TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE ZABALA

Por:   •  13/5/2020  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS VILA VLEHA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E MATEMÁTICA – EDUCIMAT

DISCIPLINA METODOLOGIA DE ENSINO

Professor: Sidnei Quezada

Grupo 2: Aline Mattos de Souza Marques, José Wilker, Ladiane Lopes Vasconcelos e Ronnei Afonso

Atividade

Resumo do capítulo 2 do  Livro:  a prática educativa / autor: Antoni Zabala, 1998.

 “A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO E A CONCEPÇÃO SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS DE ANÁLISE”

A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS FACTUAIS

Antoni Zabala, defini incialmente o que são conteúdos factuais como aqueles oriundo de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. Assim sendo, são conteúdos que requer os conhecimentos precisos, vinculados a fatos históricos e geográficos. São conteúdos cobrados de forma precisa em provas e concursos, pois, saber fatos é uma bagagem fundamental para o “homem culto”.

A avaliação dos conteúdos factuais se dá pela reprodução literal dos fatos, ou sabe ou não sabe datas, nome dos autores do iluminismo, a tal formula trigonométrica. Entretanto, no pensamento construtivista para se aprender um conceito novo é necessário entender seu significado, o aluno aprende algo quando consegue utilizar os conceitos ensinados para interpretar as coisas do cotidiano, a exemplo do rio, o aluno pode não conseguir definir o conceito de rio, mas toda vez que ouvir falar ou vê um reconhecera.

A aprendizagem não pode ser considerada acabada, já que sempre existira a possibilidade de ampliar ou aprofundar o conhecimento, e serão as condições de aprendizagem que permitem que sejam mais significativas, além da construção e elaboração pessoal do conceito, as atividades experimentais são estratégias para a compreensão de conceito vinculadas ao conhecimento prévio e favorecem a compreensão de conceitos para a construção de novos ideais.

 A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

Os conteúdos procedimentais são aqueles necessitam de regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias e procedimentos são divididas em três eixos ou parâmetros:

1º. Motor/ Cognitivo;

2º. Poucas ações/ Muitas ações;

3º. Continuum algarítmo / Herístico;

Os conteúdos procedimentais premeiam esses três eixos, o fato é que casa conteúdo terá um modelo para atender o objetivo final a meta. Seja para dá um nó ou para comentar um texto literário. O autor faz uma escala gradativa para o aprendizado de conteúdos procedimentais.

Inicialmente com a realização da ação, afinal se aprende fazer fazendo. A seguir ele aponta a exercitação, guando mais se refaz algo, maior a probabilidade da perfeição. Seguindo para a reflexão sobre a atividade, é ali que o aprendiz toma consciência da sua pratica e o que pode fazer para melhora. E por último, Zabala fala da aplicação em contextos diferentes da atividade inicial, assim o aluno sai da zona de conforto e ressignifica sua prática, entendo como os trabalhos interdisciplinares.

A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ATITUDINAIS

Os conteúdos atitudinais englobam valores, atitudes e normais. Onde:

- Valores ou princípios estão ligados a ética.

- Atitudes são ações em certas situações diárias.

- Normas ou padrões são a forma pactuadas de conviver socialmente.

Apesar de diferentes os conteúdos atitudinais estão ligados por outros três componentes.

Os cognitivos (conhecimentos e crenças);

Os Afetivos (sentimentos e preferencias);

As condutas (ações e declarações de intenções);

De modo que, para o aprendizado dos conteúdos atitudinais os componentes se interligam um com o outro, assim, quando o  aprendiz adquiri um novo valor, está ligado em suas crenças com maior ou melhor poder reflexivo. Para adquirir nova atitude está vinculada em valores éticos que se carrega. Para prender um norma ou regra é necessário levar em conta  o grau de aceitação dessa nova regra na vida do aprendiz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com