TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.497 Palavras (14 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Descrição e Analise de cargos.............................................................................4

2.1.1 Recrutamento......................................................................................................5

2.1.1.1 Entrevista........................................................................................................6

3 LEGISLAÇÃO E PRATICAS TRABALHISTAS.......................................................7

3.1 13° Salario e Férias...............................................................................................8

3.2 Recisão do Contrato de Trabalho por Justa Causa.............................................10

4 AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS.............................................................10

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado de trabalho é concorrido, destacando-se aqueles que buscam diferenciais competitivos na prestação de serviços, nos produtos, ou até mesmo no seu quadro de colaboradores.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas estão buscando pessoas com características específicas, que possam agregar conhecimentos e qualidade ao serviço prestado.

Verifica-se assim, a necessidade e a importância de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado, visando efetivamente atingir seus objetivos, ou seja, contratar pessoas adequadas para o trabalho a ser realizado. Exigindo também que as empresas tenham excelentes controles internos, sendo assim quanto melhores e mais precisos forem seus controles, melhores serão as informações para a tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

O Século XXI é marcado por transformações em todas as áreas da sociedade, a revolução tecnológica cada vez mais é enterrada no passado, hoje o mercado caminha para a revolução da informação. Esse cenário traz desafios ainda maiores para os ARH, afinal de contas o trabalho e o emprego assumiram novas configurações e é fundamental desenvolver novas estratégias. O mercado está mais competitivo, novos padrões de qualidade e produtividade, exige que eles considerem as pessoas como seu tesouro, valorizando e capacitando cada vez mais seus colaboradores.

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

A descrição de cargo nada mais é que o conteúdo das principais responsabilidades do cargo, ela define o que o colaborador faz, quando faz, onde faz, e por que faz.

Enquanto a análise do cargo são os requisitos em termo de qualificações (formação necessária, necessidade de experiência para o cargo, etc).

O conjunto de descrição e análise de cargo serve como ponto de partida para a estrutura do gerenciamento das pessoas. Mais como coletar dados sobre o cargo que você ira descrever? Chiavenato propõe 03 métodos que podem ser utilizados:

I. ENTREVISTA: Individuais (com profissionais que ocupam o cargo), grupais (grupo que ocupam o cargo) e com o supervisor (pessoa que conhece o cargo a ser descrito e estudado)

II. QUESTIONÁRIO: Essa normalmente segue a mesma estrutura da entrevista, a diferença é que os ocupantes e o supervisor deverão preenche-lo.

III. OBSERVAÇÃO: Essa estratégia é sugerida para descrição de cargos simples, nesse método o profissional faz a observação direta daquilo que o ocupante faz no cargo, para isso utiliza um questionário que é preenchido pelo mesmo com o objetivo de colher todas as informações necessárias para a descrição e posterior melhor analise de cargos.

Título Nível 3 – Recrutamento

Para atuar de modo estratégico, as organizações devem prever a quantidade de colaboradores necessários para atuar com eficiência. Quando houver a solicitação de pessoal, o ARH precisa utilizar técnicas de recrutamento, estudando o caso e aplicando a que mais se identifica. Algumas formas de recrutamento mais conhecidas atualmente são: Recrutamento Interno; Recrutamento Externo; Recrutamento on-line.

O recrutamento interno é o primeiro meio de recrutamento, e diz respeito ao recrutamento realizado dentro das organizações. Ele acontece quando a organização procura preencher uma vaga mediante o remanejamento de funcionários, esses podem ser promovidos, transferidos ou transferidos com promoção.

VANTAGENS: Processo mais econômico em relação ao tempo e investimento; Investimento em treinamento de pessoal; Conhecimento prévio sobre o perfil do desempenho do candidato; Criação de um clima sadio de progresso profissional;

DESVANTAGENS: Requer pessoas muito bem preparadas e que conheçam muito bem toda a área da empresa; Gera conflitos de interesses; Não aproveitamento dos elementos externos; Perda da criatividade e inovação; O individuo chega a um determinado nível e estaciona;

No recrutamento externo o esforço caminha no sentido de conquistar novos talentos, com o intuito de trazer novas experiências e habilidades para a organização. Esse processo não envolve somente a coleta de pessoas, mas também é o momento da organização fazer seu marketing.

VANTAGENS: Possibilidade de inclusão de novas personalidades e talentos; Inovação na composição da equipe; Aproveitamento do investimento em treinamento e desenvolvimento realizados por outras empresas e pelos próprios candidatos;

DESVANTAGENS: Custos maiores; Processo mais demorado; Não aproveitamento de talentos internos; Pode gerar desmotivação na equipe; Necessita maior cuidado, uma vez que o candidato é desconhecido; Afeta politica salarial.

O recrutamento on-line (ou virtual) na era da informação e com o avanço tecnológico, a internet modificou a forma como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com