TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA

Dissertações: RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 9

Historicamente, a escola e a família, tal qual as conhecemos hoje, são instituições que surgem, com o advento da modernidade, ambas destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens. Na verdade, à escola coube a função de educar a juventude na medida em que o tempo e a competência da família eram consideradas escassas para o cumprimento de tal tarefa. Os saberes diversos e especializados, necessários, à formação das novas gerações, demandavam cada vez mais ao longo do tempo, um espaço próprio dedicado ao trabalho de apresentação e sistematização de conhecimentos dessa natureza, diferente, portanto, daquele organizado pela família.

Assim, como podemos observar, a discussão sobre a participação da família na vida escolar de seus filhos não é recente. Há décadas que se vem refletindo sobre como envolver a família, promover a co-responsabilidade e torná-la parte do processo educativo. Sem dúvida, tal aproximação trata-se de uma difícil tarefa, isto, em função das inseguranças, incertezas e da falta de esclarecimento sobre o processo educacional, suas limitações, bem como sua abrangência. Compor uma parceria entre escola e família pressupõe de ambas as partes, a compreensão de que a relação família-escola deve se manifestar de forma que os pais não responsabilizem somente à escola a educação de seus filhos e, por outro lado, a escola não pode eximir-se de ser co-responsável no processo formativo do aluno.

DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Historicamente, a escola e a família, tal qual as conhecemos hoje, são instituições que surgem, com o advento da modernidade, ambas destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens. Na verdade, à escola coube a função de educar a juventude na medida em que o tempo e a competência da família eram considerados escassos para o cumprimento de tal tarefa. Os saberes diversos e especializados, necessários, à formação das novas gerações, demandavam cada vez mais ao longo do tempo, um espaço próprio dedicado ao trabalho de apresentação e sistematização de conhecimentos dessa natureza, diferente, portanto, daquele organizado pela família.

No Brasil, a escola, como instituição distinta da família, construiu-se aos poucos, à custa das pressões científicas e dos costumes característicos de uma vida mais urbana.

Aproximadamente dois séculos, sinalizaram para a necessidade de uma organização voltada à formação física, moral e mental dos indivíduos; missão essa impossível para o âmbito doméstico. Esse modelo esteve a serviço, sobretudo durante o século XIX, da moldagem das elites intelectuais nacionais. A escola era profundamente diferente da família e, oferecia à formação das crianças e dos jovens a uma educação da qual nenhuma outra instituição poderia se ocupar. Os primórdios da República, na onda dos movimentos sociais, políticos e culturais que marcaram a época, impuseram a necessidade de modernizar a sociedade e colocar a Nação nos trilhos do crescimento, exigindo então outro modelo e uma maior abrangência da ação educacional. Assim, como podemos observar, a discussão sobre a participação da família na vida escolar de seus filhos não é recente. Há décadas que se vem refletindo sobre como envolver a família, promover a co-responsabilidade e torná-la parte do processo educativo. Sem dúvida, tal aproximação trata-se de uma difícil tarefa, isto, em função das inseguranças, incertezas e da falta de esclarecimento sobre o processo educacional, suas limitações, bem como sua abrangência. Compor uma parceria entre escola e família pressupõe de ambas as partes, a compreensão de que a relação família-escola deve se manifestar de forma que os pais não responsabilizem somente à escola a educação de seus filhos e, por outro lado, a escola não pode eximir-se de ser co-responsável no processo formativo do aluno.

A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de contribuir no processo ensino aprendizagem da criança de sete a dez anos do Ensino Fundamental, e por entendermos que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo nessa faixa etária.

Os paradigmas de interpretação e de gestão das realidades sociais defendem modelos sistêmicos numa perspectiva de integração funcional em que a flexibilidade, a mudança e o conflito são elementos que devem ser coagidos.

Neste sentido, além do estudo das estruturas e das funções da família e da escola, havemos de considerar, também, as transformações que estão ocorrendo na sociedade moderna, nas suas instituições e conforme os quadros sociais que estão instáveis, daí decorrentes que exigem uma compreensão dinâmica e respostas mais articuladas.

O problema estabelecido pelo presente trabalho consiste no seguinte questionamento: Qual a importância da relação família-escola no processo educacional, E.M. Educação Infantil Padre Ângelo Spadari situada na linha C75 Distrito de Bom Futuro Ariquemes /RO

1. O que as políticas públicas têm conseguido fazer pela formação dos educadores?

2. A família acompanha este movimento? E como elas reagem?

3. As famílias se dão conta, da sua parcela na produção dos problemas dos quais se queixam?

4. Seria necessário clarear as responsabilidades, sem esquecer que o trabalho com os alunos é na maioria dos aspectos uma parceria?

5. É função de a escola fazer um trabalho com os pais, que propicie a discussão dos interesses coincidentes, bem como dos conflitantes?

6. Tanto a família quanto à escola, esperam que uma dê conta do papel da outra?

7. A criança ao se sentir abandonada adquirem o equilíbrio necessário para receber a formação adequada e necessária para tornar-se um indivíduo consciente de sua cidadania?

8. Qual a crise que as famílias e a escola vivem nos dias atuais?

9. O que a instituição deve oferecer para ser vista como uma boa escola?

10. De que forma a relação família escola pode contribuir para a construção da identidade, da autonomia e cidadania do aluno?

11. A relação família-escola interfere no processo ensino-aprendizagem? Como?

Decidimos Pesquisar esse tema porque a escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com