TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: PLÁGIO

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  5.894 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA: PLÁGIO

1 RESUMO DA OBRA

O plágio é a apropriação de uma obra ou ideia, seja ela retirada de livros, revistas, artigos, fotografias, musicas, etc. O plágio pode ser também encontrado de uma maneira mais sutil como em pequenos fragmentos ou frases inseridas sem dar créditos ao autor original. Entretanto é somente considerado plágio se não houver citação referenciando o autor ou dono de tais ideias ou palavras.

Hoje em dia há bastante rigidez quando se trata de plagio, ele não é aceito de forma alguma em textos acadêmicos ou em periódicos internacionais, e atualmente é ainda mais fácil identificá-lo, com as tecnologia tem-se muita ferramentas próprias para isso, porem dependendo do tipo de plagio utilizado fica mais difícil identifica-lo e para isso é preciso fazer uma análise mais profunda.

Há países que dão mais importância para esse tema do que outros, nos estados unidos por exemplo o plagio é inadmissível podendo até mesmo resultar em expulsão das universidades, e os alunos já aprendem isso desde o ensino fundamental criando os seus textos de maneira original. Já em outros lugares como em alguns países do oriente o plagio não é encarado desta mesma maneira.

2 CRÍTICA DO RESENHISTA

No mundo acadêmico hoje em dia conseguir acessar artigos ficou muito mais fácil em decorrência da internet ou seja isso abrange mais as chances de haver plagio, porém o plagio é inadmissível e por isso que há tanta rigidez sobre o assunto.

O motivo do plagio ser considerável intolerável é simples, pois a pessoa que está publicando ou apresentando algo plagiado, seja só com palavras, fragmentos ou a ideia central, sem dar o devido crédito aos donos de tais obras ela automaticamente está se apropriando de algo que não é seu, ou seja isso pode ser considerável como um furto literário.

Um problema sobre este tema no Brasil é que muitos alunos só são instruídos sobre a importância do não plagiar somente no ensino superior, o que dificulta na realização dos trabalhos, resenhas e o entendimento da importância do assunto.

3 REFERENCIAS

VASCONCELOS, Sonia M. R. O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas: Sonia M. R. Vasconcelos. 2007. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252007000300002&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 15 out. 2017.

Tcc Monografias e Artigos (Org.). O que é plagio ?: SIGNIFICADO DE PLÁGIO ACADÊMICO. Disponível em: <http://www.plagio.tccmonografiaseartigos.com.br/o-que-e-plagio>. Acesso em: 15 out. 2017.

WIKIPEDIA Plágio. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Plágio>. Acesso em: 15 out. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com