a manusear o aparelho pois nesse setor também e tudo automatizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com