TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Visita UBS

Por:   •  26/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  4.250 Visualizações

Página 1 de 7

IDENTIFICAÇÃO

Nome da UBS: Morro da Liberdade

Endereço: Rua São Benedito, s/n – Morro da Liberdade

Município: Manaus

Gestor da UBS: Amália Regina Fernandes de Almeida

Telefone da UBS: (92) 3214-3602

A UBS Morro Da Liberdade, encontrada no bairro do Morro da Liberdade dispõe de uma gama de serviços a oferecer à população que faz o usufruto do serviço público de saúde em suas proximidades. A UBS possui uma estrutura física retangular e de uma ponta a outra estão dispostas as salas de serviços oferecidos aos usuários, serviços estes como sala de nebulização, vacinação, Acolhimento, Curativos, Consultórios médicos e de enfermagem, Suturas, sala de observação e farmácia.

Em um dos extremos da unidade encontra-se uma unidade laboratorial que realiza procedimentos de exames clínicos de rotina, testes de IST´s e hepatites e teste de gravidez. Já no outro extremo se encontra a parte de gestão da unidade, contando com a sala da diretoria, digitação, secretaria e a Sala do SISREG.

Na unidade atendem três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três auxiliares de enfermagem, duas assistentes sociais que atendem respectivamente pela manhã e tarde, três dentistas que atendem em dias variados, Agentes Comunitários de Saúde e os médicos da unidade possuem as seguintes especializações e suas respectivas quantidades: um Pediatria, três Clínicos Gerais e três Ginecologistas.

Na mesma também se encontram os seguintes serviços subdivididos em cinco categorias:

1- Atenção à Comunidade

- Consulta médica:

 - Clínico Geral/ Pediatra/ Ginecologia

- Consulta De Enfermagem na Atenção Básica

- Atendimento de Serviço Social

- Assistência Farmacêutica

- Visita Domiciliar

- Promoção à Saúde

- Acompanhamento de Programas Sociais

- Identificação e Manejo Clínico de:

- Tuberculose/ Hanseníase/ Dengue, Zika e Chikungunya

- Atenção a vigilância Nutricional

- Vacinação

2- Atenção à saúde Materno-Infantil

- Assistência ao Pré-natal e Puerpério

- Assistência ao Recém-Nascido  

- Aleitamento Materno

- Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil

- Assistência a prevalência de doenças na infância

3 - Atenção centrada no Adolescente/Adulto/Idoso

- Assistência ao planejamento reprodutivo

- Prevenção Câncer de Colo Uterino/Mama

- Prevenção e Acompanhamento:

- Hipertensão Arterial/ Diabetes Mellitus/ IST’s/ HIV e Hepatites Virais  

- Assistência a Problemas Ginecológicos

- Saúde Do Adolescente

4 - Procedimentos

- Curativos em geral/ Pé Diabético

- Retirada de Pontos

- Nebulização

- Coleta de preventivo

- Controle de Pressão Arterial

- Exames Laboratoriais

- Administração de Medicamentos

- Dispensação de Medicamentos Básicos

 5- Saúde Bucal

- Assistência Odontológica

- Escovação Dental Supervisionada

- Aplicação de Flúor

- Rastreamento de Câncer Bucal

A partir da experiência vivenciada no local de observação, percebe se que há uma necessidade de trabalhar e de rever conceitos e posturas partindo de uma reflexão acerca do acolhimento e de como o mesmo é feito.

Segundo Teixeira (2003) o ato de conversar se fundamenta no processo de afetação mútuas e assume um papel estratégico porque exige uma relação entre os dois sujeitos levando a reflexão a respeito do conversar nessa direção permite fluir da ação de forma que a vida continue em seu processo dinâmico. Teixeira ainda ressalta que é necessário superar o monologo em direção ao diálogo não só no que diz respeito aos pacientes/usuários, mas também em relação aos diferentes profissionais de saúde.

No que diz respeito às salas de vacina e de suturas as mesmas segundo relatos de usuários, são locais organizados e bem cuidados pela equipe que fica responsável pelas mesmas. O local dispõe de sala de nebulização que pode ser vista logo ao adentrar a instituição.

No que diz respeito aos consultórios, foi que observado que os consultórios permitem sim o atendimento concomitante de enfermagem e médico. Onde a enfermeira faz atendimento primário e assiste aos adultos homens e mulheres inseridos nos programas disponibilizados pela rede em horários distintos. Enquanto o médico faz o atendimento clínico dos pacientes; ou seja, o ambiente permite atendimentos de ambos profissionais. Os clientes após o atendimento médico e de enfermagem são direcionados a farmácia para obter os medicamentos prescritos.

Assim observado que há um cuidado humanizado nessa dinâmica. Por tanto, contempla mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. “O que apresenta um ato de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro” (BOFF, 2003).

Dentro do serviço proposto pela unidade é possível observar que há uma deficiência de equipamentos no que se refere à quantidade, segundo informações colhidas com alguns usuários, por vezes falta material para realização de curativos ou ainda a falta de medicamentos.

O quantitativo de cadeiras para acomodação é suficiente para demanda que faz uso dos serviços. A qualidade dos vínculos, a satisfação durante o processo e a comunicação estabelecida são elementos fundamentais. O usuário reclama não da falta de conhecimento tecnológico no seu atendimento, mas sim da falta de interesse e de responsabilização dos diferentes serviços em torno de si e do seu problema. Os usuários, como regra, sentem-se inseguros, desinformados, desamparados, desprotegidos desrespeitados, desprezados (MERHY, 2003).

O local contém uma escala visível de profissionais contendo os nomes e horários de trabalho da equipe. A disponibilidade desta escala visível é imprescindível, pois é uma informação necessária aos usuários da unidade. A unidade expõe todos os seus programas de forma visível, suas especialidades médicas e salas, e os serviços oferecidos.

É possível observar informe com programas que a unidade oferece, bem como horário de realização de atendimento início e encerramento. Segundo o Ministério da Saúde (2011) através da Lei N° 12.547 todo o usuário do sistema tem o direito constitucional à informação acerca de quaisquer dispositivos de ambas as esferas de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com